Última atualização: 31/07/2010 às 00:09
 
  
 |  Home |  Assinatura |  Dúvidas |  História |  Contato |  Anuncie | 
CADERNO A
CADERNO B
CLASSIFICADOS
 
08/09/2007 às 10:38
Mostra resgata memória e cultura de Uberaba
 
Mostra de documentários "Uberaba Sob Novos Olhares", promovida pelo Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube), em parceria com o Sesi/Fiemg, no Centro Cultural José Maria Barra, narra a memória da cidade sob diferentes aspectos que vão desde histórias de vidas de sua gente, passando pela religião e encontrando no patrimônio material e imaterial abordagens inusitadas, que até então não haviam sido documentadas pelas lentes de uma câmera.
Nos dias 10, 12, 13 e 14 de setembro serão exibidos entre 19h30 e 21h30, 12 documentários, sendo três em cada noite. Os vídeos chamam a atenção pela qualidade do roteiro, imagens e edição. Esta junção de características é suficiente para oferecer ao espectador uberabense um mergulho inesquecível na história e na cultura de nossa cidade.
Para a professora Celi Camargo, responsável pela orientação da maioria dos documentários, esta é uma oportunidade importante para que o trabalho dos alunos possa ser apreciado por um público fora do meio acadêmico. Também atuaram como orientadores os professores Indiara Ferreira e André Azevedo. O ingresso custa R$ 6 (sendo R$ 3 para estudantes) por sessão, e será vendido no dia do evento, a partir das 17h30.

Programação

Dia 10
As Sete Chaves - Documentário sobre Uberaba e as sete colinas. Produzido em 2006

Retratos Urbanos - a imagem de um calçadão
Documentário sobre o calçadão da rua Arthur Machado. Produzido em 2005

Balaio Cultural - A história do Mercadão
Documentário sobre o Mercado Municipal de Uberaba. Produzido em 2005

Dia 12
Aruanda - o ritual Sagrado
Documentário sobre as religiões Candomblé e Umbanda em Uberaba. Produzido em 2006

Histórias de Cemitério
Vídeo-reportagem que narra as histórias de vida e morte no Cemitério São João Batista. Histórias que povoam o imaginário popular. Produzido em 2006

Um brinde ao Choro
Vídeo-depoimento que narra a trajetória do grupo de músicos uberabenses para formarem o Chorocultura. Produzido em 2006

Dia 13
Lucília - 90 anos de memória
História de vida da líder comunista, primeira vereadora da região, Lucília. Produzido em 2002

Tio Mário
História de vida de Mário Salvador, comunicador que na década de 70 animava as manhãs de sábado da criançada de Uberaba com o programa infantil na TV Uberaba. Produzido em 2005

Rei Nestor
Um louco politicamente correto. A história de vida do personagem que habitou Uberaba e fazia do centro da cidade o palanque para seus desabafos.

A rainha do rádio
História de vida da radialista Lídia Varanda. Pioneira na apresentação de rádio em Uberaba.

Dia 14
Sobre Vidas e Fósseis
Documentário sobre Peirópolis. Das escavações ao ecoturismo; a rotina de um povo simples que aos poucos foi sendo modificada devido ao potencial turístico da região. Produzido em 2007

Rio Uberaba
Documentário sobre as nascentes do rio, o estado de conservação e a devastação da mata ciliar. Produzido em 2001.

Lar da Caridade
A história de dona Aparecida Conceição na luta em defesa dos portadores de fogo selvagem até a criação do hospital. Produzido em 2002.
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cidade
30/07/2010
Alunos da Uniube participam de Congresso
30/07/2010
Detentas começam novos cursos profissionalizantes na próxima semana
30/07/2010
Minas tem candidatos que apenas leem e escrevem
30/07/2010
Está tudo pronto para a Festa da Padroeira da cidade
30/07/2010
Funcionários do Consórcio Fértil permanecem de braços cruzados
30/07/2010
Aumento de queimadas põe município em alerta
30/07/2010
Defesa Civil/2010: “Foi o ano em que mais tivemos trabalho”
30/07/2010
Superintendência Regional de Ensino alerta quanto ao uso da máquina de camisinha em escolas da Rede
30/07/2010
Administração do Aeroporto Mário de Almeida Franco
30/07/2010
Aeroporto de Uberaba disponibiliza voos para diversas cidades do país
 
 
 
NOTÍCIAS DIÁRIAS
Cadastre-se e receba nossas notícias diárias.
COLUNAS
  Abracadabra
  Bastidores
  Carlos Paiva
  Claúdio Humberto
  Cultura
  Gente, Coisas & Fatos
 
BUSCA
HORÓSCOPO
 
 
CAPA
 
 
 
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita do Jornal de Uberaba.
 
  © Jornal de Uberaba - Todos os direitos reservados
.