Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CAUSA JUSTA - Paulo César Soares foi “perdoado” pelo TRE, pois se mudou para um partido recém-criado

(In)fiel

Vice-presidente da Câmara de Uberaba, vereador Paulo César Soares (SDD) – China, foi absolvido, por unanimidade, da acusação de infidelidade partidária, pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG. Julgamento aconteceu na noite de anteontem, conforme antecipado com exclusividade pela coluna Bastidores.

 

Dose dupla

Ações de infidelidade foram movidas pelo Partido Social Liberal – PSL, contra Paulo César e o presidente da Câmara, Elmar Goulart, que deixaram a legenda no ano passado e se filiaram ao então recém-criado Solidariedade – o SDD. O processo contra Elmar está concluso com o juiz relator Wladimir Rodrigues Dias, e ainda não tem data marcada para julgamento.

 

Reforço

Já o processo que pretendia tirar o mandato de Paulo César Soares chegou ao julgamento com duas manifestações a seu favor. O procurador regional eleitoral Eduardo Morato Fonseca alegou que a “criação de partido novo é uma das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária”, e que portanto, “não merecia acolhida o pedido de decretação de perda do mandato”. A juíza relatora Alice de Souza Birchal despachou no mesmo sentido, e foi acompanhada pela Corte do TRE.

 

Reforço 2

Vale ressaltar que Elmar Goulart também já conta com uma manifestação em sua defesa. O mesmo representante da Procuradoria Regional Eleitoral/Ministério Público de Minas Gerais deu parecer, lembrando que, a “criação de partido novo é uma das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária.”

 

Recapitulando

Instalado oficialmente em setembro de 2013, o SDD atraiu políticos de todas as esferas, que estavam descontentes com as legendas pelas quais foram eleitos. Eles lançaram mão da flexibilidade oferecida pela própria Justiça Eleitoral, que tem se manifestado a favor de mudanças extemporâneas, desde que sejam para partidos recém-criados.

 

Bancada

Em Uberaba, o novo SDD atraiu quatro vereadores – Paulo César Soares; Elmar Goulart; Samir Cecílio Filho, que deixou o PR; e o atual líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), Luiz Dutra, que deixou o PDT, e fundou o Solidariedade, que está sob sua presidência.

 

Vale prevenir...

E o PDT – que era presidido por Luiz Dutra, ganhou nova comissão executiva provisória com vigência até 13 de maio de 2014, sob o comando de José Paulo Leão Júnior. O 1º vice-presidente é Arlindo José Gomes; o tesoureiro é Odelmo Santos Pinto; a secretária-geral é Ana Paula da Silva Freitas – e pra mostrar que a legenda quer se garantir, tem até um consultor jurídico: Diego José Matias Garcia.

 

CartaCapital

Vox Populi também registrou pesquisa sobre eleições presidenciais, com previsão de ser publicada dia 23. Ao contrário do DataFolha, que fez o registro antes de iniciar o levantamento, o Vox – segundo o registro, já ouviu 2.200 eleitores – entre 13 e 15 de fevereiro. Vai receber R$ 145,2 mil da Editora Confiança – que edita a revista CartaCapital.

 

Folha

E o jornal Folha de S.Paulo deve publicar levantamento fresquinho dia 22, sábado. Data de divulgação está no registro feito pelo instituto DataFolha, que está ouvindo até dia 21 de fevereiro, 2.630 eleitores em todo o país, para saber a quantas andam as intenções de votos para presidente da República em 2014.

HAJA SOLIDARIEDADE! – E a coluna também fecha a edição falando no SDD...A imagem foi enviada a Bastidores pela turma que não perde nadinha de nada, nem nos encontros realizados pelo setor rural... O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, posa ao lado dos “solidários” José Silva – deputado federal licenciado, secretário de Estado de Agricultura e principal liderança do SDD em Minas; do vereador e presidente do SDD/Uberaba, Luiz Dutra, e do presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro - Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes, que vem a ser o 1º vice-presidente do SDD/Uberaba