Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 24/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

BEM-VINDOS! - A foto – já amplamente divulgada, revela a recepção do prefeito Paulo Piau aos profissionais cubanos designados para Uberaba pelo Programa Mais Médicos

PT saudações!
Com mudança de nomes em relação ao que foi divulgado em janeiro de 2014, o Partido dos Trabalhadores – PT/Uberaba, reúne seus pré-candidatos em debate interno, aberto aos curiosos, aliados, simpatizantes... São eles: o próprio presidente, Josimar Rocha, o gerente dos Correios, João Francisco de Sousa, e o comunicador/TV Mais, Felício Costa, que disputam o cargo de deputado estadual. Encontro também inclui o presidente do PT/Conceição das Alagoas, Gilberto de Freitas. E ainda: o deputado estadual Adelmo Leão, pré-candidato a deputado federal.

Extemporâneos
Por sinal, os partidos estão antecipando o calendário eleitoral de 2014 por conta própria. De acordo com a programação da Justiça Eleitoral, só a partir de 26 de maio é que os pré-candidatos podem fazer propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome. Só não podem usar rádio, televisão e outdoor na defesa de seus nomes junto ao próprio partido. Detalhe: as legendas terão do dia 10 ao dia 30 de junho para realizarem as convenções e aprovarem os candidatos que vão enfrentar as urnas em outubro.

Igualdade
E o recém-designado diretor do Foro Eleitoral de Uberaba – titular da 276ª Zona Eleitoral, juiz Lúcio Eduardo de Brito, baixou portaria (02/2014) fixando critérios únicos para que toda a população das zonas eleitorais da circunscrição tenha o mesmo tratamento no que se refere ao cumprimento de exigências para a quitação das diversas obrigações previstas na legislação eleitoral.

Identificação
Em seu artigo 1º, por exemplo, a portaria estabelece para todos os requerimentos de alistamento eleitoral, transferência, segunda via e revisão (incluídos os pedidos de regularização de inscrições canceladas), a exigência de estarem instruídos com original e cópia do documento de identificação com foto do eleitor. E nos requerimentos de alistamento e transferência, também é obrigatório apresentar o original e cópia do comprovante de domicílio eleitoral.

Desfiliação
Em seu artigo 7º, a portaria do diretor do Foro Eleitoral fixa que o pedido de desfiliação partidária deve ser entregue no Cartório Eleitoral pelo próprio eleitor, ou no caso de entrega por um portador, haverá necessidade de reconhecimento de firma do eleitor interessado.

Denominação
Projeto de lei do deputado estadual Antônio Lerin (PSB) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais dá o nome de João Stacciarini à rodovia LMG/799 – Uberaba/Conceição das Alagoas. Ele explica que o homenageado nasceu em Jubaí (1906), mudou-se para Conceição das Alagoas (1937), onde adquiriu a Fazenda Alagoas e morou por 46 anos até sua morte (1983), e que foi um dos desbravadores da região por onde passa a rodovia.

Desconfundindo
Nota publicada na edição de ontem, desta coluna, ficou confusa por causa da omissão de um trecho da frase. Ao falar sobre a participação do coordenador da ExpoZebu Dinâmica, João Gilberto Bento, na Tribuna Livre da Câmara de Uberaba, a colunista quis dizer que a presença de um público qualificado – tanto regional, nacional, quanto internacional, na feira promovida pela ABCZ, motivou a idealização da ExpoZebu Dinâmica, com exposição de novidades nos setores de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e serviços aplicados à agropecuária. 

Água...
Presidente das comissões permanentes de Segurança Pública e de Orçamento e Finanças, Afrânio Lara Resende, quer a presença de equipe técnica do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, na Câmara, para detalhar a nova etapa do projeto Água Viva, que agora entra rasgando a avenida Santos Dumont e provoca uma série de alterações no trânsito central, com impacto nos bairros. “Gostaria que os técnicos explicassem o jeito que está e o jeito que vai ficar” – disse Afrânio.

...fervente
E não pediram a opinião do líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara, Luiz Dutra, presidente do SDD/Uberaba. O líder não apenas pediu para assinar o requerimento do colega Afrânio Lara, como caiu matando na época escolhida para a nova etapa do Água Viva. Lembrou que vem aí, a ExpoZebu – em maio, oportunidade em que Uberaba recebe visitantes de todas as regiões do país, e até de fora do Brasil, e que as obras vão causar um caos sem tamanho. O vice-líder, Kaká Carneiro (PSL), ficou quietinho...

Saúde cubana
Independente de ser um projeto do PT, do PSDB, do PSD, do PMDB, do DEM – ou qualquer outro, não dá pra negar, em sã consciência, a importância do Programa Mais Médicos, especialmente no que concerne à contratação de profissionais cubanos. Também, em sã consciência, não dá pra concordar que estes profissionais tenham que dividir o salário com o governo cubano, mas, venhamos e convenhamos: o mundo todo sabe, e não contesta, que a melhor saúde do planeta é a de Cuba. Contar com esta experiência é uma oportunidade e tanto. 

Flores pra eles
Em vez de discriminar, os médicos de Uberaba – aqueles que possuem inclinação pública e social, têm a chance de trocar experiências com os colegas cubanos que vão trabalhar na cidade. Que os 17 profissionais de Cuba conquistados pelo governo Paulo Piau sejam bem-vindos a Uberaba – com o respeito e a consideração que merecem, seja pela bagagem científica, seja pela condição de seres humanos.