Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ÚLTIMOS AJUSTES  -  Presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, e o novo presidente do PSDB/Uberaba, Maurício Cecílio, se reuniram em Belo Horizonte para os acertos finais sobre o encaminhamento do tucanato uberabense

 

Tucanato

Perto de completar um ano sem comando – desde que venceu o mandato do último diretório, o Partido da Social Democracia Brasileira/PSDB de Uberaba acaba de oficializar sua nova composição. Com vigência até 31 de março de 2015, foi publicada ontem, a Comissão Executiva Municipal Provisória, confirmando-se, inclusive, as informações antecipadas de que a presidência ficaria com o engenheiro e atual vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado – INDI/MG, Maurício Cecílio.

 

Composição

A executiva provisória – fruto de longas articulações entre as lideranças municipais e estaduais da legenda, traz ainda, em sua composição: o ex-presidente do último diretório, engenheiro e estatístico Luiz Cláudio Campos – secretário; outro engenheiro, Luciano Lopes Veludo – tesoureiro; e também: o único vereador do partido em Uberaba, João Gilberto Ripposati, que recentemente anunciou a intenção de se candidatar a deputado estadual; Thiago Brasil Tiveron – ligado à ala jovem da legenda; e duas mulheres, Elci de Azevedo Caixeta e Vânia Célia Ferreira.

 

Eleições 2014

Demora do PSDB em definir o comando da legenda em Uberaba provocou expectativas entre aliados e opositores. Afinal, trata-se da legenda que abriga candidaturas importantes: do seu presidente nacional, senador Aécio Neves à sucessão da petista Dilma Rousseff; do ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, à sucessão do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; e do próprio Anastasia a senador da República.

 

Na mira

Com 882 filiados, o PSDB/Uberaba reforça, a partir de agora, a busca por novos filiados – segundo disse ontem a Bastidores, o presidente Maurício Cecílio. Mas, o que mexe mesmo, com as lideranças da legenda, não é a participação no ranking de filiações, mas sim, a posição de Uberaba no ranking do eleitorado. Se as eleições fossem hoje, Uberaba teria 216.104 eleitores aptos ao voto.

 

Impressionante

Um tanto quanto ainda desconhecido do grande público, o candidato a governador de Minas Gerais não provoca o menor sintoma de intranquilidade no novo presidente do PSDB/Uberaba. Usando expressões tipo “impressionante”, “ótima receptividade”, “crescimento”, “coesão” e “organização”, Maurício Cecílio diz não ter dúvida de que Pimenta da Veiga tem todos os predicados para vencer as eleições. Citou, inclusive, exemplos de vários políticos – nas esferas municipal, estadual e federal, que, de desconhecidos no início das campanhas, saíram vitoriosos nas eleições.

 

Nostradamus

Sobre pesquisas recentes apontando uma vitória de Dilma Rousseff no 1º turno, Maurício Cecílio lembra que as pesquisas indicam situações de momento, e, ainda assim, com informações diferenciadas. “Não tenho dúvida de que o senador Aécio Neves vencerá as eleições” – prevê ele. A própria Dilma, segundo ele, não tinha força eleitoral quando foi lançada pelo ex-presidente Lula.

 

Articulações

E voltando às filiações, o PSDB pode ser o novo abrigo do advogado Alexandre Pires, que acaba de se desfiliar do PMDB, legenda que ajudou a fundar e da qual foi presidente. Em entrevista à colunista, o peemedebista histórico disse que "cansou".         

 

Rebeldia

Um dos líderes do movimento que tentou impedir a candidatura do então deputado federal Paulo Piau a prefeito de Uberaba, em 2012, Alexandre - a exemplo do restante do grupo, foi afastado da legenda pela intervenção bancada pelo comando estadual, que apoiou a candidatura de Piau.

 

Batalha perdida

Desde o resultado das eleições, ele vinha tentando um acordo com o grupo que comanda a legenda, e com o prefeito, para retornar às atividades oficiais do PMDB/Uberaba. Não conseguiu acordo, e seu nome só foi incluído no diretório eleito recentemente, porque, de acordo com o estatuto da legenda, os ex-presidentes são integrantes natos da direção.

 

 

Utilidade pública

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, procura familiares de Paulo Pereira Freitas, nascido em 27 de novembro de 1961, filho de Maria José Pereira e Antônio Glicesio Freitas.

O paciente deu entrada no HC dia 17 de março, vítima de atropelamento, trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu.

Já recebeu alta médica, mas não pode ser liberado porque demonstra estar confuso e aparenta ter deficiência auditiva.

O Serviço Social do HC já procurou conhecidos do paciente e entrou em contato com a Abordagem Social, mas não encontrou registros. Mais informações podem ser conseguidas junto aos assistentes sociais do hospital, através dos telefones 3318-5127 e 3318-5232. (Da Assessoria de Imprensa do HC/UFTM)