Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Cidade

ACESSIBILIDADE: A A A A

Codau realiza obras em vários bairros

15/07/2017

Danilo Cruvinel

 

Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) informou, ontem, que está executando obras de melhorias nas redes de esgoto e pluvial, do bairro Jardim América, para solucionar problema histórico de inundação em uma via específica, a Guarajas, no trecho entre as ruas Carajás e Iguatama.

Diretor de Saneamento do Codau, Olavo Resende Júnior, ressalta que a obra já foi iniciada, na via, com a troca da rede de esgoto em um trecho de 230 metros. “Duas equipes estão trabalhando no local. Uma delas foi designada somente para desobstruir a rede pluvial existente e construir quatro novas bocas de lobo, entre simples e duplas, para captar a água de chuva. Logo em seguida, vão implantar uma rede pluvial nova, com diâmetro de 600mm na rua Timbiras, também entre as ruas Carajás e Iguatama, por um trecho de 230 metros, além de seis novas bocas de lobo. Dali, a tubulação será conectada à rede existente na rua Iguatama. Assim que concluídos os serviços na Guarajas e Timbiras, o Codau vai recapear todo o trecho das duas obras”, explicou

De acordo com o diretor de Saneamento do Codau, este ramal pluvial complementar tem o objetivo de ampliar a captação de água de chuva, na parte de cima do bairro, para minimizar a chegada da enxurrada na rua Guarajas. “Em uma das margens da rua Guarajas, onde as casas estão construídas, abaixo do nível da rua, o retorno de esgoto é constante. O problema é conhecido e tem origem na ligação irregular da água de chuva na rede de esgoto. Quando chove, invariavelmente, ocorre o refluxo nesses imóveis.  E ao evitar a chegada intensa da enxurrada até aqui, é possível que este problema de esgoto seja minimizado em sua grande parte’, argumentou.    

 

Obras São Bento - Dados do Codau indicam que neste fim de semana, as obras de implantação do emissário de esgotos São Bento avançam mais um trecho e agora chega à avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, na Univerdecidade. Conforme a autarquia, o objetivo é captar esgotos lançados ainda in natura, da região norte da cidade, no alto do bairro Boa Vista e transportá-los até à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), Francisco Velludo.

Codau informa que para a execução desta nova etapa, durante o fim de semana, dias 15 e 16 de julho, o trânsito na avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, pista sentido centro/Univerdecidade, será parcialmente interditado nas proximidades da primeira rotatória, após o posto de combustíveis. A obra ficará concentrada neste local, até que todo o contorno da rotatória seja executado. O Codau orienta aos motoristas a ficarem atentos às indicações das placas de trânsito e da Guarda Municipal.