Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 08/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

VEM OURO POR AÍ – Janaína Pessato e José Carlos Chagas, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu, acabam de ser convocados para uma nova missão

 

Acionamento

Através de publicação na edição de ontem do Diário da Justiça Eletrônico, a Assessoria Técnica da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, está acionando o Partido Social Liberal/PSL de Uberaba, a “encaminhar novos recibos de anotações do SGipex, adequando a validade do órgão partidário e os mandatos dos membros”.

 

Acesso

É através do SGipex (chamado Módulo Externo), que os representantes das legendas podem enviar à Justiça Eleitoral, pela internet, os dados de constituição e alterações dos comandos partidários, além de fazer credenciamento e descredenciamento de delegados dos partidos. Em outras palavras: sem o registro no SGipex não tem como alguém promover alguma anotação no histórico do partido.

 

Sem comando

Vale lembrar que o PSL/Uberaba tinha diretório eleito e constituído até dia 23 de janeiro de 2014, quando a vigência terminou. Desde então, não se tem notícia de que o partido tivesse convocado convenção para eleger novo diretório, e nem que esteja sendo providenciada uma comissão executiva municipal provisória. Seu último presidente foi José Luiz Alves, e comentários de bastidores indicam que o cargo deve ser assumido pelo único vereador da legenda, Kaká Carneiro.

 

Moral da história

Tentaram fazer anotação de novo comando no PSL/Uberaba, mas esbarraram no paredão técnico do sistema da Justiça Eleitoral.

 

Só pra adoçar...

Também chama a atenção no Diário da Justiça Eletrônico de ontem, a convocação de um “advogado” para “devolver os autos de um processo” eleitoral de Uberaba, em 48 horas, “sob pena de decretação de busca e apreensão”. A publicação da Justiça Eleitoral mantém o nome do advogado em sigilo.

 

Gêneros

Se as eleições gerais de 2014 fossem hoje, Uberaba teria 215.379 eleitores aptos ao voto. É o que indicam as últimas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, especificando que a cidade possui atualmente, 114.834 mulheres em condições de votar – representando 53,32% do total. Os homens somam 100.330 (46,58%).

 

Indefinidos

Enquanto isso, outros 215 eleitores de Uberaba não informaram o sexo, de acordo com o TSE.

 

Dia “D”

Vale lembrar, entretanto, que, para votar nas eleições que acontecem em outubro – dia 5 no primeiro turno e dia 26 no segundo turno, a pessoa tem até dia 7 de maio para requerer sua inscrição eleitoral ou transferência de domicílio; e ainda, em caso de mudança de endereço no município, para pedir alteração do local de votação; e para o deficiente solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.

 

Livre arbítrio

Entre os eleitores de Uberaba, 28.651 têm direito ao voto facultativo – e portanto, não são obrigados a votar. São 314 eleitores com 16 anos de idade; 1.071 com 17 anos; 20.222 com idades acima de 70 anos. E ainda: 7.044 analfabetos.

 

Intrapartidarismo

E falando em eleições, a partir do dia 26 de maio os pré-candidatos podem fazer campanhas pela aprovação de seus nomes nos partidos políticos. É permitido a realização de propaganda intrapartidária – desde que não se use rádio, televisão e outdoor.

 

Escolhas

Os nomes escolhidos pelos partidos serão oficializados em convenções que acontecem entre 10 e 30 de junho. Além de confirmar os candidatos a presidente da República (e vice), governador (e vice), senador (e suplente), deputado federal e deputado estadual, os partidos terão este período para a deliberação sobre coligações. A partir de 6 de julho fica liberada a propaganda explícita dos candidatos homologados nas suas respectivas convenções partidárias.

 

Anúncios...

Por enquanto, os pré-candidatos não podem fazer campanha explícita, mas podem – e devem, anunciar suas pretensões em entrevistas à imprensa. É o que está fazendo o 1º secretário da Câmara de Uberaba, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que anunciou ontem, sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

...e bastidores

E se o anúncio público provoca uma certa surpresa, o mesmo não acontece nos bastidores das várias esferas do PSDB. Ripposati admite que, já em 2012, comunicou sua pretensão ao senador e hoje presidente nacional do PSDB, e candidato a presidente da República, Aécio Neves, quando ele esteve em Uberaba. Conta ainda, que fez o comunicado também ao presidente do PSDB/MG, deputado federal Marcus Pestana.

 

Para-atletas

Governo mineiro informa que o Comitê Paralímpico Brasileiro já definiu a delegação que representará o país nos Jogos Para-Sulamericanos, no Chile. De Minas Gerais, serão dez atletas, entre profissionais da área técnica e médica e um calheiro-ajudante do atleta que, na modalidade adaptada, segura a calha por onde a bola é lançada. A competição será realizada entre 26 e 31 de março, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Estádio Nacional do Chile.

 

Prata da casa

Entre os atletas convocados, estão uberabenses, incluindo a técnica e o campeão de bocha, Janaína Pessato e José Carlos Chagas de Olvieira. O Brasil será representado por 81 atletas, além de cinco atletas-guias e calheiros, que disputarão medalhas em sete modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.