Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

O 1º ENCONTRO - A foto histórica de Enerson Cleiton – que ganhou as principais páginas de vários jornais do país, revelou o encontro, em Uberaba, em 2012, entre Aécio Neves e Eduardo Campos. Foi o 1º encontro entre eles depois que indicaram a possibilidade de serem candidatos a presidente da República em 2014. Os dois desembarcaram juntos em Uberaba, dia 19 de outubro, atrás de votos para o então prefeitável Antônio Lerin, do PSB de Campos, e apoiado pelo PSDB de Aécio

Os netos
Dois netos famosos fazem voo rasante em Uberaba nesta 80ª edição da ExpoZebu. Na verdade, são mais do que netos. São os herdeiros políticos de Tancredo Neves (ex-governador de Minas Gerais) e Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco), Aécio Neves e Eduardo Campos, também ex-governadores dos respectivos Estados governados pelos avós, e pré-candidatos à sucessão de Dilma Rousseff (PT), também aguardada para o evento da Associação Brasileira dos Criados de Zebu/ABCZ.

Desencontro
O encontro de 2012, entretanto, não deverá se repetir agora, na ExpoZebu. Aécio Neves faz sua movimentação nestes dias iniciais de feira, enquanto Eduardo Campos confirmou presença para 8 de maio, quinta-feira, já nos dias derradeiros do evento.

Amor dividido
E quem comemora o desencontro é o deputado estadual Antônio Lerin... Aliado do governo de Minas e agradecido pelo apoio de Aécio Neves em 2012, o ex-candidato a prefeito pode manifestar todo seu carinho pelo tucano e o tucanato em geral, e depois, sem qualquer constrangimento, manifestar seu carinho e agradecimento a Eduardo Campos – que, aliás, vem a ser o presidente nacional do seu partido, o PSB.

Combinado antes...
Lerin, por sua vez, já disse a Bastidores que não se sente de saia justa entre as candidaturas presidenciais de Eduardo Campos e Aécio Neves. Segundo ele, já está tudo acordado e sacramentado para 2014...No 1º turno, ele vai seguir a orientação do PSB de Minas Gerais, que fechou com a candidatura de Eduardo Campos. Se Eduardo não for para o 2º turno, e o senador Aécio Neves, do PSDB, estiver lá... então, o apoio será de Aécio.

...outra coisa é outra coisa
Por outro lado, Lerin admite que seu candidato, já no 1º turno, a governador de Minas é o tucano Pimenta da Veiga. Para ele, esta é uma decisão já tomada, reforçada, acertada e compartilhada.

Delícias da política
Mas, mudando radicalmente de assunto, a exemplo dos famosos degustadores de vinho, a Câmara de Uberaba agora tem degustadores de PÃES. É isso mesmo: o presidente da Câmara, Elmar Goulart (SDD), baixou portaria criando Comissão Especial para ajudar o Departamento de Licitação. A comissão vai fazer “Degustação de Pães, tendo como objetivo único assegurar a qualidade do produto ora mencionado... destinado ao fornecimento de gêneros alimentícios ao Poder Legislativo de Uberaba”.

Confusões
da política

Convite distribuído ontem, pelo pessoal da Petrobras, para a solenidade de lançamento das obras da fábrica de amônia de Uberaba – que acontece hoje, é um belo exemplo do quanto os políticos conseguem confundir até suas assessorias! Diz literamente o texto: “Com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster...”

Recapitulando
As expressões presidenta e presidente têm provocado dúvidas desde que Dilma Rousseff assumiu o governo federal e passou a exigir, de sua assessoria (e do resto do país...) o uso de presidenta para se referir a ela. Com base em pesquisa feita pela colunista de Bastidores, vai aqui um resumo da celeuma.

Há controvérsias
Percebe-se que há divergência de opiniões, inclusive entre renomados gramáticos. Celso Cunha diz que o feminino (relativo à presidenta) ainda se apresenta com curso restrito no idioma, em se tratando do Brasil; Evanildo Bechara e Luís Antônio Sacconi aceitam as duas formas; João Ribeiro ressalta que o uso de “enta” é muito restrito; e Domingos Paschoal Cegalla, destaca que “presidenta” é a forma correta e dicionarizada, mas concorda, também, com o uso de “presidente”. 

Pra concluir...
Através da pesquisa, a colunista chegou ao site da Academia Brasileira de Letras, e, em consequência, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – em sua 5ª edição, com 381 mil palavras e já ajustado ao novo acordo ortográfico. O dicionário da ABL aceita presidenta como substantivo feminino.

Moral da história
Assessoria da Petrobras pode chamar sua presidente de presidenta...

Méritos da 
política

Dois uberabenses recebem, hoje, durante a abertura oficial da 80ª ExpoZebu, homenagem especial através do Mérito ABCZ 2014 – categoria política. O prefeito Paulo Piau (PMDB) e o vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes, foram indicados pela honraria “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à pecuária nacional”, segundo a entidade.

NA CATEGORIA - Adversários políticos, mas praticantes da boa vizinhança, Marcos Montes e Paulo Piau são os dois únicos 
uberabenses homenageados com o Mérito ABCZ 2014, na 
categoria política. Foto: Enerson Cleiton