Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Política

ACESSIBILIDADE: A A A A

Código Florestal Brasileiro do relator Piau completa 5 anos

19/05/2017

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (Capadr) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizam audiência pública dia 25 de maio, na Câmara dos Deputados. Essa iniciativa é para comemorar os cinco anos da aprovação do Código Florestal Brasileiro – como ficou conhecida a Lei. Essa legislação foi vista como um novo modelo de desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável. Partindo do principio do aumento de investimento na economia, em inflação baixa, numa redistribuição da redução da pobreza, em redistribuição de renda e no fortalecimento do consumo das massas.

Entre os nomes indicados pela Capadr para o evento estão o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o engenheiro agrônomo, então deputado federal e hoje prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), relator da matéria. A matéria foi aprovada na Câmara, em abril de 2012 por 274 votos contra 184 – depois de passar pelo Senado -, e sancionada em maio do mesmo ano, a matéria ainda hoje é considerada uma vitória para os agropecuaristas – cujo segmento tem ajudado “a segurar as pontas” da economia brasileira.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, deputado Sérgio Souza (PMDB/PR), apresentou pessoalmente o requerimento, para que Paulo Piau esteja presente na audiência, do dia 25 de maio, para participar dos debates sobre o Código Florestal.“Como resultado do Código Florestal, o Brasil possui, atualmente, a legislação ambiental mais moderna, efetiva e produtiva do mundo”, avalia o presidente da FPA, Nilson Leitão (PSDB/MT), membro da Capadr e autor do pedido da audiência pública. (LR)