Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

COMPANHEIROS - Assessoria de imprensa da Universidade de Uberaba – Uniube, trata de sair a campo para defender o professor/advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso, recém-exonerado pelo prefeito Paulo Piau da Controladoria-Geral do Município

 

Nota extra
Em meio a uma série de motivos nada abonadores para alguns integrantes da recente lista de exonerados pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), a Universidade de Uberaba – Uniube, cuida de defender os seus. Assessoria de imprensa da instituição explica que o professor/advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso deixou a Controladoria-Geral do Município “para se dedicar a questões profissionais, especialmente às ligadas à advocacia e ao trabalho pertinente aos projetos legislativos”...

Defesa
Diz ainda, que o prefeito não poupa elogios ao ex-secretário, “manifestando respeito e admiração por ele”, inclusive deixando explícito que pretende “contar com o trabalho dele em projeto futuro, que delegará a um grupo integrado por pessoas de sua absoluta confiança”. Portanto – diz a nota, “sua exoneração não tem relação com questões administrativas e ou com atos de ilegalidade ou corrupção”. 

Sem retoque
Especialista e mestre em Direito Empresarial e coautor, junto com o deputado federal Marcos Montes (PSD), do projeto de lei que criou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli, Paulo Leonardo Vilela merece a defesa da Uniube, apesar de não ser necessária, visto que não tem nadinha de nada que o desabone no governo municipal.

Não é mera 
coincidência

A partir de agora, será assim: se vem um lado, vem o outro também... O ex-prefeito e ex-ministro das Comunicações – do governo Fernando Henrique Cardoso, pré-candidato a governador de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, fez voo rasante ontem, em Uberaba. Da parte do PT/PMDB, desembarcou o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, o petista Miguel Rossetto, que não é tão novo assim, já que ocupou o mesmo cargo durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A volta
E por falar em retorno, quem também está de volta é o ex-vice-prefeito José Elias Miziara, que assume, por enquanto, a assessoria especial em comércio exterior da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Vai comandar a futura Secretaria Municipal de Obras, a ser desmembrada da Secretaria de Infraestrutura – cujo atual titular, Roberto Oliveira, vai administrar a futura Secretaria de Serviços Urbanos. Zé Elias já foi secretário de Obras e também presidiu o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau.

Movimentos
Enquanto isso, o ex-prefeito, ex-ministro e ex-deputado federal Anderson Adauto também batalha pra voltar...Em nota distribuída para a imprensa ontem, o PRB de Minas Gerais anunciou que “deu a largada rumo às eleições de outubro, com a realização de seu primeiro encontro regional do ano, abrangendo as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte”. As fotos que ilustram o release revelam a presença de Anderson à mesa do encontro. “O ex-ministro Anderson Adauto foi um dos destaques do evento” – diz o título da matéria, que o aponta como pré-candidato a deputado federal.

Boa vizinhança
Prefeito Paulo Piau buscou na Câmara seu novo secretário de Administração, que vai substituir Carlos Bracarense: o servidor de carreira e atual procurador-geral do Legislativo, Rodrigo Souto.

Exclusividade
E por falar em governo, conforme a colunista antecipou, com absoluta exclusividade, em Bastidores e no seu blog Conta-Gotas...Notícias, na edição de 25 de março, terça-feira, o novo titular da Secretaria Municipal da Fazenda é o economista, advogado e contabilista Alaor Vilela – que comandou a comissão indicada pelo prefeito Paulo Piau para fazer a transição de governos (dezembro 2012/janeiro 2013).

Mundo humano
Pesquisa realizada entre maio e junho de 2013 e divulgada anteontem, em seu site oficial, pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea (www.ipea.gov.br/portal), revelou que 91% dos brasileiros defendem, totalmente ou parcialmente, a prisão para homens que batem em suas companheiras. Mas, não se animem os conscientes...

Roupa suja
Quase três quintos dos entrevistados, 58%, responderam que “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”. Quando a questão é se “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”, 63% concordaram, total ou parcialmente. Da mesma forma, 89% dos entrevistados concordaram que “a roupa suja deve ser lavada em casa”; e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Culpadas
Rafael Osorio, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, explicou que outras formas de violência estão sendo percebidas pela população. “Existe atualmente uma rejeição da violência física e simbólica – xingamentos, tortura psicológica –, no entanto, 42% das pessoas acreditam que a mulher é culpada pela violência sexual”, afirmou. Outro fator que chama a atenção são os casos de estupro dentro do casamento. “27% das pessoas concordam que a mulher deve ceder aos desejos do marido mesmo sem estar com desejo, e esse é um dado perigoso.”
 
Quem são...
Nota Técnica apresentada no Ipea analisou dados do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde e concluiu: Crianças e adolescentes são 70% das vítimas de estupro.

Reflexão 
“Nada no mundo é mais perigoso do 
que a ignorância sincera e a estupidez consciente.”
_ Martin Luther King Jr. (1929/1968), ativista político norte-americano, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo