Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 13/02/2015
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Repercussão

Cachorros mais velhos também podem ser castrados sem complicações,

As “meninas” da Andréa estão de volta. Nina e Julieta se fantasiaram de havaianas para brincar no carnaval

Já o Pit, da Beatriz, é o bruxo da hora. Vai enfeitiçar uma cadelinha no carnaval, certeza!

Esse “pititinho” da Elizabeth tem nome de gente grande: Sansão. E ainda se fantasiou de 
Super Homem

Adotar é muito legal!

Repercussão

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." - Olympia Salete 

 Repercutiu em toda a mídia e nas redes sociais, o caso do “homem que maltratava os cãezinhos da namorada na ausência dela”. Rafael Hermida é o nome do namorado em questão. Ela notou, claro, o comportamento estranho dos cachorros e, desconfiada, filmou o ambiente documentado assim o  que acontecia e denunciando o próprio namorado. Acho que todas as pessoas, que gostam ou não de animais, ficaram sabendo do caso. Repercutiu muito. Rafael não esperava, nem ser filmado pela própria namorada, nem que o caso ganharia tamanha notoriedade.  A lei federal estabelece pena de três meses a um ano de detenção para maus-tratos a animais. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, porém, nunca resulta, de fato, em prisão. Mas acho que a revolta das pessoas pode ser muito ruim.   Os maus tratos existem em abundância, mas parece que a coragem em denunciar está começando a ganhar força. Não é o primeiro caso que a tecnologia ajudou a desvendar. E isto é muito importante, porque as pessoas capazes de praticar esse tipo de crueldade, também podem ter medo. Justamente dessa comoção, já que não dá cadeia mesmo.  O melhor, é ver que cresce a consciência das pessoas em relação aos direitos dos animais.  Muito porque uma cena de agressão a um animal representa a covardia diante de indefesos. E, se e quando flagrada uma pessoa capaz de maltratar animais, essa pessoa terá sua vida mudada para pior, porque quem ama animais, não esquece. Rafael Hermida, depois de tudo isto, até postou em uma rede social uma foto com um cão e disse estar arrependido e muito chateado. Contou que tem sete cachorros, entre eles um vira-lata que encontrou na rua. Essa foi a única defesa divulgada por ele até agora. O empresário não atende o telefone, e segundo os amigos, sumiu assim que viu o vídeo publicado na internet.
Pelo tipo de ação, especialmente quando bate sua própria cabeça no focinho de um dos cachorros, dá para se notar que ele não tem equilíbrio emocional e, como todos os frustrados e covardes, mostra a sua “força” em seres indefesos. É assim. Infelizmente, esses casos não são raros, porque essa fraqueza de caráter existe por “n” motivos ou pela própria natureza do ser humano. O que temos que reforçar e encorajar é a atitude como a da namorada. Ah!, o namoro, claro, acabou.

 

 

Adotar é muito legal!

Claro que os bons criadores de animais domésticos, que trabalham com raças, especialmente de cães, merecem todo no nosso respeito e consideração. Canis excelentes existem por aqui, de absoluta confiança. Mas não podemos esquecer nunca a possibilidade da adoção de animais sem raça definida. Também aumentam as campanhas, graças a Deus. Enquanto não temos ainda uma situação de controle absoluto da reprodução de animais domésticos, vamos tentando amenizar o sofrimento deles e até mesmo salvando muitas vidas. E adotar é muito bom. Sou o próprio exemplo. A SUPRA, bem como outras organizações ou protetores individuais, tem feito uma trabalho legal de levar bichos para exposições em praças em dias previamente marcados. O Pet Shop 3P tem um trabalho excelente nesse segmento. Vale lembrar, que não são apenas cães que são doados na 3P. Gatos também. Os gatos também precisam de cuidados, amparo e castração. A última feira de adoção promovida pela SUPRA expôs esses animais das fotos. Eles ainda estão para ser adotados. E o que não falta na SUPRA é um cão para chamar de seu. Na bagagem deles você vai encontrar, sem dúvida, amor e fidelidade.

 

Sobre a castração

A castração de cachorro envolve uma série de mitos e crenças mas, nos dias de hoje, esse procedimento é altamente recomendado pelos profissionais veterinários, já que traz muitos benefícios para os cães – e também para os seus donos. Impedindo a procriação, o processo é tido como um grande aliado para a diminuição do nível de abandono de animais. No entanto, as suas vantagens vão muito além disso.
Ajudando a controlar e até evitar, por completo, diversos comportamentos incômodos e até doenças que podem surgir no animal, a castração de cachorro é indicada quando o cão atinge a sua maturidade sexual – o que ocorre por volta de um ano de vida. 
Cachorros mais velhos também podem ser castrados sem complicações, no entanto, benefícios como a diminuição da agressividade podem não ser notados quando o cão que passa pelo procedimento já tem uma idade mais avançada. O grupo de vantagens que um animal tem com o procedimento da castração é grande, e promove uma qualidade de vida maior para o cão e para seus donos.
Obviamente, o conjunto de benefícios varia de um cachorro para outro, e a raça do animal em questão também deve ser levada em consideração – já que cada tipo de cão tem características e personalidades específicas.
Enquanto as fêmeas que passam pelo procedimento correm riscos bem menores em relação a algumas doenças, os machos castrados mostram vantagens maiores no quesito comportamental. 
Muitos dos problemas não são excluídos por completo da vida do animal, no entanto, é possível notar diminuições consideráveis nos hábitos de montar nas pessoas, agressividade,urinar em local inapropriado, desenvolvimento de tumores em testículo e aumento de próstata, entre outras coisas.