Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 03/01/2016
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal por Marcos Moreno

As histórias têm muito mais exemplos da fidelidade dos cães que dos amigos - Alexander Pope

Quem concorda?


O ano de 2016 começa com uma notícia no mundo pet que está causando polêmica em todo o planeta. Trata-se de clonagem de cães. Uma empresa sul - coreana está clonando cachorros com fins comerciais, cobrando a “bagatela” de US$ 100 mil dólares por animal clonado.  E pasmem, têm muitos clientes pelo mundo afora. Neste Natal, por exemplo, um casal britânico passou os dias de Noel por lá, onde foram pegar a sua “encomenda”, o clone de seu cão boxer, morto em junho por causa de um tumor. É aquela velha história: eles não queriam outro cão. Nenhum substituiria o velho Dylan.  Como se não houvesse possibilidade de amar outro animal. Surreal!!! É óbvio que não existe uma criatura exatamente igual outra, seja de que espécie for. Mas todas morrem um dia. Não dá para querer perpetuar um ser porque o amamos. Isto apenas para falar em tom muitíssimo raso sobre sentimento. Mas vejam a que ponto chega a carência e, eu diria a demência, das pessoas! A discussão não dá nem para passar do mundo pet, porque esse já é grande demais. A clonagem em si é tema para discussões infinitas, incluindo religiosidade, princípios e ética.  Mas, para ficar restrito apenas ao universo pet, não há como não falar dos tantos cães (a empresa é especializada em cachorros) nascendo a cada segundo, abandonados ou não. Clonar um é realmente coisa de doido. Gostaria muito de começar o ano com uma notícia sobre o fim definitivo do abandono de animais. Sobre resultados positivos de incontáveis campanhas de adoção e castração. Sobre criadores que cuidam muito bem de suas matrizes. Mas, infelizmente, ao contrário, começamos assim, falando de loucura. Claro que, só podia ser do ser humano. Quando perdemos um animal de estimação que amamos muito, instintivamente (na maioria dos casos) pensamos em não ter mais, porque gostávamos tanto daquele que morreu. Mas isto é uma reação normal. Sabemos que os cães são seres queridos e, basta conviver com um por uns dias para nascer aí uma nova paixão. Enfim, acredito que quando a ciência esbarra com sentimentos e provoca reações estranhas demais, esbarra também em Deus. Tudo tem limite, menos o amor, que pode ser distribuído para muitos cães, no caso.

***

Flash Pet


Esse galã é o Golias, um golden muito educado da Janaína e do Marcelo. A raça já é maravilhosamente dócil, e ainda com uma educação tão esmerada, ninguém resiste a seus encantos

“O sorriso de Judite”. Não é uma legenda perfeita para esta foto? Só falta essa garota linda da Danielle e do Marco Aurélio virar estrela de cinema.

Esse amor todo, declarado em letras grandes, é de toda a família da Marluce Rodrigues para a Fhiona, essa candura de pet. Com essa cara poderia ser menos querida? Claro que não.

***

Saúde Animal

Acupuntura veterinária é uma especialidade habilitada.


Já falamos sobre acupuntura. Renomado médico veterinário de Uberaba já assinou importante artigo nesta coluna sobre o tema. Agora recebemos a notícia da Assessoria de imprensa da Comissão de Ética e Bioética do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cebea/CFMV) sobre o assunto.

Sua origem perde-se no tempo. A Acupuntura Veterinária é a técnica aplicada aos animais, por médicos veterinários capacitados. E eles podem ser de qualquer espécie: cavalos, cachorros, gatos, coelhos...

Ao longo do tempo, a Acupuntura passou por várias fases, também chamadas escolas, com modificações e aprimoramento nos padrões da Medicina Tradicional Chinesa. 

“Ela considera as interações do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) Simpático e Parassimpático, manipulando-os para conseguir os resultados desejados”, explica a médica veterinária Ingrid Atayde, da Comissão de Ética e Bioética do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cebea/CFMV).

A médica veterinária afirma que a Acupuntura é indicada nos casos de reabilitação e dor, aguda ou crônica, e doenças que envolvam controle neurológico como as degenerativas: displasias, espondiloses, doença do disco intervertebral.

“Em alguns casos, a cirurgia pode ser evitada, mas é preciso uma análise precisa e cuidadosa do quadro, para não perder a chance de sucesso cirúrgico”, alerta Ingrid.

“É preciso entender que ela é um tratamento complementar, da mesma maneira que associamos fármacos, para o benefício mais rápido possível do paciente, associamos a Acupuntura...”

A Resolução CFMV nº 1051/2014 habilitou a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária para conceder o título de especialista em acupuntura veterinária aos profissionais interessados de acordo com os critérios da Resolução CFMV nº 935/2009.

O objetivo é garantir que os títulos de especialista sejam concedidos sob critérios rígidos e por instituições reconhecidas para que o serviço seja prestado pelos profissionais de Medicina Veterinária com excelência.

***

Pet Aventura

Viver o amor aos cães

 
Tivemos a grata satisfação em 2015 de termos em Uberaba o lançamento do livro “Viver o amor aos cães” de Ana Regina Nogueira. A própria autora esteve aqui para fazer o lançamento, cumprindo uma extensa agenda que incluiu eventos em todo o Brasil. O livro fala sobre a criação do Parque Francisco de Assis, em Lavras, e apresenta também relatos emocionantes de fantásticas vivências com cães resgatados. Essa foi uma grande aventura revelada por aqui em 2015.

“Às margens da BR 265 no km 341, em Lavras, Minas Gerais, Brasil, um matadouro de bovinos e suínos foi todo reformado para se tornar o Parque Francisco de Assis, a partir de agosto de 2010. Assim nasceu o canil ecumênico sem fins lucrativos conduzido por voluntários. Sua meta é ofertar amor incondicional aos reinos animal, vegetal, mineral e humano para minimizar o sofrimento do planeta. Tem seis funcionários e dois residentes-voluntários. Tocados por uma rede de luz, por aí passam milhares de visitantes e voluntários lavrenses, brasileiros de todos os estados e estrangeiros. Tanto os seres caninos, quanto os humanos são profundamente transformados pelo Parque Francisco de Assis/PFA, ou Parque, como é carinhosamente chamado. Participe!

No dia 21 de junho de 2010, a Prefeitura Municipal de Lavras cedeu por 30 anos um local à SLPA, através de um Contrato de Concessão de Direito Real de Uso. No local funcionava o matadouro municipal de bovinos e suínos. Toda a sua estrutura física foi reformulada e adaptada para receber os cães...

O artista espanhol Manoel Costa pintou um mural na Casa de Cura, um tríptico com um imponente São Francisco de Assis, símbolo da união entre os reinos da natureza.”

***