Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 20/01/2017
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal

O blog faz aniversário

Com o crescimento rápido da tecnologia, oferecendo cada vez mais oportunidades de comunicação, se modificando a cada dia, ganhando novas formas, etc, senti necessidade de ampliar meu trabalho de comunicação e vi na internet oportunidades fantásticas. O blog se encaixou na minha intenção. Pesquisei a respeito de conteúdo e adaptação do tema e, com bastante trabalho, contando com parcerias importantes na formatação bem profissional do mesmo, criei o Moreno pet Blog, que essa semana comemora um ano na net. A idéia  é difundir cada vez mais todo e qualquer assunto que possa somar ao esforço de proteger os animais- a todos, não só os pequenos pets.

Sozinhos não somos nada
Verdade! O que é um blog ainda novo e de iniciativa pessoal, criado em uma cidade de interior, sem ferramentas poderosas de divulgação? Pouca coisa, mas sim, uma intenção exposta de ajudar na causa que é vista ainda com desprezo especialmente pela falta de conhecimento e de conforto que representa. Conforto sim. É bem mais confortável ignorar a tragédia dos animais, individual ou coletiva com o simples e covarde argumento mega pessoal: “são apenas animais”. Mas o Moreno Pet Blog é uma extensão desta coluna do Jornal de Uberaba. Mídias.

Função
 Mas o blog não tem a função de denunciar. Tem a função de noticiar, apresentar sugestões de comportamento, alimentação, etc., dadas por profissionais da área. Médicos veterinários assinam importantes matérias para o blog. Flagrantes de momentos lindos compõem a seção Flash. A vida é sempre uma aventura quando se tem um pet, seja ele qual for. Apresenta também matérias sobre a saúde de seu pet. Pessoas de todas as profissões e status social são entrevistas pelo blog para contarem suas experiências com seus amigos de patas e pêlos.  Tudo com a intenção de envolver cada vez mais pessoas na causa animal. Esse é o foco. Essa é a meta.

Parceria bacana

Estamos comemorando a data ao lado de quem nos apóia muito, a PetPlus. Amanhã, dia 21, um mini studio será montado por lá e o fotógrafo Paulo Lúcio, outro grande parceiro, vai fazer fotos dos pets para sair no blog e na coluna.Venha comemorar conosco o aniversário do Moreno Pet Blog. O presente quem ganha é você.

***

Flash Pet

Quer uma foto assim do seu amigo? Venha comemorar conosco o aniversário do Moreno Pet Blog

  
***

Saúde Animal

Para uma boa gestação

Os cuidados com o filhote devem começar ainda no útero. Para garantir uma gestação saudável é fundamental que a fêmea também esteja em bom estado nutricional. Só assim ela poderá gerar filhotes que tenham uma infância e um crescimento adequado. Além disso, ela precisa estar preparada para amamentar os filhotinhos após o parto.

Composto fitoterápico
Um composto fitoterápico de certa marca já está no mercado.
É indicado para a primeira metade da gestação até o período de lactação das mamães e, também, durante a infância até idade adulta dos filhotes.
Como explica Ana Cristina Osiro, veterinária da empresa que produz, trata-se de um produto com valor terapêutico, além de suas qualidades nutricionais. “As substâncias encontradas nos ingredientes naturais são capazes promover benefícios à saúde da gestante e dos filhotes, garantindo um aporte adequado de nutrientes”, explica.
Vendido em pó (adicionado à ração ou à agua, para formar uma pasta), a fórmula fitoterápica agrada a cães e gatos por ser altamente palatável.

Composição
Entre os benefícios do produto estão: o auxílio na formação do sistema ósteo-articular, a melhora da resposta orgânica frente à doenças infecciosas, a ação de antioxidante natural e estimulante para que a gestante ou lactante a ofereça os nutrientes essencial para uma boa formação óssea e de tecidos cartilaginosos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno.
O produto é formulado com cenoura, alho e levedura de cerveja.

***

Pet Aventura

Vaquejada, a tradição contra o bom senso

A discussão acerca da prática da vaquejada continua na tentativa de que atividade chegue ao fim em todo o Brasil. Em um país de dimensões continentais, a diversidade cultural é um patrimônio da nação, um bem tutelado pela constituição de 1988 que diz que o estado deve proteger e assegurar as manifestações culturais populares, indígenas e afro brasileiras nos termos do artigo 215 da Constituição Federal.

Modalidade esportiva
Na segunda metade do século XX a atividade conhecida como vaquejada ganhou espaço como modalidade esportiva dentro de rodeios e festas típicas.  Nos últimos anos iniciou-se uma batalha para o fim dessa atividade que foi considerada nociva aos animais, segundo ativistas e especialistas, a prática da vaquejada implica em maus tratos de filhotes de bois e animais jovens.

Crueldade
Visando a proteção da atividade “esportiva” o estado do Ceará possuía uma lei própria (Lei nº 15.299/13) que regulamentava em seis artigos as normas para a realização de eventos de tal modalidade. Mas  o STF determinou a inconstitucionalidade da lei, visto que a pratica da vaquejada submete animais a crueldade.

Avanços
O advogado Paulo Bernardo Filho, especialista em direito penal reflete: “É  incontestável que a vaquejada movimenta cifras elevadas com a realização de eventos, comércio de animais e empregos indiretos, e a discussão a respeito do tema leva muito tempo  para se desenrolar em âmbito nacional, por conta da questão financeira que gira em torno da prática, mas a derrubada da lei  cearense  mostra avanços no contexto ambiental e jurídico, pois se nota que questões voltadas aos direitos dos animais estão sendo levadas de forma mais séria, podendo a atividade chegar ao fim nos demais estados do país”.