Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

 

JUSTA CAUSA – Procurador eleitoral regional Eduardo Morato não vê infidelidade partidária na mudança de partido por parte de dois vereadores de Uberaba

 

Infidelidade em pauta

Está na pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, de 18 de fevereiro, terça-feira, ação de infidelidade movida pelo Partido Social Liberal – PSL, contra o vereador vice-presidente da Câmara de Uberaba, Paulo César Soares. A legenda quer de volta a cadeira de vereador, por entender que China cometeu infidelidade partidária ao se transferir para o Solidariedade – SDD.

 

Os insatisfeitos

Instalado oficialmente em setembro de 2013, sob a liderança do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força – sindicalista/metalúrgico, de São Paulo, o SDD atraiu políticos de todas as esferas, que estavam descontentes com as legendas pelas quais foram eleitos. Eles lançaram mão da flexibilidade oferecida pela própria Justiça Eleitoral, que tem se manifestado a favor de mudanças extemporâneas, desde que sejam para partidos recém-criados.

 

Nem tão liberal

Em Uberaba, o novo SDD atraiu quatro vereadores – Paulo César Soares; o presidente da Câmara, Elmar Goulart; Samir Cecílio Filho, que deixou o PR; e o atual líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), Luiz Dutra, que deixou o PDT, e fundou o Solidariedade, que está sob sua presidência. O PSL também acionou a Justiça para ter de volta a cadeira de Elmar - cujo processo está concluso com o juiz relator Wladimir Rodrigues Dias. No caso de Paulo César Soares, a juíza relatora Alice de Souza Birchal já programou o julgamento para terça-feira.

 

Justa causa

As duas ações – contra China e Elmar, já receberam parecer da Procuradoria Regional Eleitoral/Ministério Público de Minas Gerais. Em ambas, o procurador Eduardo Morato Fonseca opina a favor dos vereadores, alegando justamente que a “criação de partido novo é uma das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária”, e que portanto, “não merece acolhida o pedido de decretação de perda de seu mandato”.

 

Acefalia

E vale lembrar que entre os partidos que aguardam definição de comando em Uberaba está o PSL – cujo diretório presidido por José Luiz Alves, venceu dia 23 de janeiro. Comentários extraoficiais dão conta de que o nome cogitado para presidir a legenda é o do vereador Kaká Carneiro, vice-líder do governo Paulo Piau na Câmara.

 

Acefalia 2

Também encontra-se sem comando local o Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB do senador mineiro e presidenciável Aécio Neves. Presidido por Luiz Cláudio Campos, o último diretório venceu em março de 2013, e apesar da importância da legenda no processo eleitoral de 2014, os tucanos permanecem no muro.

 

Jeitinho brasileiro

Nada menos do que 124 pessoas que se inscreveram para o último processo seletivo promovido pela Prefeitura de Uberaba para contratar professores ingressaram com recurso contra o indeferimento de suas inscrições. Motivo do indeferimento: elas não apresentaram os comprovantes de escolaridade exigidos para exercer as funções.

 

Moral da história

Os políticos que usam seus cargos para darem o famoso “jeitinho brasileiro” não estão sozinhos nesta empreitada.

 

Dinossauro

Pauta de votações da Câmara de Uberaba para dia 17 deste mês, segunda-feira, inclui projeto de autoria do Executivo que (re)cria o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, e faz uma série de adequações na lei anterior (de 1987) da Área Azul – que ainda fala, por exemplo, em “guardas do Probem e anotação em papel”.

 

Duas cores

A nova lei também prevê dois tipos de estacionamentos, com preços distintos, de acordo com o local e a necessidade de rotatividade. Famosa Área Azul agora vai se desdobrar em Área Azul e Área Vermelha. Área Vermelha terá “tempo máximo de permanência menor e mais oneroso”, e a Área Azul terá “tempo máximo de permanência maior e menos oneroso”.

 

Jesus toma conta!

Tramita na Câmara de Uberaba proposta de se criar um troféu para homenagear os profissionais da imprensa que se destacaram durante o ano – sendo um jornalista, um radialista e um representante das imagens. Encrenca pouca é bobagem!

 

Decisões

A semana que se inicia tem tudo pra ser show de bola pra Uberaba. É o que espera o prefeito Paulo Piau que aguarda, entre outras boas novas: a confirmação da presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na cidade, a seu convite; desdobramento no projeto do gasoduto Betim/Uberaba; sinal verde pro início das obras da fábrica de amônia, e por aí afora...

 

 

.