Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 14/08/2015
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal

“Os animais domésticos são vossos companheiros de existência terrestre; como nós, eles vieram progredir, estudar, entender, aprender!”- Caibar Schutel (Gênese da Alma)

 

“Viver o amor aos cães”

Esse é o título do livro de autoria de Ana Regina Nogueira, fotógrafa da cidade de Lavras-MG, que reúne registros em textos e imagens no Parque São Francisco de Assis, sede do projeto de acolhimento de animais realizado pela associação. A autora abriu mão dos direitos autorais em benefício do projeto e 40% da renda gerada pelo livro também irá para a associação. O livro 'Viver o Amor aos Cães' registra 42 histórias e cerca de 200 fotos sobre o tema.

Natural de Belo Horizonte (MG), Ana Regina tem 50 anos de carreira como fotógrafa. Reconhecida internacionalmente, participou de exposições em importantes galerias do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa. Há alguns anos ela voltou sua atenção para os animais abandonados.

A autora de 'Viver o Amor aos Cães' é uma das voluntárias do Parque São Francisco de Assis, localizado no Km 341 da BR-265. Até 2010, no local funcionava um matadouro. Em parceria com a prefeitura, a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais conseguiu que a concessão da área e o antigo canil, que estava em um terreno particular, fosse transferido para lá.

No parque, há enfermarias e ambientes para cada tipo de necessidade dos animais, como banho e tosa, cozinha dos animais e sala de cirurgia. É um pouco dessa rotina que Ana Regina retrata nesse lançamento.

O Parque acolhe cães de rua abandonados, doentes e maltratados. Com amor os recupera, castra e encaminha para adoção. Esse trabalho desenvolve as consciências em relação a cuidados, posse responsável, castração de animais e também em como viver em equilíbrio com o meio ambiente, educando quem procura o canil para abandonar seus animais velhos ou doentes, ou simplesmente porque se cansaram deles.

O artista espanhol Manoel Costa pintou um mural na Casa de Cura do Parque, um tríptico com um imponente São Francisco de Assis, símbolo da união entre os reinos da natureza. O santo que imitou a vida de Cristo se dedicando aos mais pobres dos pobres, amando todas as criaturas e chamando-as de irmãos, tem uma veste de tecido marrom tosco e uma auréola amarela em torno da cabeça; pousa a mão esquerda sobre o coração e eleva o braço direito concedendo bênçãos a quem entra no canil. Bem mais alto que as montanhas íngremes e a distante cidade grande às suas costas, está circundado de pássaros e um cão alegre lhe faz festa. A seus pés, dezenas de espécimes aéreas, aquáticas e terrestres se encaminham e entram em fila na arca de Noé à sua direita: lobo, pavão, tartaruga, tamanduá, leão, corça, veado, javali, tatu, onça, ovelha, borboleta, camelo, elefante, girafa, zebra, entre outros. Em um dos trípticos, o Sol nasce no horizonte de um oceano azul onde saltam baleias e golfinhos.

Lançamento - O Livro será lançado em Uberaba no dia 27 de agosto na Livraria Alternativa às 19:30 horas. Já teve lançamento com sucesso em Juiz de Fora, Belo Horizonte e depois de Uberaba, será lançado em Araxá, São Paulo, Pouso Alegre, São Lourenço, etc. O livro, o Parque São Francisco e todo esse trabalho, constitui uma oportunidade de troca de idéias para todo e qualquer trabalho voltado para a proteção animal.

***

Flash Pet

Hoje o Flash Pet é especial em torno do evento do último dia 8 que reuniu os tutores de Rottweiler em mais uma edição do “Não é a raça, é como se cria”.

 

 

***

Saúde Animal

Cuidado com o tempo seco!


O tempo seco e o calor estão incomodando você? Pois saiba que seu cachorro e seu gato também sofrem!

Presos numa casa, ou apartamento, esses cachorros e gatos ficam aguardando que seus donos se mobilizem para atenuar os reflexos do tempo seco em suas vidas – por isso é importante que você busque conhecimento sobre o que fazer.

Na natureza, os animais se defendem como podem das manifestações do tempo. Mas mesmo os domésticos, inteligentes que são, mudam alguns de seus hábitos, para minimizar o desconforto que sentem.

É por isso que eles deixam de ficar no lugar de costume para procurar abrigo num local mais fresco e arejado. Escolhem sempre ficar perto da sombra, bebem mais água e ficam mais quietos – poupando-se.

Abaixo, uma lista de 13 coisas que você pode – e deve! – fazer por eles quando a umidade do ar estiver muito baixa:

1.                        Evite passear com seu cachorro nos horários mais quentes do dia – entre 11:00 e 16:00. Prefira caminhar bem cedinho ou ao final do dia.

2.                        Ao sair, leve mais água do que de costume – ele vai necessitar. Aliás, a recomendação é diminuir a quantidade de exercícios nesses dias.

3.                        A tosa pode ser indicada, já que menos pêlos representa menos calor.

4.                        Procure dar banho com água mais morna, ou mesmo fria.

5.                        Se possível, hidrate-o com produto específico para cães e gatos.

6.                        Troque a água dele várias vezes ao dia, para que esteja sempre fresca.

7.                        Ajude-o a encontrar um local agradável para dormir.

8.                        Deixe toalhas molhadas próximo ao local onde o cachorro ou o gato dormem. Com a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido. Bacias cheias de água também ajudam.

9.                        Animais que sofrem de problemas respiratórios devem ser levados ao veterinário para um ajuste da medicação.

10.                    Filhotes e animais mais idosos requerem atenção maior nesse período!

11.                    Uma dica interessante é levar o animal para dentro do banheiro quando você for tomar banho. O ar úmido provocado pela água do chuveiro irá lubrificar suas vias respiratórias – de forma semelhante a uma inalação.

12.                    Ofereça água de côco – é doce, hidrata e eles adoram!

13.                    Dê cubos de gelo para o animal brincar. Ele vai se divertir e se hidratar. Você pode fazer isso com suco de melancia ou melão.

***

Pet Aventura

Casório à vista!


Voluntária da SUPRA, Camila vai fazer uma big festa beneficente para os cães de rua. A festança vai acontecer no próximo dia 22 de agosto, no Roma Hall Center, das 14 às 18 horas e vai ter diversão para toda a cachorrada, com desfile e até casamento encenado. Sorteio de brindes, bolos para pets e muita coisa gostosa para os tutores também. O evento tem o apoio  da SUPRA.