Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/03/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

INESQUECÍVEL – As “crianças” do Asilo Santo Antônio curtiram esta semana momentos de lazer e confraternização na bela e recém-reformada Mata do Ipê, que, aliás, passa por novas melhorias na semana que vem

 

Usados na mira

Lojas de produtos usados – incluindo móveis, começam a ser notificadas por fiscais do setor de postura da Prefeitura de Uberaba, a pedido da Secretaria Municipal de Governo. Objetivo é checar se está tudo em ordem: o cadastro de todos os produtos colocados à venda com a respectiva origem. Cada um dos notificados que não estiverem nos trinques terá 30 dias de prazo para se adequar.

 

Mundo animal

E não é só o segmento de usados que está na mira da Secretaria de Governo... Também as lojas que comercializam animais estão sendo notificadas pelo Departamento de Zoonoses para que se adequem à legislação: ter relação de animais colocados à venda e chipar todo animal vendido, lançando-o no sistema de registro desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba/Codiub.

 

Voluntariado

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais intensifica a campanha por mesários voluntários. Implantado pelo TRE/MG em 2004, o projeto Mesário Voluntário estimula a inscrição espontânea de eleitores para trabalhar como mesários no dia das eleições. A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 190 mil mesários.

 

Benefícios

O eleitor que participa das eleições na condição de voluntário tem o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral; ao recebimento de auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. O exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital. Para se inscrever: www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/mesario-voluntario.

 

Vacância 1

E por falar no assunto, o presidente do Tribunal, desembargador Wander Marota, admite que está faltando servidores para os cartórios eleitorais de Uberaba – pelo menos no que se refere à 277ª Zona Eleitoral. Em sua edição de segunda-feira, 31 de março, o Diário de Justiça Eletrônico trará decisão do desembargador sobre o “empréstimo” de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS para prestar serviços, a partir de maio de 2014, no cartório que atende à 277ª.

 

Vacância 2

A Coordenadoria de Pessoal do TRE/MG – segundo justifica o desembargador, confirma que a 277ª Zona Eleitoral possui 56.373 eleitores, comporta seis servidores, mas está operando com apenas quatro (um efetivo, um removido e dois requisitados). Com base nos dados do próprio Tribunal, portanto, o presidente acatou o pedido da Justiça Eleitoral de Uberaba. E olha que as eleições gerais de 2014 ainda nem foram deflagradas oficialmente!

 

Moral

Ex-vice-prefeito José Elias Miziara – que já foi secretário de Obras e presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau em outras ocasiões, volta ao governo municipal com a moral em alta. Além de ser indicado pelo próprio Gabinete do Prefeito para integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba, ele também foi nomeado presidente do colegiado.

 

Recapitulando

José Elias Miziara retorna como assessor em Comércio Exterior da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele vai comandar a futura Secretaria Municipal de Obras, a ser desmembrada da Secretaria de Infraestrutura – cujo atual titular, Roberto Oliveira, vai administrar a futura Secretaria de Serviços Urbanos.

 

Maldadinha...

E a Câmara de Vereadores aprovou, sem mais delongas, o projeto do Executivo que reajusta os salários dos servidores municipais de Uberaba em 6%. A maldadinha de leitores de Bastidores fica por conta do arredondamento – era 5,93%, acatado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) a pedido da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.

 

...maldosa

“Wellington Fontes foi exonerado em cima da hora” – comentam servidores que não têm dúvida de que o ex-secretário da Fazenda sempre foi o maior entrave nas negociações com o sindicato da categoria... desde a época do então prefeito Anderson Adauto (PRB).

 

Mera coincidência

Apaixonado por cultura, vocalista da banda Outubro e militante em movimento de jovens católicos, Alexandre Oliveira Ferreira assume o cargo de coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Uberaba. Nada a ver com o ex-coordenador Alexandre Oliveira, que foi exonerado recentemente.

 

Reflexão

“Em boca fechada não entra mosquito.”

_Ditado popular