Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 11/08/2017
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
O Guardião do Rebanho

Formada em Gestão de Agronegócios, estudante de Medicina Veterinária e produtora rural, Luciana Galvão é a pioneira – e talvez única – criadora da raça de cães Pastor de Maremano Abruzês em Uberaba.  Essa é uma raça de cães grandes de origem italiana, pelagem densa e branca, muito forte e ágil, inteligente (sabe distinguir sons e ruídos inofensivos ou não), considerado pastor e protetor nato, o que significa que não precisam de treinamento para exercer suas funções de guardião do rebanho e da propriedade.

Tudo começou quando a propriedade rural de Luciana começou a ser “visitada” por onças que matavam seu rebanho na madrugada. Durante o dia, essa raça de cão é mais pacata, mas à noite são alertas, rápidos, resistentes, rústicos e de fácil adaptação a climas quentes. Além disto, é um cão carinhoso e com instinto maternal bastante aguçado. Amam crianças. 

Fim das visitas indesejáveis

Luciana pesquisou, se apaixonou pela raça e há 18 anos implantou o primeiro casal na propriedade. Problema resolvido. As indesejáveis visitas noturnas das onças acabaram. 
O Pastor de Maremano tem um faro muito aguçado e demarca todo o território para intimidar os predadores, alertando-os da sua presença e fiscalização diária. Respeitam muito os animais da fazenda, como cavalos, vacas, galinhas, pássaros. Tudo pelo cheiro e percepção. Se espalham pela propriedade e se comunicam por uivos. Luciana garante que até parece uma canção. Latem quando o perigo é real. 

A paixão rendeu frutos e a estudante de Medicina resolveu investir mais na raça e importou cães da Itália. A vontade era mostrar o quanto essa raça ainda pouco conhecida é maravilhosa.

Outras raças 
Ela já criava as raças yorkshire, shih tzu e border collie. Agora já são 40 cães, a maioria Pastor de Maremano Abruzês. É o melhor exemplo de criadora, cujas matrizes e reprodutores são tratados como rainhas e reis. Todo cuidado, amor e carinho é dedicado a eles. E isto é fundamental na hora de comprar um animal, para não incentivar a crueldade. 

Transparência
No ano passado fez a primeira inseminação nos pastores. Nasceu um lindo macho. A produtora rural e amante de animais tem investido em boa genética, tirando ninhadas saudáveis no tempo certo. Os cães de Luciana são criados soltos na fazenda, e o trabalho com a criação de raças é feito com muita responsabilidade, honestidade e transparência. Assim surgiu o Pastor de Maremano por aqui.