Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Política

ACESSIBILIDADE: A A A A

Novo comandante do 67º BPM é apresentado aos vereadores

19/05/2017

Rodrigo Garcia/CMU

A reunião plenária da Câmara, ontem (18), contou com a presença de várias autoridades da Policia Militar de Uberaba

 

O Comando da Polícia Militar de Uberaba esteve no plenário da Câmara de Vereadores, ontem (18), por meio das seguintes autoridades: coronel Eliel Alves, comandante da 5ª Região da PMMG; Ten.Cel, Waldimir Soares Ferreira, Comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Valdemir José de Freitar, Comandante do 67º BPM e ainda o 1º Ten. Marcos César Rodrigues Alves, Comandante da 147ª Companhia Tática Móvel. Na oportunidade, Cel Eliel fez um resumo simplificado da atuação do comando no município, com base nos dados operacionais de 2016.

Em relação ao índice geral de crime de violência, o Cel destacou que quatro regiões alcançaram as propostas do governo do Estado em 2016, entre elas Uberaba que ficou em 2º lugar. Quanto às taxas de homicídios, ele informou que a cidade ocupou o 3º terceiro. A respeito de apreensão de armas de fogo, nenhuma região conseguiu aumentar o volume, porém entre todas Uberaba ficou em primeiro. Em contrapartida, a taxa de atendimento a vítimas de crimes violentos, o município ocupa a 12ª colocação.

Quanto à operação da Lei Seca, todas as regiões cumpriram as metas, das 19 regiões, Uberaba ficou em 16º. Já a Taxa de reação imediata aos crimes, capacidade de fazer as prisões em flagrantes, nenhuma região conseguiu cumprir efetivamente os cem por cento, mas o município ficou em 7º lugar. No que se referem às operações comunitárias, ações direcionadas a educação, ninguém alcançou a meta, mas Uberaba atingiu o terceiro melhor resultado. O comandante também destacou a função do novo batalhão que está funcionando, provisoriamente, na rua Capitão Domingos e a previsão de que em duas semanas esteja funcionando na sede própria, onde funcionava o Dnit. “A unidade conta com um corpo administrativo bem enxuto, com seção operacional e de inteligência”, ressalta o comandante da 67º BPM, Ten. Cel. Valdmir Freitas.

Olho Vivo - Como os parlamentares cobraram mais ronda policial, principalmente nos bairros novos, onde já se constataram aumento de roubos e crimes e também se estão funcionando todos os equipamentos do “Olho Vivo”. O cel. Eli lamentou o fato do comando não ter sido consultado para saber se o batalhão teria condições de atender o setor. Sobre o outro assunto, Cel disse que são poucas as câmeras que estão inoperantes e a manutenção é de responsabilidade da prefeitura. Acrescentando que, segundo o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Welligton Cardoso Ramos, o processo para contratar a empresa está em fase de conclusão. (LR)