Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PLANETA DOS MACACOS - Claudeir Gilberto Oliveira 
postou no Facebook foto dele e de assessores do governo 
municipal de Uberaba em apoio à campanha 
“#somostodosmacacos#naoaopreconceito#”

Xô, racismo!
Alguns murais do Facebook amanheceram, ontem, com uma foto compartilhada por Claudeir Gilberto Oliveira, acompanhado de assessores da Prefeitura de Uberaba. O objetivo é apoiar a campanha que ganhou o mundo em solidariedade ao jogador do Barcelona, o brasileiro Daniel Alves, hostilizado na Espanha, por um torcedor do Villareal, durante um jogo pelo Campeonato Espanhol. 

Reações
Daniel Alves descascou e comeu uma banana arremessada pelo torcedor, gerando uma corrente de manifestos contra o racismo, incluindo a presidente Dilma Rousseff, clubes, além de diversos jogadores, personalidades e torcedores. A campanha “#somostodosmacacos”, lançada pelo companheiro de clube Neymar, logo se alastrou pelas redes sociais com atletas e anônimos postando fotos com bananas. 

Barrado
Dilma definiu a atitude como “forte e ousada”. O Villarreal informou que identificou o torcedor responsável pela ação e revelou ter barrado sua entrada no estádio do clube, o El Madrigal, pelo resto da vida.

SOS
E por falar em Facebook, empresários do Terminal Rodoviário postaram pedidos de socorro nos murais do deputado federal, ex-prefeito e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes, e do deputado estadual, ex-vereador e presidente do PMDB/Uberaba, Tony Carlos. Se queixam de que o local está dominado pela criminalidade, provocando uma insegurança sem precedentes, tanto entre os que trabalham ali, quanto entre os viajantes.

Ações 
(Sem reações)

De acordo com os queixosos, a polícia só passa por ali, vez ou outra, enquanto os comerciantes são chantageados pelos assaltantes, e os passageiros “perdem” suas bagagens num piscar de olhos. “Já apelamos para as autoridades policiais várias vezes, mas não conseguimos ser ouvidos e atendidos” - lamentam.

E elas vêm aí...
(Versão 2)

Instituto de pesquisas Plurimus – com sede em Belo Horizonte, fez novo registro na Justiça Eleitoral, alterando datas relativas ao levantamento programado para Uberaba. Vale lembrar que se trata dos primeiros registros após a entrada em vigor do calendário eleitoral, prevendo, a partir de 1º de janeiro, que as pesquisas têm que ser devidamente cadastradas para serem levadas ao conhecimento público.

Expectativas
Conforme publicado por esta coluna, o instituto fez o primeiro registro dia 22 de abril, informando que ouviria 400 eleitores de Uberaba nos dias 24 e 25, com divulgação prevista para dia 27.  Mas, um segundo registro aconteceu dia 25, desta vez, informando que os 400 eleitores seriam ouvidos entre os dias 25 e 27, com a previsão de o resultado ser divulgado ontem, dia 30. Em dezembro de 2013, o Plurimus realizou pesquisa em Uberaba sobre os candidatos a deputado, provocando um Deus nos acuda nos meios políticos. 

Eleitorado
Se as eleições fossem hoje, Uberaba teria 216.608 eleitores aptos ao voto. Números fresquinhos foram divulgados ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE, e se referem ao fechamento de março. São 115.505 mulheres (53,32%) e 100.889 homens (46,58%), e ainda 214 que não informaram o sexo – segundo o TSE. No total, Uberaba conquistou 504 novos eleitores entre fevereiro e março de 2014.

Prazo
Ressalte-se que, para votar em outubro de 2014, o eleitor ainda tem até dia 7 de maio, quarta-feira, para requerer a inscrição. Também é o último dia para pedir transferência de domicílio; alteração no título, caso tenha mudado de endereço dentro da cidade; transferência para seção especial, caso tenha deficiência ou mobilidade reduzida.

E agora?
Composta por nada menos do que quatro vereadores, a primeira Comissão Executiva Municipal provisória do novato Solidariedade/SDD de Uberaba teve sua vigência vencida ontem. Presidida por Luiz Dutra, a executiva também é integrada pelos vereadores Elmar Goulart, Paulo César Soares e Samir Cecílio (o recordista de votos nas eleições proporcionais de 2012).

Palco
Residência do deputado federal majoritário de Uberaba já entrou pra seleta lista de palcos das cenas políticas que movimentam os bastidores da ExpoZebu. A exemplo do que aconteceu em 2013, Marcos Montes e Marília Cordeiro serão os anfitriões do governador de Minas Gerais. No ano passado, o comando era de Antonio Anastasia (PSDB), que se desincompatibilizou semanas atrás. Comando, agora, é do ex-vice, Alberto Pinto Coelho (PP). Também será hóspede de MM, o poderoso secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro.

Estratégia (?)
E conforme antecipou esta coluna na edição de 19 de abril, o pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB), vem aí...Só mudou a data. Em vez de marcar presença na abertura da ExpoZebu, neste sábado, ele confirmou com a ABCZ para dia 8, e, portanto, mais para o final da feira.