Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/03/2013
Bastidores
Bastidores
Pelos ares (Capítulo 5)

Quem pede providências hoje, através da coluna Bastidores, para a situação dos voos de Uberaba, é Letícia Gomes Guimarães Costa. "Realmente, é uma vergonha essa questão!" - desabafa ela, reforçando que a fusão Azul/Trip só trouxe prejuízos para a cidade. A exemplo de Paulo Restivo, que mandou cópia de correspondência enviada ao prefeito, e de Antonio de Oliveira Neto, que questionou a ação política em torno do assunto, a nova reclamante não se conforma com a retirada de voos, principalmente com destino a Brasília.

Perseguição
O Aedes não está dando trégua para os uberabenses... O 2º secretário da Câmara de Uberaba, Paulo César Soares (PSL), devolveu os recursos relativos a duas diárias em Belo Horizonte - onde cumpriu agenda ao lado dos colegas Edmilson Ferreira (PRTB) e Samuel Pereira (PR). Motivo da antecipação do fim da viagem de Paulo César à capital: a filha pegou dengue... em São José do Rio Preto, SP, e ele correu pra lá.

SOS
Moradora do Parque São Geraldo pede espaço na coluna Bastidores pra se queixar do descaso com que - segundo ela, a praça Custódio Guimarães está sendo tratada. "É um local amplo, onde as mães gostam de levar seus filhos para brincar, e onde, também, os adultos de bem gostam de praticar atividades físicas" - afirma. Entretanto, de acordo com a moradora, a praça tem sido usada por usuários de drogas, não oferecendo a menor tranquilidade e segurança para as famílias.

Vai render...
Gerente-Geral da Caixa Econômica Federal, Airton Sergio de Assis – presente na sessão plenária da Câmara de Vereadores, ontem, foi curto e grosso: “A Caixa não indica os nomes dos beneficiados com moradias do ‘Minha Casa Minha Vida’; quem indica, no caso de Uberaba, é a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande; a Caixa não muda nem a ordem da lista”.

Sonho ou pesadelo?
De outro lado, o vereador novato Ismar Vicente (PSB) e o veterano Marcelo Machado Borges (DEM) estão tentando entender as razões de tantas unidades habitacionais estarem vazias, e querem apurar responsabilidades na prática de transferência das casas – seja por aluguel ou por venda. Ainda na semana passada, o JU divulgou reportagem com mutuários de vários conjuntos, reforçando a preocupação e pedindo que as denúncias sejam apuradas.

Ovo de Páscoa (Surpresinha)
Atualmente com dois partidos sem comando - PDT e PSDC, Uberaba está perto de ver mais uma vigência encerrada. Trata-se do diretório municipal do PSDB - presidido pelo engenheiro e estatístico Luiz Cláudio Campos. O comando eleito em convenção se encerra domingo, 31 de março, e, portanto, em plena Páscoa. Alternativa A) Diretório pode ser prorrogado pelo comando estadual; Alternativa B) Diretório pode dar lugar a uma Comissão Provisória; Alternativa C) Nenhuma das anteriores...

Premonição
Enquanto isso, peemedebistas históricos admitem que perderam a esperança de ver, já nos próximos meses, seu partido voltar a ser comandado por um diretório eleito em convenção. Já tem gente apostando que o PMDB/Uberaba vai enfrentar as eleições de 2014 com uma executiva provisória articulada apenas pelos vitoriosos de 2012. A atual provisória, presidida por Eduardo Palmério - aliado do prefeito Paulo Piau, tem vigência até 7 de abril de 2013. Ou seja, tem apenas mais sete dias de "vida". Alternativa A) Comissão provisória será prorrogada...

Isonomia
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, tenta sensibilizar o prefeito Paulo Piau a decretar ponto facultativo amanhã, véspera da Sexta-Feira da Paixão. Em ofício protocolado ontem, no gabinete do prefeito, os sindicalistas lembram que a quinta-feira da Semana Santa sempre foi ponto facultativo na Prefeitura de Uberaba, e destacam que a Câmara e as escolas estaduais e municipais não vão trabalhar amanhã.

Parceria
Vem aí uma bela de uma parceria: Rádio Vitoriosa - sob o comando do jornalista Walter Farnezi, e JORNAL DE UBERABA (JU). Pra não perder...

Tudo explicadinho...
Coordenadora-Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - SindUte/MG, Beatriz Cerqueira, desembarca em Uberaba dia 3 de abril para participar de seminário promovido pela diretoria local. Em pauta, tudo que está na legislação sobre salários dos professores. Evento acontece na sede do Sindicato dos Bancários (rua Governador Valadares, 450), às 18h.


VISITA ESPECIAL - Fundador e diretor-presidente do JORNAL DE UBERABA (JU), jornalista Fabiano Fideles (à direita), recebeu, ontem, a visita de um leitor especial: Hermany de Andrade Santos. Ele foi o primeiro cliente e primeiro assinante do jornal. "Foi com muita alegria que recebi a visita da primeira pessoa a demonstrar, na prática, sua confiança no nosso projeto" - afirma Fideles. O JU foi lançado dia 7 de setembro de 1986. (Foto: Enerson Cleiton)