Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CINQUENTENÁRIO - Num tempo em que o idealismo perde espaço para a ganância, e a rede pública de saúde brasileira - incluindo em Uberaba, não consegue preencher suas vagas, vale render homenagens ao pediatra Benito Meneghello (foto), que dia 1° de março de 2014, completou 50 anos de trabalho na Beneficência Portuguesa. E ainda está lá, na ativa, “com a graça de Deus” - comemora a família. Pelas contas feitas por ele mesmo, Benito Meneghello já atendeu a mais de 25 mil recém-nascidos (ele acompanha partos) - entre filhos e filhos dos filhos...

The day after
Caixas de mensagens da colunista – na rede social e no correio eletrônico, estão lotadas de comentários sobre dois assuntos, em especial: a realização do carnaval de rua de Uberaba no Parque do Paço, e a notícia publicada no jornal “O Correio” – de Uberlândia, informando que a cidade vizinha terá seu aeroporto ampliado e transformado no primeiro multimodal de cargas do Brasil.

Explosivo
No que se refere ao carnaval de rua, o slogan “Gás Total” caiu mesmo, feito uma luva...Bombou em todos os sentidos: público recorde e muita polêmica. Quem foi, manda recados recheados de elogios para a segurança, o som, a organização...E quem ficou em casa, manda recados desaforados, daqueles que, no geral, não são publicáveis. 

Matemática
Obviamente, também existem os recados críticos, mas educados...enfim, com pedidos para que o prefeito Paulo Piau (PMDB) revise a decisão do local para 2015. “No mínimo três bairros sofreram quatro noites seguidas com o barulho. Por que a festa não pode ser realizada, por exemplo, no piscinão?” – questiona um. Outro faz as contas, e acha que Piau vai perder mais votos do que ganhar, com a localização do carnaval. 

Amigo da onça
Quanto à notícia sobre o aeroporto, todos os comentários são no sentido de questionar o que Uberaba está fazendo para melhorar as condições do seu próprio aeroporto, e, a grande maioria ainda critica a política da boa vizinhança decretada pelo atual prefeito de Uberaba. “Será que ele não percebe que Uberlândia nunca vai ser amiga de Uberaba? Que tudo não passa de enganação, pra dar golpes em Uberaba?” – refletem alguns, com a certeza de quem “nunca” erra.

Há controvérsias
Da assessoria do prefeito Paulo Piau vem a reação tranquila, de quem está por dentro dos acontecimentos conforme eles são verdadeiramente – incluindo nos bastidores. “É notícia requentada, com cara de novidade pra pressionar a quem de direito” – diz um assessor, considerando que “este é um direito que assiste a qualquer município que esteja correndo atrás de um projeto”.

Tecnicamente falando...
A pessoa próxima ao prefeito de Uberaba – e que por motivos óbvios não quer ter seu nome envolvido na encrenca, lembra que o aeroporto de cargas precisa de uma pista mínima de 3.500 metros, e não 2.000 metros como tem sido ventilado nas notícias da cidade vizinha. “Por isso, o prefeito Paulo Piau está lutando pelo aeroporto de cargas localizado entre Uberaba e Uberlândia, ao longo da BR/050, e onde será possível a implantação da infraestrutura necessária” – diz o assessor.

Memória
E pra completar, o aliado de PP diz que tem muita gente esquecendo – “ou fingindo que esqueceu”, de um detalhe importante... O município de Uberaba está em pleno processo de desapropriação no entorno do aeroporto da cidade, “justamente pra que o local seja ampliado”. O problema, segundo ele, é que “alguns uberabenses, às vezes por motivos políticos”, esquecem fácil, fácil das notícias boas sobre Uberaba...

Justiça... 
Sou crítica ferrenha da CTBC/Algar, e por isso mesmo, faço questão de dividir este acontecimento com os leitores da coluna – lembrando, inclusive, que a internet da minha casa está em nome do meu sobrinho, e que portanto, não existe a menor possibilidade de ter sido um atendimento pessoal/profissional, em razão da minha função de jornalista.

...seja feita!
Em pleno domingo, aniversário de Uberaba, liguei na assistência técnica pra reclamar de problema na internet. O técnico - super gentil, fez todos os testes pelo telefone, e depois de muitos liga e desliga equipamentos, ele concluiu que o modem havia pifado. 
“A senhora quer abrir uma ordem de serviço para eu mandar um técnico na sua casa?” - perguntou ele. Concordei, e já estava pensando em chamar um técnico particular esta semana, quando - vejam só!, tocou meu telefone. 
“Boa tarde. Aqui é o Douglas da Algar, e gostaria de saber se posso ir agora, na residência da senhora, para verificar o computador” - questionou.

Moral da história
Em pleno domingo, aniversário de Uberaba, o técnico da Algar esteve na minha casa, confirmou o problema com o modem, trocou e configurou o aparelho, e minha internet voltou a funcionar.

Política e políticos
Enquanto isso, o ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro Anderson Adauto (PRB) reúne os amigos e aliados para reforçar sua intenção de se candidatar a deputado federal em outubro de 2014 – ao contrário do que tem sido ventilado por aí: de que ele estaria de olho no cargo de deputado estadual.

As listas
Certeza real e verdadeira, o eleitorado vai ter mesmo, é ao final de junho, quando termina o prazo para as convenções que vão escolher oficialmente suas candidaturas. Só então, será possível fazer as listas com os nomes de todos os candidatos a cadeira na Câmara dos Deputados e a cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Na ponta da língua
Sir Sherlock Holmes – não aquele criado pelo britânico Arthur Doyle, mas sim, o conhecido investigador faro-fino que fez história na polícia e na política de Uberaba, e agora comanda a Regional de Polícia Civil de Araxá, Heli Andrade, deve ser candidato a deputado estadual pelo PEN. E segundo amigos muito chegados, ele já tem o discurso perfeito, nestes tempos de violência: em 2013 resolveu todos os 17 homicídios ocorridos na sua jurisdição.