Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NOTA 1.000 - Observado pela secretária Ângela Dib (Desenvolvimento Social), o prefeito Paulo Piau (PMDB) anuncia a conquista de quase 6.000 vagas para cursos dos mais variados segmentos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, bancado pelo governo federal, e ministrado por institutições da mais alta qualidade de ensino em Uberaba. Cursos são gratuitos e ainda oferecem auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Sem dúvida, uma das grandes tacadas dos últimos tempos. A foto é de Enerson Cleiton

Dias úteis (?)

Os bancos voltaram à ativa na Quarta-feira de Cinzas – dia 5 de março, mas o Instituto Nacional do Seguro Social/INSS/Ministério da Previdência (leia-se governo federal/União) entendeu – estrategicamente falando, que o 1º dia útil do mês seria na quinta-feira, 6 de março. 

Canga
Por aí, já dá pra imaginar a confusão que fizeram com os aposentados brasileiros – aqueles que trabalharam, trabalharam e trabalharam, e agora recebem uma merreca do INSS, e ainda por cima, frequentaram filas à toa, nestes dias inúteis pós-carnaval, já que a Previdência não depositou o dinheiro. 

Informações...
E o governo estadual anuncia melhorias no malfalado Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais/Ipsemg, inclusive em Uberaba. Diz que os investimentos envolveram obras de reforma física e melhores condições de trabalho para os funcionários e os beneficiários. 

...oficiais
Uberaba – de acordo com o governo, entrou 2014 com 21.966 beneficiários do Ipsemg, que contam com uma rede com 48 médicos, 21 dentistas, 14 clínicas, 12 laboratórios e seis hospitais credenciados. A presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, esteve em Uberaba, e anunciou que, em 2013, o Instituto apresentou equilíbrio nas finanças. 

Os Tomés
Professora que, vira e mexe tem dor de cabeça com o Ipsemg/Uberaba, soube das informações oficiais e tratou de jogar água fria: “Só vendo pra crer”. Prometeu à Bastidores que vai dependurar-se ao telefone para marcar consultas pelo Ipsemg, e verificar se houve mesmo alguma mudança pra melhor. 

Nostradamus
E como previu Bastidores – sem qualquer medo de errar, a próxima propaganda eleitoral gratuita do Partido Republicano Brasileiro/PRB de Minas Gerais terá duas presenças de Uberaba – e não apenas uma, como vinha acontecendo. 

Poderes
O ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro Anderson Adauto terá espaço na propaganda que será veiculada sábado, dia 8, em rede estadual, com inserções previstas para dias 20, 22 e 25 de março. Quem anuncia é o próprio presidente do PRB/MG, deputado federal George Hilton, em notícia enviada à imprensa.

Questão
de lógica

Até então xodó do comando do PRB/MG, o presidente do PRB/Uberaba, vereador Franco Cartafina – coordenador do PRB Jovem Estadual, não ficou de fora. Continua com espaço na propaganda eleitoral gratuita – mas, agora, sem reinar absoluto como antes. Vai dividir o microfone de Uberaba com o filiado mais recente, Anderson Adauto, que – na avaliação dos observadores atentos, não demora muito vai virar líder absoluto do PRB/Uberaba, do PRB/MG, e, sem exageros -, até do PRB nacional.

Filiados 2013
Uberaba se despediu de 2013 com 26.817 eleitores filiados em 32 partidos políticos – com o DEM na liderança (4.736 inscritos), seguido pelo PMDB (4.491). 

Filiados 2014
Perdeu dois filiados logo na entrada de 2014 - segundo as últimas estatísticas liberadas ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE. Agora, são 26.815 inscritos Um deles deixou o DEM, que ainda lidera com 4.735 filiados. Em 2º lugar, o PMDB continua tal e qual em 2013.

Alerta aos 
exagerados

Ministro do TSE, Admar Gonzaga, determinou ao Facebook Serviços Online do Brasil a retirada imediata da página na internet de conteúdo com propaganda antecipada de eventual candidatura do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a presidente da República nas eleições deste ano. A página que deve ser retirada do ar é “Eduardo Campos Presidente”, descrita como “Página criada para reunir as pessoas que querem Eduardo Campos concorrendo a presidente do Brasil em 2014”. 

Explícita
A propaganda eleitoral explícita pode ser feita a partir do dia 6 de julho – lembra o ministro Admar Gonzaga em sua decisão. Ele ressalta, inclusive, que a partir desta data a  propaganda eleitoral na internet poderá ser realizada, entre outras formas, “por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural”.