Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/04/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

EXPOZEBU 2013 – E olha que nem era ano eleitoral, hein?!

Retificação
Admiro muito o professor Décio Bragança – colunista do JORNAL DE UBERABA, aos domingos (Em Questão), mas gostaria de ressaltar que a coluna da página 2 (Opinião), nesta terça-feira, dia 29 de abril, teve o cabeçalho trocado. A coluna era Bastidores.

Recapitulando
(Versão 1)

Só pra lembrar, entre os assuntos abordados, estavam a morte do arcebispo emérito, dom Aloísio Oppermann, e a emoção que provocou em outro arcebispo emérito, dom Benedito de Ulhôa Vieira; a encrenca que por pouco não acabou em morte – com chutes e ameaça com faca, nos bastidores da Câmara Municipal; e a emoção que levou o prefeito Paulo Piau (PMDB) e alguns médicos cubanos às lágrimas, durante recepção aos profissionais que desembarcaram em Uberaba através do Programa Mais Médicos, do governo federal.  

Em nome 
dos mineiros

E por falar em dom Aloísio, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), divulgou nota oficial expressando pesar pela morte do arcebispo emérito de Uberaba. 
_ “Em um dia especial para a Igreja Católica, em que dois representantes da instituição têm o devido reconhecimento, é com muito pesar que recebo a notícia da morte do arcebispo emérito da Arquidiocese de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann. Gaúcho, dom Aloísio escolheu Minas Gerais como seu local de residência e, em nosso Estado, se dedicou às causas da Igreja e da comunidade das cidades por onde passou no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Em nome de todos os mineiros, compadeço-me por suas congregações, seus colegas, familiares e amigos”. 

O fato
E ainda repercute a encrenca entre os vereadores Paulo César Soares – vice-presidente da Câmara, presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Social, filiado ao SDD, e Edmilson Ferreira de Paula, presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público, filiado ao PRTB. Os dois teriam ido às vias de fato com direito a chutes e o surgimento de uma faca em meio à briga.

O abafa
Encerrada a pendenga, o presidente Elmar Goulart (SDD) teria decidido trancar tudo entre quatro paredes. Orientação saída de uma reunião secreta de última hora seria pra que ninguém vazasse o ocorrido na Câmara. Até o fechamento desta edição de Bastidores, o corre-corre era pra se redigir uma nota pra negar o que já se tornara de conhecimento público, inclusive através desta coluna.

Recapitulando
(Versão 2)

A encrenca de Paulo César Soares e Edmilson Ferreira tem origem no Frigorífico Boi Bravo, do bairro Costa Telles. O vereador do Solidariedade insiste que o frigorífico seja retirado do local. Por sua vez, o vereador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro sai em defesa da empresa, lembrando, inclusive, que quando o proprietário Romeu Telles esteve recentemente na Câmara ninguém criticou – nem mesmo Paulo César.

Reação
Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo, diz que caberá ao G9 – grupo integrado por nove entidades classistas da cidade, o lançamento e organização de um amplo movimento de combate à criminalidade. Ele lembra que a OAB faz parte do grupo e que, portanto, estará diretamente envolvida com a mobilização. 

Recapitulando
(Versão 3)

Em recente visita à sede da entidade, o deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes (PSD), sugeriu que a OAB assumisse a liderança de um movimento de enfrentamento da criminalidade no município. Para MM, a OAB tem o perfil ideal – de isenção, de participação histórica na democratização do país e por representar a maioria dos profissionais ligados à segurança pública.

O G9
Integram o grupo, além da OAB/Uberaba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Uberaba – Sinduscon; a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu; Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande - Cigra; Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL; Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg; Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro; Sindicato Rural de Uberaba, e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba.

Palanque rural
E voltando ao governo de Minas, seus sites oficiais destacavam, ontem, o início – dia 1º de maio, da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos dos principais Estados brasileiros. Lembrando que o lançamento oficial da vacinação - que se estende até o dia 31 de maio, acontece no sábado, dia 3 de maio, às 10h, no parque Fernando Costa, em Uberaba, durante a solenidade de abertura oficial da ExpoZebu 80 anos.

Palanque solidário
E nesta sexta-feira, dia 2, acontece o Leilão União de Forças – liderado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ, de apoio aos Hospitais de Câncer de Uberaba e de Barretos(SP). Evento será no Tatersal da ABCZ,  dentro do parque Fernando Costa, a partir do meio-dia, com 100% da renda destinada à luta contra o câncer. Com transmissão ao vivo através da TV Terraviva (http://tvterraviva. band. uol. com.br).

Palanque político
Em pleno ano de eleições gerais – presidente da República (e vice), com as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) à reeleição e do senador mineiro e ex-governador Aécio Neves (PSDB); de governador (e vice); senador, deputado federal e deputado estadual, a inauguração oficial da ExpoZebu, dia 3, às 10h, promete render...muito.