Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 02/10/2015
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal

 

 

Amigo Animal - 2 de outubro de 2015

"Pergunte aos cientistas porque a experimentação com animais, e a resposta será: ´'Porque os animais são como nós' Pergunte a eles porque é moralmente certo a experiência em animais, e a resposta será: 'Porque os animais não são como nós.' A experimentação animal repousa sobre uma contradição lógica."- Charles R. Magel

 

Bat Brasil 2015
Adestrador de cães dos mais conceituados de Uberaba, Adriano dos Santos acaba de participar do Semninário Oficial Bat Brasil  2015, que aconteceu em São Paulo nos últimos dias 26 e 27 de setembro. O evento é projetado principalmente para treinadores e formadores profissionais do adestramento e comportamento canino, mas é transmitido num formato e linguagem que são acessíveis aos dog  walkers( Passeadores Profissionais de cães ) e demais profissionais do treinamento animal. As técnicas BAT ( Behavior Adjustment Training) são focados a todos os cães: filhotes, adultos ou sêniors,  atletas ou não, que possuam problemas de comportamento. Trata-se de um sistema natural de treinamento que reabilita cães com problemas de reatividade, frustração, medo e agressividade. Ajuda animais a ganharem confiança e habilidades sociais, e os capacita para viver pacificamente e com alegria entre humanos, outros animais e o mundo ao seu redor.

Cães com problemas de agressão, medos, frustração e reativos tem sido problemas recorrentes nas clínicas veterinárias, salas de banho e tosa, abrigo para cães ou em casa com seus tutores. Estas têm sido algumas das queixas mais presenciadas pelos treinadores profissionais.

Quando você tem um cão que mostra medo ou agressão, não há tempo para cometer erros! Problemas de agressão, medo e fobias, frustração e reatividade realmente não são nada divertidos para o cão ou para aqueles que lidam com ele!

Sem o conhecimento necessário para tratar destes problemas a situação fica mais difícil e complicada para os cães e para os humanos. Estes assuntos quando tratados de forma adequada e profissional tornam-se uma ferramenta indispensável para o profissional de treinamento e para quem lida com cães de um modo geral.

O Seminário BAT usa uma didática especial por meio de demonstrações de vídeos práticos e reais para ensinar várias habilidades, esclarece porque os problemas vêm, e explica como combinar as necessidades do seu cão com as necessidades dos seus clientes e da sociedade humana em geral. A cada dia surgem novas técnicas no segmento, e o profissional da área que realmente investe na careira, encontra aí uma grande oportunidade de crescimento.

Adestrador uberabense Adriano dos Santos participa de evento nacional.

***

Flash Pet


Valentina é a filhotinha linda da Narayana Moisés, leitora assídua da coluna proqeu ama os bichinhos. Imagina o mimo com essa criatura tão doce?


 E essa é Ricca, da fisioterapeuta Sarah Martins. Rica no nome e na formosura.  Arrasou geral!!!

Nesse time todo, não poderia faltar um varão para tomar conta das donzelas, então aqui está o Ziggy, da Neia. Completou a galera.

***

Saúde Animal

Unha de Gato


unha de gato tem muitas funções na vida de um felino e, por isso, deve ser sempre bem cuidada e aparada. Assim como as unhas das pessoas, as dos bichanos não param nunca de crescer e, tendo em vista a irritação que isso pode causar ao pet, é importante que proprietários fiquem atentos para identificar a hora de apará-las, sendo que esse tipo de procedimento deve ser feito com muito cuidado para não ferir o animal.

Ao contrário das unhas das pessoas, as garras dos bichanos ficam completamente expostas na sua pata e, destacando uma proximidade grande com os ossos, são cheias de nervos e vasos – que quando feridos podem causar muito incômodo no pet.

A camada de queratina que cobre a unha do gato deve ser a única parte a ser cortada ou aparada, e é necessário ter bastante cuidado na hora de realizar essa tarefa, pois a derme (conhecida como sabugo, por onde passam as terminações nervosas nas garras) fica posicionada bastante próxima à superfície da unha, e pode ser afetada em procedimentos feitos por pessoas sem experiência.

Caso a preferência seja por aparar as unhas do gato dentro de casa, uma visita ao veterinário pode se apresentar como uma boa opção, pois ele pode explicar como realizar o processo da melhor maneira e com toda a segurança necessária.

Por serem bastante usados pela maioria dos bichanos que contam com um exemplar à disposição, os arranhadores se desgastam com certa facilidade, acumulando sujeiras e cheiros. Com isso, os gatos acabam perdendo o interesse no acessório e, para evitar que voltem a atacar a mobília da casa, ele deve ser trocado toda vez que o felino passar a ignorá-lo, garantindo o alívio de seu estresse e as realizações das suas atividades naturais de cuidados com as garras.

***

Dicas de raça

O Destemido


Apesar dos mastiffs serem uma das mais antigas raças britânicas, seu descendente, o Bullmastiff, é provavelmente mais recente. Algumas referências ao Bullmastiff, ou de cruzamentos entre mastiff e bulldog, são encontradas em 1791. Mas não há evidências de que essa linhagem já existisse. A documentação histórica do Bullmastiff começa no final do século 19, quando caçadores sentiram a necessidade de um cão forte e corajoso que pudesse aguardar a aproximação do invasor em silêncio, atacar a partir de um comando e render o invasor sem machucá-lo. O mastiff não era rápido o suficiente, e o bulldog não era tão grande, então foram cruzadas as duas raças para criar o cão perfeito, que foi chamado de “cão vigia de caça noturno”. 

O Bullmastiff é gentil e tranquilo, um companheiro devotado e um cão de guarda. Ele não se deixa provocar facilmente, mas se estiver ameaçado ele é destemido. Ele é teimoso e não é fácil motivá-lo a agir contra sua vontade. Geralmente se dá bem com outros cães e animais da casa. Ele se dá muito bem com crianças também. O Bullmastiff precisa de um lar firme e amoroso. Ele não é indicado para donos mais frágeis ou tímidos.
 
 Precisa de exercícios todos os dias pra ficar em forma. Mas suas necessidades são moderadas, e ele fica feliz com longos passeios de coleira.