Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Política

ACESSIBILIDADE: A A A A

Na reunião da AMITAM, Uberaba apresenta projeto de Geoparques

19/03/2017

Divulgação

Secretário adjunto de Turismo do Estado, Gustavo Arrais tem dois eventos sem Uberaba, no dia 20, sendo um encontro com prefeito e outra reunião com AMITAM

 

Além da reunião com os prefeitos e gestores públicos na Fiemg de Uberaba. O secretário adjunto de Turismo, do Estado de Minas Gerais, Gustavo Arrais também participará, nessa próxima segunda-feira (20), às 14h, da segunda reunião do ano, da Associação dos Municípios de Interesse Turísticos do Alto Paranaíba - AMITAM, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. Para esse encontro, foram convidados os prefeitos e secretários de Turismo das 25 associadas à AMITAM, para participarem do evento que conta com o apoio do Ministério de Turismo e das Secretárias de Estado e Turismo de São Paulo e de Minas Gerais.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Uberaba e o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Uberaba aproveitarão a presença dos prefeitos, diretores de turismo e secretários de estado para apresentarem o projeto do Geoparque. A pauta da reunião será apresentação dos novos gestores das cidades associadas, que serão responsáveis por fazer a gestão dos repasses e coordenar as ações da regionalização de cada circuito. Também será realizada a apresentação da chapa e eleição da nova diretoria da AMITAM. Na oportunidade, os municípios tomaram conhecimento do Plano de Ações desenvolvimentos para 2017, que deverão ser aprovados na reunião.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e diretora de Turismo, Anne Roy Nóbrega explica que, a Unesco concedeu o título de “Geoparque” a lugares que são interessantes do ponto de vista geológico. “Como todos sabem, Uberaba tem uma formação rochosa que permitiu a fossilização dos dinossauros. Esse é um patrimônio geológico que garante ao município uma importante histórica internacional”, pontua Anne explicando que o professor Luis Carlos, especialista em paleontologia, da UFTM, foi quem desenvolveu uma tese para cadastrar Uberaba como Geoparque.

A secretaria considera que o projeto está bastante adiantado, uma vez que o Instituto Geológico do Brasil já aprovou Uberaba como um Geoparque. A secretaria com apoio dos membros do Comtur, tem trabalhado para estruturar as riquezas turísticas da cidade em Geossítios, para assim poder pleitear o reconhecimento da Unesco, de Uberaba como Geoparque. “Com base em estudos, estamos norteando as ações do turismo para podermos conquistar a chancela da Unesco, definindo o município como um Geoparque. O que seria uma oportunidade única de valorizar o potencial do municípios, inclusive internacionalmente”, (LR)