Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cidade

ACESSIBILIDADE: A A A A

Fórum Regional discute captação e geração de receitas aos municípios

19/03/2017

Com a participação de cerca de 40 representantes dos municípios associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e de outras prefeituras da região, foi realizado na quinta-feira (16), em Uberaba, o 2º Fórum Regional de Capacitação em Gestão Pública, no auditório da Fiemg Vale do Rio Grande, recomendado pelo presidente da associação e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, para debater sobre as inovações a serem adotadas na gestão pública, que podem gerar economias e receitas. A iniciativa foi da Amvale, em parceria com a Dalmass Escola de Líderes e a Fiemg Vale do Rio Grande. A capacitação foi ministrada por docentes de renome nacional e internacional.

 

Siconv - O Sistema de Convênios (Siconv), foi criado em 2008, para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

Com experiência na Harvard University, nos Estados Unidos, o professor Márcio Brom ministrou a palestra “Soluções inovadoras geram receita”. O acadêmico apresentou ao público diversas ações a serem adotadas pelos municípios para melhorar a gestão dos recursos, além de projetos de inovação para a otimização tributária, entre outros assuntos. O docente é coordenador do MBA Master Executivo Público da Dalmass.

Multiplicadora do Siconv e habilitada pelo Ministério do Planejamento e consultora em projetos, na captação de recursos e gestão de convênios com base no PPA para administração pública, monitoramento, prestação de contas e planejamento estratégico para entidades sem fins lucrativos, a palestrante, Rosana Pereira trabalhou o tema “Captação de Recursos/Convênios do Siconv: como otimizar a captação de recursos nos municípios”. Tratou da boa gestão dos contratos e convênios das cidades com os governos Estadual e Federal. Um problema recorrente é a perda de investimentos nas prefeituras, pela ausência de equipe qualificada para o acompanhamento dos convênios. Exatamente por isso, a palestra mostrou o passo-a-passo aos gestores.

Durante a abertura do Fórum, o secretário Executivo da Amvale, Vicente Araújo Neto, explicou que a entidade tem como função principal fomentar conhecimento e desenvolvimento nas diversas áreas, tais como, infra-estrutura, Educação etc... “O Brasil de hoje principalmente diante dos desafios que a gente vem enfrentando, mais conhecimento se torna necessário”, diz.