Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

GABINETE – Presidente das comissões permanentes de Participação Popular e dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, e do PRB/Uberaba, vereador Franco Cartafina, agita a Feira d´Abadia, neste domingo, com seu Gabinete Itinerante. É a sexta edição do projeto, que já passou pelos bairros Silvério Cartafina,  Alfredo  Freire,  Ponte  Alta,  Jardim Maracanã e na praça Rui Barbosa. O vereador recebe e anota as demandas da população para encaminhá-las aos setores competentes, e cobrar suas efetivações.

 

Paternidade

Por sua vez, o presidente das comissões permanentes de Saúde e Saneamento e de Assistência ao Servidor Público Municipal, vereador democrata Marcelo Machado Borges, não tem dúvida de que o programa Choque de Gestão anunciado esta semana pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) atende a requerimento de sua autoria. Até manda cópia de sua solicitação, encaminhada ao prefeito em fevereiro do ano passado.

 

Xô, burocracia!

DNA à parte, o Choque de Gestão será coordenado pelo chefe de Gabinete, Fernando Hueb, e se propõe a criar um novo modelo de gestão que permita o fim da burocracia e da ineficiência no serviço público municipal.

 

Denominação

Já o tesoureiro do SDD – Solidariedade, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu, vereador Samir Cecílio Filho, acha pouco a denominação “Mário Palmério” para o Hospital Universitário da Universidade de Uberaba – Uniube. Ele pediu que a Câmara de Vereadores mande requerimento ao reitor Marcelo Palmério, solicitando que a Uniube passe a se chamar Universidade Mário Palmério.

 

Justificativa

Samir Cecílio afirmou – e o presidente da Câmara, Elmar Goulart (SDD), assinou embaixo: “Mário Palmério foi o nome mais importante de Uberaba, seja no desenvolvimento econômico, seja na educação, seja na divulgação da cidade”.  Requerimento, em nome do Poder Legislativo, chega às mãos do reitor nos próximos dias.

 

Reiterações

E por falar em Samir Cecílio, ele ontem apresentou uma dezena de requerimentos em plenário – sempre acompanhados da expressão “reiterando”. Em outras palavras, o vereador deixou claro que seus requerimentos ao Executivo não estão recebendo retorno, e pior: teve até reiteração de requerimento à própria Câmara, como foi o caso da mudança de nome na Uniube.

 

Políticos e jornalistas

E já que o assunto é Câmara, Elmar Goulart e a diretora de Comunicação Social, jornalista Juliana Fidélis, receberam ontem, representantes da imprensa de Uberaba para a primeira edição do Café Parlamentar – que vai acontecer uma vez por mês. Os vereadores presentes ao encontro se dividiram entre elogios aos jornalistas e queixas sobre as dificuldades de se exercer a vereança.

 

Casa nova

Entre os vazamentos ocorridos ao longo do encontro informal, o líder do prefeito Paulo Piau na Câmara, vereador/presidente do SDD de Uberaba, Luiz Dutra, deixou escapar que o governo municipal está negociando uma área para instalar o novo centro administrativo – Prefeitura e Câmara de Uberaba, entre outros. Disse que o terreno deve ser adquirido através da Parceria Público Privada – PPP, e a preços bem mais em conta do que se possa imaginar...

 

Respeito é bom...

Aliás, o presidente aproveitou pra apresentar aos jornalistas o plenário da Câmara, que está em fase final de reformas. Venhamos e convenhamos: o povo de Uberaba merece um atendimento de alta qualidade. Não é porque é povo que precisa ser tratado com desdém...Plenário está ficando à altura de Uberaba, e quando o novo centro administrativo for colocado em funcionamento, o prédio da praça Rui Barbosa continuará contando a história da cidade.

 

Sem sustos

Notada e anotada a ausência do deputado majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), na festa de lançamento da candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga (PSDB), ao governo de Minas Gerais. Dizem as más línguas - e as boas também, que uma coisa é uma coisa...e outra coisa é outra coisa. MM estaria sim, mais do que nunca, na linha de frente de apoio à candidatura tucana.

 

Estratégias

E por falar em Pimenta da Veiga, ele vai receber o título de Cidadão Uberabense. Projeto é de autoria do seu colega tucano, vereador João Gilberto Ripposati, já está devidamente aprovado pela Câmara e só depende agora, da marcação de data estratégica para a solenidade especial.

 

De olho

Deputado estadual Adelmo Leão (PT) colocou sua assessoria pra acompanhar os encaminhamentos envolvendo a visita da presidente Dilma Rousseff a Uberaba para assinar a ordem de serviço do início das obras da fábrica de amônia/fertilizantes. Imprensa de Uberaba já recebeu pelo menos duas informações do escritório do deputado petista: uma, anunciando a data da visita da companheira de partido, e outra, anunciando que a data foi adiada.