Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

DE ORELHA A ORELHA -  Difícil saber quem estava mais feliz na inauguração do Mário Palmério Hospital Universitário da Universidade de Uberaba/Uniube, esta semana: se o reitor, investidor e dono da instituição, Marcelo Palmério, ou se o prefeito Paulo Piau, que, por sinal, são companheiros de PMDB, aliados e parceiros incondicionais, e agora estão rindo à toa com 220 leitos a mais na rede de Saúde de Uberaba. Motivos à parte – cada um com os seus, o certo é que o evento de inauguração foi pequeno pra eles, segundo revelam as lentes do repórter-fotográfico Enerson Cleiton

Sem mudança
de humor

Delegado-geral de Polícia Civil – servidor de carreira Heli Geraldo de Andrade se diz tranquilo, com a consciência do dever cumprido e sem qualquer rancor em relação aos acontecimentos que o envolveram nos últimos dias. Assim, sem mais nem menos, ele simplesmente foi exonerado, pela Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, do comando da Delegacia Regional de Segurança Pública de Araxá/MG. 

Sem mudança 
de rumo

Uma coisa é certa: independente do motivo real da exoneração (que se imagina, seja político...), o delegado-geral, uberabense da gema, que exerceu funções de policial e de vereador em Uberaba, garante que continua firme e forte na ideia de se candidatar a deputado estadual pelo Partido Ecológico Nacional/PEN. 

Sem mudança 
de base

Heli Andrade – que sonhava em ser Regional de Uberaba (sem sucesso) antes de ser promovido para Araxá, revela que nunca deixou de ver sua cidade natal como a principal base de sua vida – pessoal, profissional e política. Em outras palavras, ele reforça que terá Uberaba como uma de suas principais bases na campanha eleitoral de 2014.

Venha a nós...
E por falar em ex-vereador, é surpreendente os sentimentos antagônicos que a Câmara Municipal desperta em muita gente. Vários dos que xingam os vereadores, aqui e acolá, e, em especial nas redes sociais, buscam respaldo no plenário do Legislativo quando se envolvem com alguma causa – seja ela, animal, vegetal ou mineral.

Sirene
E já que o assunto é a Câmara, vale lembrar que, anteontem, quem esteve por lá foi a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – SindUte/Uberaba, Maria Helena Gabriel. Ela usou a tribuna para pedir apoio para a luta dos professores estaduais – e aproveitou pra denunciar que a merenda na Escola Estadual Professor Chaves para os alunos do ensino médio se restringe a feijão. O vereador Kaká Carneiro (PSL) não teve dúvida: “Gostaria de dizer que vou lá, na escola, verificar esta situação absurda”. 

Moral da história
Nesta altura do campeonato, a escola já deve ter providenciado arroz. Né?

Livre, leve e solto
Julgada dia 18 de fevereiro e publicada dia 6 de março no Diário de Justiça Eletrônico, a ação movida pelo Partido Social Liberal/PSL contra o vice-presidente da Câmara de Uberaba, Paulo César Soares, transitou em julgado. Com isso, o vereador está definitivamente livre da acusação de infidelidade partidária por ter se transferido para o novato Solidariedade/ SDD. Pedido do PSL para que o vereador perdesse o mandato está indo diretamente pro arquivo.

Questão
de tempo

Enquanto isso, a ação movida também pelo PSL – com o mesmo objetivo, contra o presidente da Câmara, Elmar Goulart, continua tramitando no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG. Entretanto, levando em conta que o mesmo TRE absolveu Paulo César Soares, por unanimidade, o resultado deverá ser o mesmo para Elmar, que já tem o parecer favorável  do procurador Regional Eleitoral/Ministério Público Estadual,  Eduardo Morato Fonseca.

Justa causa
Alegação da Procuradoria Regional e da Corte do Tribunal é de que “a criação de partido novo é uma das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária”, e que, portanto, “não merecia acolhida o pedido de decretação de perda do mandato”. 

Recapitulando
Instalado oficialmente em setembro de 2013, o SDD atraiu políticos de todas as esferas, que estavam descontentes com as legendas pelas quais foram eleitos. Em Uberaba, a legenda conquistou quatro vereadores – Paulo César Soares; Elmar Goulart; Samir Cecílio Filho, que deixou o PR; e o atual líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), Luiz Dutra, que deixou o PDT e fundou o Solidariedade, que está sob sua presidência. 

Ligado
E por falar no TRE, o deputado estadual e presidente do PMDB/Uberaba, Tony Carlos, está tentando convencer o Tribunal a liberar o ônibus “TRE AQUI” para divulgar a campanha “Se Liga 16” em Uberaba. Lançado anteontem, em Belo Horizonte, o projeto pretende incentivar a participação dos jovens de 16 e 17 anos nas eleições deste ano. O ônibus é adaptado para tirar, transferir ou regularizar título de eleitor. Vale lembrar que o prazo para esses procedimentos vai até o dia 7 de maio, pra quem deseja votar em outubro de 2014.

1º de abril
Tony Carlos também esteve com o governador Antonio Anastasia (PSDB), assim que ele anunciou que vai deixar o governo dia 4 de abril para se engajar na campanha presidencial de Aécio Neves, seu colega de legenda, e para se candidatar – ele próprio, a senador. O deputado estadual queria garantia de que o governador vai cumprir o compromisso de visitar Uberaba dia 1º de abril para falar sobre o gasoduto Betim/Uberaba. E de quebra, convidou Anastasia para confirmar a transferência do Quartel do Corpo de Bombeiros de Uberaba para o prédio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG.