Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Enquanto isso, na rede...

Nem bem se livrou do perfil “Anderson Irônico” – obviamente criado por adversários/inimigos, eis que o ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro Anderson Adauto (PRB), tem mais uma pedra no sapato circulando Facebook afora. Agora, é o “Anderson Engraçadinho”. A exemplo do deletado “irônico”, o “engraçadinho” é recheado de comentários infelizes...

 

Olho em 2016

Em contrapartida, o perfil “Volta Anderson 2016” – obviamente mantido pelo próprio AA, está cada vez mais parecido com ele, inclusive no que se refere às críticas contra o atual governo municipal de Uberaba.

 

Captando

E por falar em 2016, pelo menos duas pesquisas estão circulando por aí, sobre as próximas eleições de prefeito. Neste caso específico, não há necessidade de serem registradas na Justiça Eleitoral, visto que a exigência se dá apenas em relação ao processo de 2014. Portanto, pode-se antecipar que AA não é o 1º colocado...

 

Vem aí...

E já que o assunto é pesquisa, o jornal Folha de S.Paulo – de credibilidade inquestionável, deve publicar levantamento fresquinho dia 22, sábado. Data de divulgação está no registro feito pelo instituto DataFolha, que vai ouvir, de hoje até dia 21 de fevereiro, 2.630 eleitores em todo o país, para saber a quantas andam as intenções de votos para presidente da República em 2014.

 

Variações

A principal questão levantada pelo DataFolha aborda que “alguns nomes já estão sendo cogitados como candidatos a presidente deste ano. Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?” Sete cartões com alternativas diferentes serão apresentadas ao entrevistado. 

 

Presidenciáveis

No total, são 14 nomes: Aécio Neves, Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Marina Silva, Lula, Joaquim Barbosa, Denise Abreu, Eduardo Jorge, Eymael, José Maria, Levy Fidelix, Mauro Iasi, Pastor Everaldo Pereira, Randolfe Rodrigues.

 

Sinal verde

Site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, está alertando que os partidos políticos, por meio de seus diretórios nacional e estaduais, estão autorizados pela legislação eleitoral a arrecadar, de imediato, recursos para a campanha eleitoral de 2014.

 

Contas bancárias

O texto diz ainda, que o TRE/MG encaminhou o ofício-circular às agremiações informando sobre a obrigatoriedade de abertura de conta bancária específica de campanha e emissão de recibos eleitorais para cada doação recebida. Detalhe: os candidatos e comitês financeiros só poderão arrecadar depois das convenções partidárias (que acontecem em junho) e registro na Justiça Eleitoral.

 

Evolução

E como já havia antecipado Bastidores, desde segunda-feira, dia 17, todos os 351 cartórios eleitorais de Minas Gerais passaram a usar apenas o Diário da Justiça Eletrônico para publicação de atos oficiais. Dessa forma, deixa de existir a afixação dos atos oficiais nas sedes dos cartórios, como acontecia antes.

 

Revelações

E pelas primeiras publicações no DJE, já dá pra se ter uma ideia do que vem por aí. Juízes eleitorais de Uberaba estão pedindo servidores “emprestados” de outros organismos públicos, alegando acúmulo de serviço e falta de pessoal.

 

Eleitores

Na última edição do DJE – desta terça-feira, dia 18, a chefe do cartório da 326ª Zona Eleitoral, Thelma Prado, comunica, por ordem da juíza Andrea Luíza, que se encontra disponível a relação dos eleitores daquela zona que tiveram deferidos e/ou

indeferidos seus títulos em decorrência das operações de alistamento, transferência, segunda via e revisão processadas no período de  1º a 15 de fevereiro de 2014. Partidos e eleitores têm prazos para conferir e contestar.