Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE - José Carlos Fernandes (na foto de Enerson Cleiton) aplaude a iniciativa de Marcos Montes em sugerir uma reação imediata da OAB contra a criminalidade em Uberaba

Reação
De Belo Horizonte – de onde acompanha todos os acontecimentos em Uberaba, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior entrou em contato com a redação de Bastidores para cumprimentar o deputado federal majoritário e ex-prefeito Marcos Montes (PSD) pela iniciativa de sugerir uma audiência ou reunião pública, em caráter de urgência, para se debater e definir estratégias para o enfrentamento da criminalidade em Uberaba.

A batalha
Fernandes avalia que “o envolvimento da sociedade é imprescindível nessa verdadeira batalha que travamos contra a criminalidade e, por isso, iniciativas como essa, do deputado, devem ser bem recebidas e apoiadas”. José Carlos Fernandes – que exerceu o cargo de promotor em Uberaba ao longo de quase 16 anos, é, hoje, membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP, por designação da Procuradoria-Geral do Estado.

Motivos
“Meu coração continua em Uberaba, onde cheguei em 1998, e onde tive uma acolhida majestosa, junto com minha família, e sempre contei com o apoio da sociedade local, inclusive durante os embates jurídicos que travei” – disse Fernandes a Bastidores, explicando que, além das razões óbvias, ele tem motivos de sobra para se preocupar com a criminalidade que tem assustado Uberaba.

Pé da letra
Para o ex-titular da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro, o encaminhamento dado por Marcos Montes na questão da segurança tem seu total apoio. “Espero que sua sugestão seja levada ao pé da letra” – acrescentou Fernandes.

Recapitulando 
Em contato telefônico, e posteriormente em ofício, o deputado federal e ex-prefeito sugeriu que a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, lidere a convocação de uma audiência ou reunião pública para se discutir e tirar estratégias para o enfrentamento da criminalidade. 

Justificativa
Na reunião com os diretores da Ordem, anteontem, Marcos Montes disse que estava entregando, para a entidade, a responsabilidade pelo movimento. “A OAB, por representar praticamente todos os segmentos ligados à segurança pública, e pela sua luta histórica na democratização do país, é a entidade qualificada para assumir o comando deste movimento” – afirmou MM.

Ação local
Em entrevista à jornalista Luciana Rodrigues – publicada ontem, pelo JORNAL DE UBERABA, Marcos Montes disse que não tem interesse político no assunto, que considera da maior gravidade, e sugeriu que a OAB “não misture a criminalidade nacional, envolvendo projetos em tramitação no Congresso, com a situação específica de Uberaba”. De acordo com ele, a situação é dramática em todo o país, mas teme que, se se ampliar os debates, o problema de Uberaba não seja tratado com a importância que merece.
 
Presenças
Além do presidente Vicente Flávio Macedo Ribeiro, também participaram da reunião com MM, os diretores da OAB, Maria Angélica Queiroz Coici (vice-presidente); Eduardo Augusto Jardim (secretário); Paulo Márcio Miranda (secretário-adjunto), e Rodrigo Santana Basílio de Oliveira (presidente da ala jovem).

Estruturação
Governo Paulo Piau (PMDB) investe na estruturação das unidades de saúde. Entre os bens adquiridos estão camas e bebedouros, além de medicamentos para atendimento aos mandados judiciais. Em contrapartida, o governo anuncia o recebimento de cerca de R$ 4,6 milhões do Ministério da Saúde.

Nova saúde
E por falar em saúde, o Hospital Universitário Mário Palmério – Universidade de Uberaba/Uniube, acaba de ativar seu serviço de pronto-atendimento 24 horas, com uma novidade: Ginecologia e Obstetrícia só tem no MPHU. Ontem, a diretora dos Serviços de Saúde, Denise Monteiro, foi entrevistada especial do jornalista Fabiano Fideles no programa Tribuna do Povo (TV Universitária/Canal 5).

NOS TRINQUES – Prefeito Paulo Piau aproveitou a inauguração da academia ao ar livre na Mata do Ipê pra se exercitar e conferir a quantas anda o coração. Dias atrás, esta coluna publicou foto de PP participando da corrida da saúde da Uniube. Pelo jeito, está tudo em ordem. A foto é de Enerson Cleiton