Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/03/2013
Bastidores
Bastidores
Agitos

1º secretário e presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio da Câmara Municipal, Franco Cartafina (PRB), teve um fim de semana dos mais agitados. Entre os agitos, ele assumiu a presidência do PRB Jovem de Minas Gerais, em solenidade na capital, Belo Horizonte, e distribuiu mais de 400 ovos de Páscoa em Uberaba, nos bairros Tutunas, Jardim Uberaba, Santa Marta, Serra Dourada, Jardim Canadá e proximidades. 

Polêmica...
Apesar do voto contrário do presidente 2013, Elmar Goulart (PSL) - antecipado por ele, ontem, em plenário, a Câmara de Uberaba pode alterar o horário de funcionamento das sessões. O horário atual - das 14h às 18h, tem exigido que os vereadores deixem o plenário para cumprirem outros compromissos agendados externamente. Sugestão de alguns é de que as reuniões passem a acontecer no período da manhã. 

...à vista
Aliás, a polêmica já começou ontem mesmo, quando a saída de vários vereadores - alguns para cumprirem agenda fora da Câmara e outros para resolverem questões internas, provocou falta de quórum para a votação de projetos. Depois de muitas reclamações, e retornos ao plenário, fez-se uma chamada extra pra conferir, e moral da história: tinha quórum, finalmente.

O umbigo de cada um
O vice-líder do prefeito e presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças da Câmara, Samuel Pereira (PR), chegou a ameaçar, com a retirada da pauta de ontem, projeto de sua autoria, que previa alteração no texto de homenagens. É que, em vez de discutir a matéria, os vereadores debatiam as ausências. "Está cada um discutindo o próprio umbigo" - resumiu Samuel. 

Elogio...
Lá se vão quase três meses de governo e as nomeações ainda estão entre as principais queixas enviadas aos jornalistas de Uberaba. Uma das despachadas ontem, para o e-mail da colunista de Bastidores, elogia a postura da primeira-dama Heloísa Nogueira de trabalhar no governo sem ser remunerada. Mas...

...e queixas
A mesma cidadã lamenta, por outro lado, que o prefeito Paulo Piau (PMDB) "esteja nomeando esposas e filhas de políticos que já ocupam cargos com altos salários". Enquanto isso, segundo ela, os aliados mais humildes "ou aguardam um chamado ou são nomeados com salários de matar de fome".

Assunto da hora
E depois de o leitor/eleitor Paulo Restivo ter divulgado cópia de correspondência enviada por ele ao prefeito, se queixando de que a fusão Azul/Trip está provocando prejuízos para Uberaba, ontem, foi a vez do cidadão Antônio Marques de Oliveira Neto manifestar sua insatisfação. "Reflexo, ou não, da fusão ocorrida entre as empresas aéreas, o fato é que, infelizmente, Uberaba acaba de perder sua ligacão com Brasília" - lamenta Antônio Neto, lembrando que os voos eram operados pela Trip e tinham escala em Uberlândia.

Cadê os políticos?
O reclamante cita outros voos cancelados e critica a ação política de Uberaba. Pelo jeito - segundo Antônio Neto, de nada adianta Uberaba ter representantes em postos-chave do governo federal e no parlamento, "se continua perdendo coisas básicas e que tornam a cidade menos atrativa para investidores". Paulo Restivo, na carta ao prefeito (repercutida nesta coluna), também havia se posicionado: "É um enorme retrocesso para Uberaba e região".

Estatísticas
Números antecipados com exclusividade, na semana passada, pela coluna Bastidores, deram conta de que, ao longo de 2012, Uberaba transportou 178 mil 056 pessoas, além de 10 mil 188 quilos de cargas. Nos dois primeiros meses de 2013, foram 22.827 passageiros e 1.054 quilos de cargas. Números são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - a Infraero.

Política&Políticos
Em sessão extraordinária marcada para hoje, a Câmara dos Deputados deve concluir a votação do projeto da mesa diretora, que cria 30 cargos para o PSD - partido que, em Uberaba, é presidido pelo deputado Marcos Montes. O texto principal já foi aprovado, mas - pasme!, o DEM e o Psol são contrários à criação desses cargos, e até obstruíram a votação na semana passada. Nada demais o Psol ser contra...O interessante é o DEM, de onde saiu a maioria dos fundadores do PSD, inclusive o próprio Marcos Montes.

Recapitulando
O PSD foi fundado em 2011 e elegeu 48 deputados - é a 4ª maior bancada da Câmara. No ano de fundação do partido, foram criados 66 cargos para a legenda, e houve um acordo para se criar outros cargos em 2013. Atual vice-líder do PSD na Câmara, o deputado de Uberaba, que ajudou a fundar a legenda, era presidente do DEM municipal.

Perguntar não ofende
Questão enviada por um leitor da coluna: "O que têm em comum os dois eventos políticos mais importantes, nas duas últimas semanas, em Uberaba, que não atraíram o deputado federal Aelton Freitas, do PR?"

Ausência
Enfim, procura daqui e procura dali, a única coincidência está no partido das duas principais personagens dos eventos citados pelo leitor: o governador Antonio Anastasia, que participou da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, que realizou encontro pra colher subsídios para os próximos dois anos, são do PSDB.


COELHINHO DA PÁSCOA - Franco Cartafina - a caráter, antecipa a Páscoa 2013, comemorada no próximo domingo, 31 de março, e faz a alegria da criançada, a exemplo do que já fazia antes de se tornar vereador