Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Agronegócios

ACESSIBILIDADE: A A A A

Divulgadas as culturas que receberão bônus do PGPAF em setembro

14/09/2016

Foi publicada na última sexta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que define os produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessas culturas este mês. Entre eles estão açaí (fruto), babaçu (amêndoa), borracha natural (heveicultura), cacau (amêndoa), cará/inhame, laranja, leite, trigo e triticale.

O produto com o maior bônus este mês é o babaçu (amêndoa), com 61,67%, para o Pará. Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de agosto de 2016. O período de validade é de 10 de setembro a 9 de outubro de 2016.

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela SAF/MDA. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Aqueles produtos com preço de mercado abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal recebem um bônus equivalente à diferença, para abatimento em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf).