Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ELAS FAZEM E ACONTECEM – Dale Fonseca e Silva Nunes – presidente da Oasis, que presta assistência a crianças vitimadas pelo câncer e suas famílias, inaugurou salão e quadra esportiva na entidade, com a presença de Heloísa Piau (Foto: Enerson Cleiton)

Luz própria
Fonte segura de Bastidores garante que a primeira-dama Heloísa Piau está prestes a assumir um projeto social da maior amplitude. Incansável – apesar de voluntária, Heloísa tem surpreendido a todos com quem ela convive. Não deu outra: de mamando a caducando, a turma que tem voz e voto no governo municipal sugeriu – e conseguiu do chefe Paulo Piau (PMDB), o sinal verde para colocar o projeto em ação.

Impacto
Supremo Tribunal Federal – STF, tomou uma decisão ontem, que, aparentemente, não vai fazer bem à campanha do senador Aécio Neves (PSDB) a presidente da República. Os ministros derrubaram a Lei 100 (da época em que Aécio era governador de Minas),  que efetivava cerca de 98 mil servidores estaduais da educação não concursados. Não faltaram críticas contra a lei, que, de acordo com a unanimidade dos ministros do STF, simplesmente atropelou a Constituição Federal. Agora, é esperar os reflexos na campanha eleitoral de 2014.

Mui estranho...
Sem comando desde 23 de janeiro de 2014, o Partido Social Liberal/PSL de Uberaba anda mui estranho...A última aparição aconteceu no Diário da Justiça Eletrônico, quando a Assessoria Técnica da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, acionou a legenda para que fosse regularizada sua situação junto ao SGipex - chamado Módulo Externo.

Quem bate?
Alguém que não se sabe quem, tentou fazer anotação de um novo comando, mas esbarrou no paredão técnico do sistema da Justiça Eleitoral – que quer saber quem está falando pela legenda em Uberaba. Detalhe: É preciso estar regular no SGipex para que os representantes das legendas enviem à Justiça Eleitoral, pela internet, os dados de constituição e alterações dos comandos partidários.

Suspense
Único vereador ainda na legenda – que elegeu três em 2014, Kaká Carneiro deixa claro que não é dele a tentativa de anotar um comando no sistema do TRE. De acordo com sua assessoria, o vereador aguarda manifestação por parte do presidente estadual, Agostinho Neto, e ou do ex-presidente José Luiz Alves, sobre o destino do PSL/Uberaba. Em outras palavras, está que nem barata tonta.

Opostos
Uma coisa é certa: algumas coisas não se coadunam no PSL/Uberaba. Por exemplo: Kaká Carneiro é o vice-líder do prefeito Paulo Piau na Câmara Municipal, e portanto – querendo ou não, é aliado e defensor do governo. Se ele aguarda uma definição do ex-presidente, isso significa que José Luiz ainda dá as cartas ou parte das cartas. E José Luiz é o primeiro-amigo do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), que é hoje, sem dúvida, o principal adversário político de Paulo Piau.

Prata da casa
Uberabense Mauro Sérgio de Melo assumiu a coordenação da recém-criada Comissão de Integração Sindical do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. Objetivo da nova representação – segundo Marco Aurélio de Almeida, presidente do CRC/MG, é promover a integração entre as entidades sindicais do setor e o próprio CRC, para o desenvolvimento de ações conjuntas visando a se obter maiores benefícios para a categoria. “A escolha do meu nome fortalece Uberaba e a região” – comemora Mauro Sérgio. 

Fervura
Audiência pública solicitada pelo vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, agitou ontem, a Comissão Permanente de Minas e Energia – da qual ele é 1º vice. Objetivo foi discutir os impactos da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo que obriga as concessionárias de energia a devolver aos consumidores valores que teriam sido cobrados a mais nas contas de energia.

Controvérsias
De um lado, estavam o governo federal, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, e as empresas concessionárias de energia elétrica contestando a proposta, e, de outro lado, do outro, os órgãos de defesa do consumidor. No centro da polêmica os deputados procuraram acalmar os ânimos: “A situação precisa ser analisada com cautela”. 

De passagem...
Pré-candidato a governador de Minas pelo PSDB, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, faz voo rasante em Uberaba, nesta sexta-feira, dia 28, Não se trata da caravana de campanha, mas sim, de cumprir compromissos com aliados - cujos nomes não foram divulgados. Pimenta aproveita para conceder entrevista coletiva à imprensa, marcada para acontecer na Câmara Municipal (ainda sem horário definido). 

Gasoduto...
Diante de tanto disse-me-disse – como sempre acontece em Uberaba também, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) colocou um ponto final nas dúvidas sobre o gasoduto Betim/Uberaba passar, ou não, por Uberlândia. Em entrevista ao jornal Correio de Uberlândia – publicada anteontem, o governador disse que o gasoduto vai sim, passar por Uberlândia.

...na vizinhança
Segundo Anastasia, “o projeto executivo já está sendo licitado pela Gasmig até Uberaba, com previsão do ramal até Uberlândia. Será um gasoduto mineiro. Dentro de dois anos estará tudo pronto até Uberaba e, em seguida, ocorre o desdobramento. Esse é um grande compromisso que deixamos em andamento”, disse o governador, que se desincompatibiliza dia 4 de abril para se candidatar a senador.