Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Geral

ACESSIBILIDADE: A A A A

Total de farmácias em Uberaba supera em quatro vezes recomendação da OMS

10/01/2017

Enerson Cleiton

Segundo dados do Sebrae Minas, em Uberaba, existem atualmente, 145 empresas que atuam no setor farmacêutico, o equivalente a uma farmácia para cada 2,2 mil habitantes

 

Danilo Cruvinel

 

Uberaba tem, atualmente, 145 empresas que atuam no setor farmacêutico, o que corresponde a uma farmácia para cada 2,2 mil habitantes. A informação é da analista do Sebrae Minas em Uberaba, Andrea Marques Lima, que ressalta que a proporção é quase quatro vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de uma farmácia para cada oito mil habitantes. Além disso, segundo ela, cada uberabense gasta, em média, R$ 521 por ano em medicamentos.

“Estes números revelam que os empresários atuantes nesta atividade precisam lidar com elevada competitividade e concorrência. Dessa forma, o Sebrae Minas desenvolveu, em parceria com o Sindicato de Farmácia de Uberaba, o Projeto Comércio Varejista de Farmácias e Drogarias de Uberaba e Região. O objetivo é promover ações com foco nas microempresas e empresas de pequeno porte, para que se posicionem diante das grandes redes do setor”, explicou.

De acordo com a analista, as 19 empresas que participam do projeto registraram aumento de 20% no faturamento bruto, em relação a 2015, além de um crescimento de 12% nas vendas, comparado ao ano anterior. Lima afirma que algumas das mudanças que proporcionaram esses resultados foram a diversificação do mix de produtos e a qualificação da equipe de vendas para indicação de medicamentos.

“O projeto promoveu ações de capacitação e atualização como palestras sobre gestão financeira e tributária, marketing, gestão de pessoas e informação e tecnologia. Os empresários também participaram de grandes feiras do segmento e de treinamentos sobre competitividade, inovação e direcionamentos estratégicos”, pontuou.

 

Capacitação

2017. Analista do Sebrae Minas em Uberaba ainda completa. “Para 2017, as capacitações serão sobre design de ambiente, identidade visual, gestão de pessoas e finanças. Os interessados em participar do projeto já podem se inscrever pelos telefones (34) 3318-1804 ou (34) 9 9988-0224”, encerrou.