Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PRA DECORAR – Levando em conta que, durante muito tempo ao longo da gestão do ex-governador Antonio Anastasia ainda tinha gente que achava que o governador de Minas era Aécio Neves, esta coluna dá sua contribuição publicando a foto do novo governador, Alberto Pinto Coelho

No susto...

Servidores da Prefeitura de Uberaba foram surpreendidos ontem, com os salários depositados em conta. Acontece que ninguém tinha dúvida de que o pagamento relativo ao mês de março só cairia em conta no 5º dia útil de abril – e portanto, dia 7, segunda-feira.

 

A lei

Na edição de quarta-feira, dia 2, o Porta-Voz – jornal oficial do município, publicou a sanção da lei do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores, concedendo 6% de reajuste sobre os vencimentos de março.

 

Efeito colateral

Poucas horas antes da publicação da lei, menos de 100 servidores se reuniram na assembleia convocada pelo sindicato da categoria – na porta do Centro Administrativo/Prefeitura. Aprovaram os 6%, e, de quebra, provocaram chiadeira dos companheiros que estavam trabalhando e se sentiram atrapalhados pelo barulho da assembleia.

 

16 anos

Deputado federal majoritário de Uberaba, presidente do PSD local e vice-líder da bancada do partido na Câmara, Marcos Montes, assume, com todas as letras, a defesa da redução da maioridade penal. E mais do que isso: convocou os colegas parlamentares a abraçarem a ideia.

 

Na tribuna

Membro efetivo da comissão especial que analista os projetos relativos às mudanças do Código Penal – que é de 1940, Marcos Montes foi à tribuna esta semana para desabafar. Defendeu projeto de sua autoria, que prevê o uso de dinheiro apreendido do tráfico de drogas para o tratamento de dependentes químicos, mas alertou para o fato de que é preciso atualizar e dar maior rigor à legislação penal.

 

Verão

O pronunciamento do vice-líder do PSD foi destaque na edição de ontem, do Jornal da Câmara. “Faço a minha parte, mas não posso resolver nada sozinho; as mudanças dependem de uma conscientização generalizada no Congresso nacional” – justificou ele a Bastidores. Rotas para o Futuro debate Saúde e Segurança no Trabalho

 

Cidadania

empresarial

“Saúde e Segurança do Trabalho” é o tema de seminário que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg, promove dia 9 de abril, quarta-feira, às 19h,  na sede da entidade - praça Frei Eugênio, 365. Atividade faz parte da edição 2014 do Projeto Rotas para o Futuro. Palestra fica a cargo da advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros.

 

Chapa pura

E o estudante tucano Aleff Madruga – que não esconde de ninguém que já anda se preparando para ser candidato a vereador em 2016, manda e-mail pra redação de Bastidores, se posicionando sobre 2014. Diz que o PSDB/Uberaba já teve entreveros internos além da conta, e defende chapa pura – deputado federal e deputado estadual. “Eu defendo o nome do vereador João Gilberto Ripposati para candidato a deputado estadual” – afirma ele.

 

Asas

E por falar nisso, o que fez Madruga descer do muro tem tudo a ver com a candidatura já anunciada, do então presidente da Companhia Habitacional do Vale Do Rio Grande/Cohagra, Wagner Júnior. Apesar de ele ser candidato a deputado estadual pelo PR, alguns tucanos aderiram ao projeto extra-PSDB.

 

Mudança

E assim, o novo governador de Minas Gerais é Alberto Pinto Coelho. Foi empossado ontem, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no lugar de Antonio Anastasia, que se desincompatibilizou para se candidatar a senador e trabalhar na campanha do senador Aécio Neves, seu colega de PSDB, a presidente da República. Sai PSDB e entra PP no comando da Cidade Administrativa.

 

Prata da casa

...E vale lembrar que o pai do novo governador – o advogado e professor Alberto Bismark Pinto Coelho, residiu em Uberaba, onde deu aulas na Faculdade de Direito (em 1952).

 

Em análise

Cinco empresas estão na disputa pelo direito de elaborar o projeto técnico do gasoduto Queluzito/Betim – Uberaba. A vencedora vai realizar serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de detalhamento, estudos ambientais e levantamento cadastral e jurídico da nova rede de distribuição de gás natural.

 

Na disputa

Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig – sócia do empreendimento, divulgou a lista das empresas/consórcios que entregaram documentos de habilitação e propostas comerciais (participantes da licitação): Consórcio ERG-SAI-Prospecsolos; Consórcio Gasoduto do Triângulo; Consórcio Engefoto - Esteio; Comes América Latina Instalações Elétricas e de Instrumentação Ltda; Consórcio Gás Natural Fenosa Engineering do Brasil S.A. e HGA Hansa Geofísica e Aerolevantamento Ltda.