Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

KINDER OVO – Pégasus 06 ficou pouco tempo em Uberaba, mas deu pano pra manga, rendeu muita conversa, piadas aos montes, mas, de quebra, deu tempo para que os jornalistas – principalmente os fotógrafos, fizessem belas imagens aéreas da cidade. A foto do pequeno helicóptero – apelidado de “kinder ovo” (em alusão ao chocolate), mostra o repórter-fotográfico/jornalista Paulo Nogueira, com um jeito assim, meio assustado, se preparando para mais uma missão perigo: voar na aeronave. Aliás, a foto pertence ao acervo de Paulo Nogueira

Pelos ares

Num momento em que a empresa Price Induction anuncia o interesse de investir na instalação de uma fábrica de motores de turbinas a gás destinada a aeronaves leves na cidade, eis que o tráfego aéreo também é assunto nas conversas sobre o combate à criminalidade em Uberaba.

Sugestão
Durante reunião na 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil  OAB/Uberaba, foi lembrado que a cidade já teve um helicóptero da Polícia Militar, conseguido pelo ex-prefeito Luiz Guaritá Neto (1993/1996), e que pode ter chegado o momento de o atual governo municipal refletir sobre a possibilidade de adquirir um.

Prata da casa
Houve até quem lembrasse que o atual comandante da 5ª Região da Polícia Militar/base em Uberaba, coronel PM Láercio dos Reis Gomes, tem carreira aeronáutica em seu currículo, com habilitação de piloto de helicóptero.

Campanha
Voltando um pouco no tempo, conclui-se que a ideia – sugerida por diretor da OAB/Uberaba, não vai provocar reação adversa por parte do prefeito Paulo Piau (PMDB). Em sua campanha pela prefeitura, em 2012, ele revelou que, se vencesse as eleições, e tivesse estrutura para isso, iria criar a “patrulha aérea de Uberaba”.

Perdas e danos
Voltando ainda mais um pouco no tempo, vale lembrar, porém, que o helicóptero Pégasus 06 – apelidado de “kinder ovo”, e cedido para Uberaba durante a administração Guaritá, era de segunda mão, tinha gastos imensos com manutenção e, estragado, acabou devolvido ao Estado.

Recapitulando
A reunião em que surgiu a proposta da compra de um helicóptero foi solicitada pelo deputado federal majoritário de Uberaba, ex-prefeito Marcos Montes (PSD), que entregou ofício à diretoria da entidade sugerindo que ela lidere a convocação de uma audiência pública, em regime de urgência, para se discutir e definir estratégias para o enfrentamento da criminalidade no município. “A OAB, por representar praticamente todos os segmentos ligados à segurança pública, e pela sua luta histórica na democratização do país, é a entidade qualificada para assumir o comando deste movimento” – justifica MM. 

Papo cabeça
Depois do Parlamento Jovem e do Gabinete Itinerante, o vereador Franco Cartafina, presidente do PRB/Uberaba e do PRB Jovem de Minas Gerais, investe, agora, no projeto “Papo Cabeça - Falando tudo sobre política”. Estreia acontece hoje na Escola Estadual Minas Gerais, quando ele vai conversar com a garotada sobre a importância da política na vida de todos.

Interesse
Detalhe do projeto é que ele é estilo “venha a nós”... Ou seja, o vereador não pretende procurar as escolas. Espera que elas, na medida em que sentirem a necessidade de um debate sobre política, o convidem. Presidente da Comissão de Participação Popular, na Câmara Municipal, Franco Cartafina garante que o projeto não envolve ideologia. As escolas que quiserem o projeto devem entrar em contato pelo telefone 3318-1734.

Um e outro...
Em meio ao impacto do arrombamento de um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal instalado no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, vale lembrar que, não faz muito tempo, explodiram o caixa instalado na Câmara de Vereadores. E que os custos financeiros da explosão foram altos para o Legislativo. Na prefeitura, a situação foi pior, já que teve custo humano – com agressão a trabalhadores. 

Sem ressalvas...
Por onde tem passado – entre amigos, com jornalistas, em programas e entrevistas, reuniões formais e informais, o deputado estadual e presidente do PMDB/Uberaba, Tony Carlos, não tem poupado elogios ao prefeito Paulo Piau, seu companheiro de partido. “Ele é um ótimo pai e avô; um amigo extremamente leal; um político sério, ético, honesto e competente; um ser humano da mais alta sensibilidade...” – são alguns dos vários adjetivos usados por Tony.

E por falar nela...
E no emaranhado de denúncias e desmentidos envolvendo a empresa, eis que a Língua Portuguesa, já tão complicada, provoca uma grande dúvida – pelo menos entre os leitores paulistas: Petrobras (sem acento) ou Petrobrás (com acento)?! Pra conferir: Estado de S.Paulo (com); Folha de S.Paulo (sem)... 

Canteiro
E por falar em Petrobras – sem acento, eis que o jornal Diário do Comércio revela que o consórcio Toyo Sepal, escolhido pela estatal para construir a fábrica de amônia/fertilizantes de Uberaba já se instalou na cidade e, desde o mês passado, trabalha na montagem do canteiro de obras.

Moral
da história

Apesar dos pesares que andam rondando a empresa, alguém, em sã consciência, acha mesmo que a Petrobras está se movimentando em torno da fábrica de amônia, sem a garantia 100% de que Uberaba terá um gasoduto para abastecê-la?!