Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cidade

ACESSIBILIDADE: A A A A

Câmara de Uberaba completa 180 anos

07/01/2017

A instalação da primeira Câmara Municipal na cidade de Uberaba completa 180 anos neste sábado, 7 de janeiro. Cerca de um ano antes, em 23 de fevereiro de 1836, uma lei provincial elevou o então arraial a município, com a criação da Vila de Santo Antônio de Uberaba, que passou a ter autonomia política e administrativa.

A primeira legislatura da Câmara foi composta pelo capitão Domingos da Silva e Oliveira (presidente e executivo), padre Francisco Ferreira da Rocha, João Joaquim da Silva Guimarães (pai do escritor Bernardo Guimarães), Alexandre José da Silveira (construtor e fazendeiro, futuro barão de Ituberaba), Manuel Rodrigues da Cunha (fazendeiro), Manuel Eugênio de Araújo e Joaquim Pereira de Urzedo (fazendeiros). Entre os suplentes estavam os padres Antônio José da Silva e Zeferino Batista Carmo, sendo que o primeiro substituiu o capitão Domingos na Presidência da Câmara em outubro de 1837.

O Paço Municipal foi erguido pela primeira vez e inaugurado no dia 14 de junho daquele mesmo ano, sendo reconstruído em 1888. Em 1918 o prédio foi demolido para a construção entre 1919 e 1920 da nova sede da Câmara, que ainda hoje fica situada na praça Rui Barbosa, centro de Uberaba. (Fontes: Livros Uberaba – Dois Séculos de História, autor Guido Bilharinho, História de Uberaba, autor José Mendonça)

 

Importância - Presidente do Legislativo local pela quarta gestão, o vereador Luiz Humberto Dutra comenta do orgulho de dirigir a Casa e chama a atenção para a importância do parlamento para a sociedade. “Quanta alegria, quanta satisfação. Me comove neste momento em que a Câmara completa 180 anos -  não são 180 dias - com uma história, um legado de um povo. O parlamento é o centro das decisões. Ver meu município pujante, na linha do progresso, marcando a cada era uma nova etapa de evolução e com a participação efetiva de uma Casa que surgiu do sentimento da necessidade democrática e poder fazer parte desta construção, assim como tantos vereadores que por aqui passaram, é motivo de muito orgulho. Parabéns ao capitão Domingos, que foi nosso baluarte e marcou o Poder Legislativo de Uberaba para todo o sempre.”