Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

SAÚDE É O QUE INTERESSA - Prefeito Paulo Piau mostrou que está com a saúde em dia...Na manhã de domingo, não poupou pedaladas na inauguração da Ciclofaixa do Parque das Acácias (entorno do piscinão) e, depois disso, ainda circulou pelo centro da cidade

Pra todos os gostos
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, instituído pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, está oferecendo nada menos do que 5.769 vagas em Uberaba, neste ano de 2014. Para chegar a este número, a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ângela Dib, esteve pessoalmente em Brasília, DF, reivindicando a ampliação das vagas.

Qualidade
Os cursos são os mais variados, gratuitos, e ministrados por instituições de qualidade reconhecida: Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM; Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM); e o Sistema S - Senac, Senai, Senar, Sest-Senat. Reivindicações do governo municipal ao Ministério de Desenvolvimento Social podem render mais um tanto de vagas, a partir de abril.

Casa do Menor
Em sua estreia na assessoria de imprensa voluntária na Casa do Menor Coração de Maria, os alunos do 7º período de Jornalismo da Universidade de Uberaba/Uniube, lembram que a entidade está oferecendo cursos do Pronatec 2014. Ao todo, segundo eles, são 120 vagas divididas entre os cursos de manicure e pedicure; auxiliar de cozinha; auxiliar de pessoal; auxiliar administrativo; inglês básico e programador de web. 

Ajuda de custo
Os assessores voluntários explicam que os cursos têm duração média entre três e cinco meses e serão ministrados no turno da noite – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac, o IFTM,  e a UFTM. A idade mínima para participar é de 16 anos, e o Pronatec oferece auxílio-transporte e auxílio-alimentação. A Casa do Menor Coração de Maria funciona na rua Onofre de Quintino, nº 60, no Jardim Esplanada, e o telefone para informações é o 3315-0011.

Papo cabeça
Jornalista, cantora e escritora Ana Luiza Brasil retorna a Uberaba dia 13 de março, quinta-feira, para novos contatos na Alternativa Cultural, a partir das 19h30. Um ano atrás, no mesmo espaço, ela lançou o livro Um Papo Sem Cabeça. Desta vez, além de falar sobre a obra – que já é sucesso, Ana Luiza vai apresentar o show Eu Gosto de Ser Mulher. Hoje, morando em Florianópolis, SC, ela experimentou boa parte de sua vida em Uberaba, onde se formou em Jornalismo e fez história no extinto jornal Lavoura& Comércio. 

E tem jeito?!
Leitor da coluna manda e-mail pra contar que sua internet, pela CTBC, era devagar... quase parando. Mas, agora, que ele adquiriu um plano bem superior da Algar, sua internet está devagar... parando toda hora. 

Estatísticas
da dengue

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou ontem, em seu site oficial, o balanço da dengue em Uberaba relativo a 2013, e comparativos com 2014. Diz o levantamento que, no ano passado, Uberaba registrou 12.394 casos confirmados de dengue e 20 óbitos confirmados no mesmo ano. Em 2014 – segundo os números, Uberaba teve quatro casos confirmados da doença e nenhum óbito, até dia 13 de fevereiro.

Força-tarefa
O site também diz que, a Secretaria de Estado de Saúde enviou equipes de força-tarefa em três etapas, no ano passado: 24 de janeiro a 5 de fevereiro; 4 a 15 de março; 9 a 20 de setembro;  e uma força tarefa em 2014: de 21 a 31 de janeiro. Cada etapa – diz o material sobre Uberaba, “foi acompanhada de uma equipe de mobilização social que promoveu ações de orientação e distribuição de brindes à população.”

Investimentos
A página oficial fala ainda, em investimentos financeiros. Revela que, as quatro etapas de força tarefa custaram, aos cofres estaduais, R$ 378 mil. Além disso, em 2013, a Secretaria de Estado de Saúde implantou uma Unidade de Hidratação em Uberaba (para pacientes da dengue), cujo investimento foi de R$ 950 mil, e possibilitou o atendimento de 11.169 pacientes, o que – segundo as informações oficiais, corresponde a 90% do número de casos confirmados no município (12.394).

Fumacê da discórdia
Também foi divulgado ontem, o balanço sobre os veículos de UBV – o popular fumacê, que tanta encrenca já rendeu em 2014, entre a Secretaria de Saúde Municipal de Uberaba e a Superintendência Regional/Minas Gerais. Segundo o site, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou ao município de Uberaba em 2013/2014, até agora: seis veículos (janeiro de 2013); sete veículos (fevereiro); oito em março; oito em abril; sete em maio; três em outubro de 2013, e quatro em janeiro de 2014.