Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Amigo Animal

ACESSIBILIDADE: A A A A
Marcos Moreno 01/07/2016
Marcos Moreno
kikitomoreno@terra.com.br
Amigo Animal

“A lei de afinidade age em todos os níveis da natureza. Não somente entre os homens podemos notar que existem afinidades entre espíritos, mas até entre animais e pessoa isto pode ser percebido”- Marcel Benedeti

“Quando o Inverno Chegar...”

Desde que comecei a dedicar parte do meu tempo escrevendo em algum veículo ou ferramenta de comunicação (caso do blog) sobre animais,   sempre procuro profissionais que possam colaborar comigo na divulgação dos cuidados especiais que cada estação do ano exige que se tome em relação a eles. Desta vez a colaboração veio de Curtia, que é um exemplo de lugar onde as temperaturas despencam mesmo no inverno. O artigo é assinado pela médica veterinária Jueli Berger.

De acordo com a médica veterinária com ela, os animais que mais sentem frio durante o inverno são os cães com pelagem curta, entre eles os Pinschers, Dachshund (Linguicinha ou Cofap) e Chiuauas; e os cães que possuem pelos longos, mas que são tosados com lâmina baixa. “Como todos nós, os animais sofrem um pouco com o frio do inverno. Quanto menos pelos ele tiver, maior é a chance de que ele tenha algumas dificuldades para enfrentar essa fase do ano. Por esse motivo, os donos devem ficar muito atentos para garantir a saúde dos animais”, explica.

Quando tratamos dos cães, a especialista conta que os principais problemas de saúde são relacionados às bronquites, Tosse dos Canis (Gripe Canina) e, até mesmo, as graves pneumonias. Para deixar a saúde dos cachorros em dia, é fundamental, antes de tudo, que o dono certifique que o animal recebeu todas as vacinas necessárias. “Os cães precisam tomar, indispensavelmente, a vacina contra Gripe Canina. Esse é o primeiro passo para um inverno sem problemas. Já no caso dos gatos, a vacina essencial é a Quádrupla Felina”. Além disso, Jueli aconselha que os animais estejam sempre muito bem aquecidos. “Nesta estação, os donos podem abusar de roupas adequadas de lã, soft ou plush; cobertores; edredons; e, até mesmo, aquecedores de ambiente para os dias de inverno rigoroso”.

 Para completar, a médica veterinária Jueli Berger sugere que os donos de cães e gatos disponibilizem uma alimentação balanceada, baseada em rações de boa qualidade. “O inverno não exige uma mudança na alimentação dos animais, pois eles tendem a comer um pouco mais se acharem necessário. O que eu sempre falo para os donos é que os cães e gatos devem receber alimentos com qualidade comprovada. Isso vale para qualquer estação do ano”, completa a especialista.” (www.morenopetblog.com.br)

***

Flash Pet

Valentina, da Valéria Kazeoca, fez "xiquinhas" na cabeça para arrasar geral neste final de semana O Jack, da Adriana Afonso, está preparado para ser o galã da temporada junina. Olha só o lenço! Nina, da Valéria Viana, quer mais é ficar em casa, curtindo o "seu" pet.

***

Saúde Animal

Gestação Felina: veja os cuidados que se deve ter!


A gestação felina requer mesmo muito cuidados especiais. Naturalmente, a primeira coisa que se deve fazer depois de ter a confirmação que sua gatinha está prenha, é levá-la a um veterinário. Buscar toda informação é sempre muito importante, para poder entender melhor as mudanças provocadas nesse período. Não só o corpo da sua gata muda, o comportamento também.

A gestação da gata dura 63 dias em média e os primeiros sinais de gestão felina costuma aparecer após 30 dias. Mas são sinais sutis, difíceis de serem percebidos. O diagnóstico definitivo mesmo, só depois de 40 dias. Caso você desconfie que sua esteja prenha, observe os mamilos dela: a tendência é que eles estejam mais rosados e sensíveis. Algumas raças podem sofrer com enjôos e vômitos.

É comum que a gata fique mais sensível, carinhosa e carente, por isto, procure dar mais atenção. E não economize cafunés.  Uma boa forma de se preparar para o momento do parto, é ir arrumando um cantinho para ela se sentir à vontade na hora de parir.

É importante a atenção a uma alimentação especial. Elas sentem mais fome durante a gestação, então é preciso que um veterinário diga a quantidade sugeria de comida.  A maturidade sexual da gata chega por volta do quinto mês de vida dela, por isto, se você não quiser que ela seja mamãe, melhor castrá-la quando for possível. (www.morenopetblog.com.br)

 

***

Pet Aventura

A aventura de viver com uma celebridade


Como deve ser a vida de um pet de celebridade? Igual a de todos, porque animais não querem saber se seu dono ou dona, tutor ou tutora é rico e famoso. Eles querem mesmo é a amizade de seu dono, a confiança, a cumplicidade. E, felizmente, tem muitos famosos que participam e/ou promovem campanhas de proteção de animais, sejam eles domésticos ou selvagens. Há pouco tempo o príncipe da Inglaterra, William e a esposa Kate estiveram visitando a África e participando de uma campanha nesse sentido.

Pela curiosidade das pessoas que não são celebridades, listamos aqui alguns famosos que curtem os bichinhos:

Alessandra Ambrósio- A modelo Alessandra Ambrósio apareceu em público dia desses com sua maltês pintada de rosa e roxo.

Amanda Seyfried- A atriz tem verdadeira paixão pelo seu cachorro, inclusive declarou esse amor em uma entrevista a David Letterman “Eu sou obcecada pelo meu cachorro. Eu não faço nada além do que ficar com ele.”

Carmo Dalla Vecchia- O ator já teve um jabuti, um viveiro de periquitos e dois aquários gigantes. Agora, ele mora com apenas três cachorrinhos.

Ellen Jabour- Ellen é apaixonada por animais e está sempre caminhando pela orla da praia com Pluft, seu fiel escudeiro.

Fiuk- Gáia foi para casa do cantor com apenas 45 dias de vida e agora é integrante da família.

Gisele Bündchen- Gisele também é apaixonada por cachorro. Lua é uma de suas inseparáveis companheiras...

Isis Valverde- A atriz global Isis Valverde posando ao lado de sua gatinha.

Paris Hilton- A milionária Paris Hilton também não economiza quando o assunto é animal de estimação.

E finalmente Obama-  Bo nem imagina que seu dono é um dos homens mais influentes do mundo.