Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PP X AA
Deu o prefeito Paulo Piau (PMDB) ontem, na Câmara de Uberaba...Perdas e danos para o ex-prefeito e atual candidato a deputado federal Anderson Adauto (PRB). Plenário derrubou emenda do ex-líder de AA e companheiro de primeira hora, vereador e presidente do Pros/Uberaba, Cléber Humberto. E claro, aprovou o projeto também, com voto contrário de Cléber. Sem sucesso na viabilização do projeto no governo passado, o pessoal do ex-prefeito tenta barrar as mudanças propostas pelo atual prefeito na lei que implanta a Zona de Processamento de Exportação/ZPE de Uberaba. 

E elas vêm aí...
Primeiras pesquisas para efeito de divulgação sobre as eleições de Uberaba são registradas na Justiça Eleitoral após 1º de janeiro – quando os levantamentos têm que ser devidamente cadastrados para serem legados ao conhecimento público. Ambas foram registradas dia 22 de abril e a previsão é de serem divulgadas dia 27, domingo.

Revelações
Um dos levantamentos é do Instituto de Pesquisa Plurimus – que tem sede em Belo Horizonte. O instituto revela que vai ouvir 400 eleitores de Uberaba sobre a escolha para presidente da República (se os candidatos fossem Dilma Rousseff/PT, Aécio Neves/PSDB e Eduardo Campos/PSB); para governador de Minas (entre Pimenta da Veiga/PSDB e Fernando Pimentel/PT); e a escolha e a rejeição espontâneas – sem citar nomes, para deputado federal e deputado estadual.

Bairrismo
O Instituto Plurimus também quer saber a opinião do eleitorado sobre morar em Uberaba (se é bom, regular ou ruim), e se as eleições gerais de 2014 estão despertando seu interesse (muito, pouco, médio ou nenhum). Levantamentos acontecem hoje e amanhã, e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Prontinha...
A segunda pesquisa foi registrada pelo Instituto Ápice – com sede em Uberaba, que já ouviu 400 eleitores entre os dias 18 e 22 de abril. Esta pesquisa ouviu os entrevistados sobre candidaturas a presidente da República, governador de Minas Gerais, senador, deputado federal e deputado estadual, e a margem de erro é de cinco pontos para cima ou para mais.

ExpoZebu e Copa
A pesquisa do Instituto Ápice trabalhou com perguntas espontâneas e estimuladas em todos os casos de candidaturas – tanto na opção de voto quanto na rejeição. Também avaliou as administrações do prefeito Paulo Piau/PMDB e da presidente Dilma Rousseff; a opinião do eleitorado sobre a ExpoZebu – realizada em maio pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ, e a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Conferência
O Instituto Ápice também aproveitou para abordar um tema que provocou polêmica em dobro, recentemente. Perguntou ao eleitorado “se o fato de uma mulher usar roupa mostrando o corpo justifica que ela seja atacada”. 

Vexame
Entre o final de março e início de abril, o Instituto de Pesquisa Econômica/Ipea – que faz levantamentos para o governo federal, anunciou que 65,1% dos brasileiros haviam dito que “mulheres que usam roupa que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Para, em seguida, anunciar que o resultado estava errado, e que, na verdade, “apenas 26% concordaram com a frase”.

Pendências
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU não desiste. Volta a se reunir hoje, com o novo secretário de Administração, Rodrigo Souto, para nova rodada de negociações sobre a pauta de reivindicações de 2014.  Data-base. férias-prêmio, auxílio-educação, reformulação do plano de carreira e o pagamento de horas-extras aos servidores da prefeitura são alguns itens ainda pendentes.

Saúde cubana
(Parte 2)

Comentário feito ontem, nesta coluna, em defesa do Programa Mais Médicos, e pedindo respeito aos profissionais cubanos que chegam a Uberaba através do projeto do governo federal, repercutiu aqui e acolá. Vale citar duas reações enviadas à redação de Bastidores.

Reação 1
“Com relação ao Programa Mais Médicos, parabenizo o enfoque na sua coluna do dia 24/4/14, pois serve para esclarecer e sanear as bobagens publicadas e ainda ditas por formadores de opinião e políticos. Não concordo na questão da porcentagem devida a eles e ao governo cubano, mas isso é assunto interno e combustível para desqualificar o Programa e os profissionais. Lucidez faz bem aos jornalistas. Jornalismo qualificado está escasso, assim como médicos comprometidos com a saúde pública.”
_Otavio Filho (Dentista, professor e funcionário público municipal)

Reação 2
 “É muito triste ouvir comentários maldosos e completamente inconsistentes sobre o Programa Mais Médicos, principalmente em um momento que Uberaba é presenteada com quase vinte médicos cubanos para colaborarem na Atenção Básica. É difícil nossa cidade! É não ter a menor noção do bem que um médico pode fazer a uma comunidade necessitada. Isso sem falar que o prefeito só recorreu ao programa porque apesar dos vários editais que já lançou, não está conseguindo médicos para atuarem no Programa Saúde da Família. A iniciativa tem todo o meu apoio! Sem médico não se completa a equipe de Saúde da Família, e sem equipe, não tem recurso. Sejam bem-vindos todos aqueles cubanos, portugueses, espanhóis e tantos outros que deixam sua terra natal e vêm nos ajudar neste grande desafio que é melhorar a saúde pública em nossa cidade e país.”
_Maria Thereza Cunha (Psicóloga, assessora da Organização Mundial da Saúde no Brasil/Ministério da Saúde, ex-secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba