Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

O VIAGRA DO CERRADO – O nome sugestivo se refere ao famoso baru, que o ambientalista Pedro de Oliveira luta para impedir de ser extinto

Prata da casa
(Versão 1)

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Fiesp abre as portas dia 28 de abril – entre 14h e 18h (ainda a ser definido), para ouvir o ambientalista Pedro Martins de Oliveira. Nascido em Campina Verde, no pontal do Triângulo Mineiro, e radicado há anos em Uberaba, o cirurgião-dentista aposentado e empresário rural vai falar – durante 15 minutos, com direito a prorrogação, sobre o que mais o apaixona: a preservação da baruseira.

Além-fronteira
O projeto de Pedro de Oliveira pode ser conferido no site (www. projetobaru.com.br) e no blog (www.projetobaru.com.br/blog.php), incluindo os detalhes sobre sua luta em defesa do baru – que envolve abaixo-assinado, pedidos de aprovação de projeto de lei no Congresso Nacional, divulgação nas redes sociais, enfim, uma batalha sem fim. Agora, vai pedir o apoio de empresários e ambientalistas na sede da mais poderosa entidade industrial do país: a Fiesp.

Baruseira
Fonte de alimento para animais silvestres e seres humanos, a amênoa – ou baru, é encontrada, em destaque, no pontal do Triângulo Mineiro: Campina Verde, Gurinhatã, Santa Vitória, entre outros municípios, e em outros Estados. Sua região natural de ocorrência estende-se pelo Planalto Central, desde o norte de Minas Gerais, passando por Goiás e Mato Grosso, chegando à costa atlântica do Maranhão. A árvore tem geralmente 25 metros de altura, copa densa e arredondada.

Caminhos
Diretor do Foro Eleitoral de Uberaba e titular da 276ª Zona Eleitoral, juiz Lúcio Eduardo de Brito, informa ter recebido ofício de Wagner Júnior comunicando sua desincompatibilização do cargo de presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra. Entretanto, o orienta para que faça o encaminhamento diretamente para a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Wagner é pré-candidato a deputado estadual, em processo eleitoral 100% submetido ao TRE.

Prata da casa
(Versão 2)

Coordenador do Parlamento Jovem de Uberaba – leia-se Câmara Municipal, Guilherme Gonzaga Bento, aluno do 9º período do curso de Direito da Universidade de Uberaba/Uniube, vai apresentar trabalho de sua autoria, dia 1º de maio, na Academia Brasileira de Direito Constitucional/ABDConst, em Curitiba/PR. O projeto de iniciação científica – em parceria com o professor André Del Negri, foi aprovado pelo XII Simpósio de Direito Constitucional da ABDConst. Com o tema “A cultura do segredo e o direito fundamental à informação”, o trabalho tirou nota 18 – de um total de 20.

Jovem na política
E por falar no Parlamento Jovem de Uberaba, as atividades do grupo viraram notícia de destaque na edição 60 do informativo Província Marista Brasil Centro-Norte, distribuído para escolas maristas de várias regiões do país. O informativo revela que, pelo segundo ano consecutivo – 2013/2014, estudantes do ensino médio do Colégio Marista Diocesano de Uberaba estão participando do Parlamento Jovem. E mais: que o colegiado foi instituído através de projeto de um ex-aluno marista, o vereador Franco Cartafina (PRB).

Rede
O informativo comemora a participação dos jovens na vida em comunidade, e lembra que Uberaba vai sediar dia 5 de setembro a primeira edição do Parlamento Jovem Regional Triângulo, com a participação de alunos de Uberaba, Uberlândia, Iturama e Conceição das Alagoas. A etapa estadual acontece dias 1º e 2 de novembro, em Belo Horizonte. Vale lembrar que o Parlamento Jovem de Uberaba é braço do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que, por sua vez, é baseado no Parlamento Jovem Nacional, da Câmara dos Deputados.

Vip
Deputado federal majoritário e presidente do PSD de Uberaba, ex-prefeito Marcos Montes, recebeu tratamento vip, ontem, na sede da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, com direito, inclusive, a um lanche pra lá de esperto. Acostumado que está com o terno e gravata no plenário da Câmara, MM decidiu “descansar” e acabou destoando dos anfitriões. Enfim, ele entregou ao presidente Vicente Flávio, um ofício sugerindo que a OAB lidere movimento de enfrentamento da criminalidade em Uberaba.

CURIOSIDADE HISTÓRICA - Em maio de 1983, o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, desembarcava em Uberaba para sua primeira visita oficial à cidade, na época administrada pelo seu aliado Wagner do Nascimento (1983/1988). Naquela oportunidade, o neto e assessor especial, Aécio Neves, assumia a presidência do PMDB Jovem de Minas Gerais – o partido do avô. 
20 ANOS DEPOIS - Dia 4 de abril de 2003 – agora filiado ao PSDB, Aécio Neves, retornava a Uberaba, também na sua primeira visita oficial no cargo de governador do Estado. Foi recebido pelo seu aliado, o então prefeito Marcos Montes. 
EM CASA - O avô, na visita de 1983, ficou três dias em Uberaba, para onde transferiu a sede do governo. Muito à vontade, recebia os uberabenses na prefeitura, administrada pelo seu aliado Wagner do Nascimento, e/ou nas residências dos amigos, entre eles, o então vice-prefeito Frederico Frange. 
31 ANOS DEPOIS - A foto de Sandra Satiko revela (à esquerda) uma destas recepções na casa do vice-prefeito, com a presença do então delegado do PMDB Jovem de Uberaba, Luiz Cláudio Campos, que hoje é secretário-geral do PSDB na cidade. PSDB que batalha agora, em 2014, para eleger Aécio Neves presidente da República – cargo para o qual o avô foi eleito em janeiro de 1985, mas que jamais assumiu. Morreu na véspera da posse.