Última atualização: 09/09/2010 às 08:41
 
  
 |  Home |  Assinatura |  Dúvidas |  História |  Contato |  Anuncie | 
CADERNO A
CADERNO B
CLASSIFICADOS
 
30/07/2010 às 08:06
Aumento de queimadas põe município em alerta
 
As queimadas, comuns neste período de baixa umidade relativa do ar, reduzem a visibilidade dos motoristas nas estradas e vias da cidade, exigindo maior atenção e cuidados redobrados, além de promoverem uma série de problemas de ordem ambiental e respiratórios para crianças e adultos. O alerta é do comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, tenente-coronel Wanderley Félix Ferreira (BM), ressaltando que somente neste primeiro semestre foi registrado um crescimento de 252% no volume de queimadas em fazendas.
De acordo com o comandante Félix, este tempo de seca é um período crítico, cujos riscos de incêndio tendem a aumentar consideravelmente. Segundo ele, os treinamentos no Corpo de Bombeiros também aumentaram para combater esses incêndios. "Não basta o trabalho dos bombeiros militares, que estão de prontidão para o fato de acontecer uma queimada: a população também tem que se conscientizar e participar, evitando a prática de queimadas como forma de limpeza de áreas para acabar com matos e folhas de árvores em terrenos baldios, fazendas, campos, pastos, matas e florestas. Essas queimadas causam diversos problemas à população, principalmente respiratórios, em crianças e idosos, além de causar estresse aos animais", explica.

Ocorrência - O comandante lembra que nas rodovias o risco é maior, pois as queimadas causam acidentes devido à falta de visibilidade. Ele observa que a fauna e energia elétrica também são afetadas. "As ocorrências de queimadas atendidas pelo 8º Batalhão de Corpo de Bombeiros no primeiro semestre de 2009 em mata/florestal foram 31 atendimentos contra 76 em 2010, tendo um crescimento e 145% no volume de queimadas em mata/florestal. No campo/pasto, em 2009 foram 37 contra 80 em 2010, sendo 117% de aumento. Em lote vago/terreno baldio foram 40 contra 54 atendimentos, tendo um crescimento de 35%. Já no atendimento em fazendas no primeiro semestre de 2009 foram 31 contra 109 ocorrências em 2010, sendo um crescimento assustador, de 252% no volume de queimadas", alerta o comandante.
Félix enfatiza que os valores do crescimento são expressivos, algo que o preocupa. Ele salienta que é importante o apoio da população para amenizar o problema do número elevado de combate ao incêndio e queimadas. "Conforme a lei, o grau de queimadas pode acarretar multas ou até mesmo apreensão de quem pratica o ato. Na lei, cada um é responsável por cuidar do seu quintal, por isso tem que haver uma regulamentação de trabalhar o mato, fazendo a roçada para não usar o fogo", alerta.
 
Sandro Neves
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Cidade
09/09/2010
Perícia conclui laudos sobre fetos encontrados em antigo hospital da cidade
09/09/2010
IML está em condições precárias, de acordo com médico legista
09/09/2010
Falta de energia por mais de 12h causa transtorno a moradores
09/09/2010
Técnicos da Secretaria de Agricultura orientam pecuaristas sobre os riscos dos pastos em degradação
09/09/2010
Desfile do Dia da Independência do Brasil levou milhares de pessoas às comemorações cívicas
09/09/2010
Transposição é preventiva, diz Codau
09/09/2010
Recenseadores têm dificuldades para obter dados financeiros
09/09/2010
Uberaba recebe 14 milímetros de chuva no feriado
09/09/2010
José Severino institui Dia do Desemboque
09/09/2010
Decretado estado de emergência em Minas Gerais
 

 
 
NOTÍCIAS DIÁRIAS
Cadastre-se e receba nossas notícias diárias.
COLUNAS
  Abracadabra
  Bastidores
  Carlos Paiva
  Claúdio Humberto
  Cultura
  Gente, Coisas & Fatos
 
BUSCA
HORÓSCOPO
 
 
CAPA
 
 
 
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita do Jornal de Uberaba.
 
  © Jornal de Uberaba - Todos os direitos reservados
.