Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

A COMARCA - O mapa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais indica a situação atual da comarca de Uberaba, constituída por cinco municípios

Noves fora
Localizado na microrregião de Uberaba, o município de Delta – ex-distrito emancipado politicamente em dezembro de 1995, deve, agora, deixar de pertencer também à comarca. Em projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG promove a reorganização de sua estrutura, incluindo a transferência de Delta para a comarca de Conquista.

Na divisa
Distante cerca de 35 quilômetros de Uberaba, com uma população estimada (em 2013) de 9.053 habitantes, Delta situa-se no Triângulo Mineiro, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Nos limites com o Estado de São Paulo, seu território inicia-se no Rio Grande, na foz do ribeirão Ponte Alta, e segue pela divisa interestadual até a foz do ribeirão Conquistinha.

Limites
O ex-distrito de Uberaba fica um pouco mais distante de Conquista – cerca de 41 quilômetros, uma pequena diferença de cinco minutos de carro. Seus limites com o município de Conquista iniciam-se no ribeirão Ponte Alta, na foz do ribeirão Santa Efigênia, seguindo por ele até a sua foz, no rio Grande. Também mantém limites com Uberaba, através do rio Grande. Constituem-se municípios vizinhos: Aramina e Igarapava do lado paulista, Conquista e Sacramento do lado mineiro.

A troca
Minas Gerais possui, hoje, 296 comarcas – entre elas, Uberaba e Conquista. Considerada entrância especial, a comarca de Uberaba foi instalada em 17 de maio de 1892, e é integrada por cinco municípios: Uberaba, Delta, Água Comprida, Campo Florido e Veríssimo. A comarca de Conquista – instalada em 16 de dezembro de 1975, é integrada por um único município: a própria Conquista, e ainda por dois distritos – Guaxima e Jubaí.

Novidade
nos 80

Coordenador da ExpoZebu Dinâmica, João Gilberto Bento, participa, hoje, às 15h, da Tribuna Livre da Câmara de Uberaba. É convidado do relator da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, vereador Franco Cartafina (PRB), para falar sobre a ExpoZebu Dinâmica, que acontece durante a 80ª edição da Exposição Nacional de Gado Zebu, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ. 

Oportunidades
(Versão 1)

A presença de um público qualificado – tanto regional, nacional, quanto internacional, na ExpoZebu, que vai expor lançamentos do setor de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e serviços aplicados à agropecuária. A ExpoZebu Dinâmica vai acontecer de 7 a 9 de maio, das 8h às 17h, numa área de 75 hectares, localizada na Estância Orestes Prata (rodovia MG/427 – KM/02). O acesso ao evento será gratuito.

Peso pesado
Entre as empresas/instituições que confirmaram estandes na ExpoZebu Dinâmica, estão a Coimma, Ikeda, Menta, Stara, Ipacol, Nogueira, LS Tractor, New Holland, Valmont, Coopercitrus, JF, Dow, W. Seeds, Matsuda, CNA, Sindicato Rural, Senar, Sebrae, Banco Brasil, Sicoob, ABCZ, Prefeitura de Uberaba, MDA, Mapa, governo de Minas Gerais, Embrapa.

Agronegócios 
E por falar no campo, a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro/Certrim anuncia que está quase tudo pronto para a 12ª edição do Encontro de Bons Negócios – evento que já integra o calendário dos produtores rurais de Uberaba e região. Encontro acontece de 14 a 16 de maio, e foi antecipado em 2014 para que os produtores tenham mais tempo para se preparar para a safra 2014/2015.

Oportunidades
(Versão 2)

Ao longo do evento, a Certrim oferece serviços, troca de experiências e palestras técnicas com assuntos atuais de interesse dos setores da agricultura e pecuária. Além disso, promove rodadas de negócios, com excelentes oportunidades para os produtores. Já estão confirmados 25 estandes com produtos do setor agronômico e pecuário, e as vendas podem ser realizadas no pátio da cooperativa onde os produtores podem negociar diretamente com os fornecedores. Evento acontece na loja da Certrim situada na avenida Barão do Rio Branco, 534. 

Vizinhança
Com base política em Uberlância – onde foi a vereadora mais votada da história da cidade, a deputada estadual Liza Prado (PSB) não deixou por menos e tratou de aprovar, na Assembleia Legislativa, moção de aplausos pelos 80 anos da ExpoZebu.

Mundo animal
Já o deputado estadual Antônio Lerin (também do PSB e também ex-vereador) apresentou proposição declarando de utilidade pública estadual a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais/Supra. Se o projeto de lei for aprovado e posteriormente sancionado pelo governador do Estado, a Supra se torna habilitada para receber projetos, programas e recursos públicos estaduais.