Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 22/05/2015
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal

"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral."- Abraham Lincoln

A coluna faz aniversário!
No último dia 16 a coluna Amigo Animal do Jornal de Uberaba completou um ano. Há muito tempo tenho uma parceria com o Jornal de Uberaba. Comecei a trabalhar aqui em seu primeiro ano na cidade. Trabalhei por algum tempo na área comercial. Anos depois, passei para a redação. Fui editor do tablóide “Valores”, que foi veiculado aos domingos durante 146 semanas. Em cada um, uma entrevista revelando grandes valores humanos. Muitas saudades!!! Depois passei a assinar a coluna social do JU, e neste ofício de divulgar os acontecimentos sociais diariamente, permaneci por mais outros tantos anos. Quis me aventurar em novos desafios, mas nunca deixei de expressar meu pensamento em algum espaço do Jornal de Uberaba, fosse o segmento que fosse.  Passei a escrever crônicas. Não sei se poderia chamar assim. Um texto, uma coluna que apresentava uma análise pessoal de um fato contemporâneo ou uma situação existencial. Mais uma vez troquei de página, mas não de veículo. Passei a fazer semanalmente uma coluna cultural. Espero que nestes anos todos tenha conseguido contribuir com meu trabalho para alguma causa, social, íntima ou cultural. Sempre foi muito enriquecedor esse “ofício” de escrever, e agradeço eternamente aos que me deram a oportunidade de saber que eu podia me expressar escrevendo. Fabiano Fidelis, Jaime Moisés e Virgínia Abdalla. Obrigado, obrigado, obrigado. Há um ano conversei com a diretoria do jornal e expliquei que gostaria de continuar escrevendo, mas desta vez, com foco nos animais. Mais uma vez me deram a oportunidade e a confiança, e aqui estou eu, comemorando um ano da coluna Amigo Animal. Gosto de fazê-la. Verdadeiramente, preciso sentir que, mesmo que minimamente, faço alguma coisa por eles. Escrevo. Para mim. Para você. Para eles!

Obrigado

***

Flash Pet

Como hoje a coluna está comemorando aniversário, e seção Flash Pet é de cumprimentos aos ilustres aniversariantes. Parabéns especiais do colunista.


Essa foto maravilhosa faz parte do book que a Nina ganhou de presente da Mariza Argente pelo seu aniversário de 6 anos


Outra festa! Quem promove é a Valéria Assunção, e não poupa mimos na comemoração dos 5 anos de sua Nina. Linda demais

E esse é o Crioulo, que semana que vem completa um ano de pura beleza, alegria e saúde. Ele completa a felicidade da Maria das Graças Rosa

***

Dicas de Raça

Pastor Maremano


A raça é belíssima e já tem por aqui. Alguns dizem que antigamente eram duas raças distintas: o Abruzês e o Maremano. O Abruzês era um cão de montanha e tinha um porte maior, enquanto o Maremano tinha o pelo levemente mais curto. Entretanto, nos anos 50, os dois foram estabelecidos oficialmente como uma única raça, levando o nome de Pastor Maremano Abruzês.  Muito amigável e bem equilibrado, é um típico guarda de rebanho, mas também um excelente cão de companhia. É muito afetuoso e inteligente. O Pastor Maremano se dá muito bem com outros cães e animais e pode ser um pouco reservado com estranhos, mas não muito. Como cão de companhia, ele não é muito apegado e extrovertido, mas é um excelente cão para a família, pois defende sua casa e particularmente crianças.

 Não é recomendado para viver em apartamentos. Se fizer bastante exercício, será um cão calmo dentro de casa, porém essa raça foi acostumada há séculos a lugares amplos como sítios e fazendas. Seu pelo espesso permite que ele durma do lado de fora, embora psicologicamente estar junto com a família seja fundamental. Jamais submeta seu Pastor Maremano a temperaturas muito altas e nos dias mais quentes deve ter muita água e sombra à disposição.

***

Saúde Animal

Diabete canina


De repente, o pâncreas desacelera a produção de insulina. Então, o organismo do animal deixa de transformar em energia toda a comida da tigela. O bicho até continua devorando tudo o que o dono lhe oferece, mas só faz perder peso, bota a língua pra fora, esbaforido, em qualquer caminhada à toa, não topa nenhuma brincadeira e vive sedento. São esses, aliás, os sinais do diabete nos cachorros, mal que vem se tornando uma das queixas mais freqüentes nas clínicas veterinárias.

"No cenário moderno, os cães vivem mais tempo e praticam pouca atividade física. Está aí a justificativa: a idade avançada e o sedentarismo são os dois principais fatores para o aparecimento da doença", explica o veterinário Paulo Sérgio Salzon, de São Paulo. O diabete causa cegueira, qualquer machucado demora para se fechar, sem contar os estragos, muitas vezes fatais, que a doença faz nos rins e no coração. Complicações assim só são evitadas se o bicho recebe injeções diárias de insulina. Os sintomas são sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite e cansaço. E, se você nota que junta formiga sempre que o bicho urina no quintal, pode apostar que há açúcar ali no líquido. Esse é outro sinal.

O diabete sempre é uma ameaça aos cães mais velhos, não importa a raça, e às fêmeas com problemas hormonais.

***

Pet Aventura

Adotar é tudo de bom!

Fico muito feliz a cada notícia que tenho sobre adoção de animais, especialmente os cães, talvez as maiores vítimas de abandono. Graças a ONGs que surgem aqui e acolá, esses seres estão conquistando mais direitos e reconhecimento. Crescem campanhas para adoção.  E mais uma vez, a coluna dedica um espaço para reafirmar um pensamento: “adotar é tudo de bom”!

Aqui estão algumas fotos de filhotes muito fofinhos que podem ser adotados através da ONG Santo Focinho.