Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 08/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

DE BANHO TOMADO – De acordo com a imagem registrada pelo antenadíssimo repórter-fotográfico Enerson Cleiton, o pessoal da Azul deu um belo banho no avião para 
apresentá-lo em outras paragens

Uberaba...
Animadérrimo com os projetos que vêm por aí em plena administração de um filiado, o comando do PMDB de Uberaba enfiou a mão no bolso e investiu na produção de um informativo com 30 mil exemplares. 

...pra frente!
Coube à jornalista Gê Alves editar o tabloide de 16 páginas, intitulado “Uberaba pra frente” e carregadinho de notícias e fotos sobre gasoduto, fábrica de amônia, ações movidas em conjunto entre governos federal, estadual e municipal, opiniões de lideranças...

Vapt-vupt
Chama a atenção a agilidade com que o jornal foi produzido... Saiu às ruas no dia seguinte à inauguração oficial da 80ª ExpoZebu já com fotos e notícias sobre os eventos que marcaram o 3 de maio.

A voz dos ex
Também chama a atenção a página com depoimentos de ex-prefeitos sobre a importância dos investimentos nacionais e estaduais em Uberaba. Falaram: Arnaldo Rosa Prata (1971/1973); Hugo Rodrigues da Cunha (1974/1977 – 1989/1992); Silvério Cartafina (1978/1982); Luiz Guaritá Neto (1993/1996); Marcos Montes (1997/2000 – 2001/agosto de 2004) – e até Odo Adão, que ficou no cargo os quatro últimos meses de 2004 quando MM assumiu uma Secretaria de Estado no governo Aécio Neves.

Vácuo
Enfim, com exceção de Wagner do Nascimento (1983/1988) – já falecido, apenas um prefeito dos últimos 43 anos entre os que estão vivos não se pronunciou: Anderson Adauto (2005/2008 – 2009/2012). É bom lembrar que AA não poupou críticas ao gasoduto Betim/Uberaba, por enquanto o único com compromisso firmado, assinado e sacramentado com a Petrobras – que precisa do gás para abastecer a fábrica de amônia.

Os pais das crianças
Numa coisa o atual prefeito Paulo Piau e seus antecessores concordaram: a luta pela fábrica de amônia/fertilizantes tem 20 anos de articulações. Quanto ao gasoduto, Hugo Rodrigues da Cunha lembra que, quando era deputado federal já fazia discursos na Câmara em defesa do gasoduto. E comparam a conquista do gás natural a apenas dois outros eventos grandiosos para a cidade: a chegada do zebu e a instalação da Fosfertil.

Nota 1.000
A inclusão da fala dos ex-prefeitos no jornal do PMDB – que, sem sombra de dúvida passou pelo crivo de Paulo Piau, coloca o atual administrador de Uberaba num patamar acima da média em se tratando de respeito e civilidade. 

Eleições 2014
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG elegeu, ontem, seu futuro presidente. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida assume dia 27 de junho. Ele substitui o desembargador Wander Marotta e passa a ser o comandante das eleições gerais de 2014 no Estado. Também foi eleito o vice e corregedor eleitoral: desembargador Paulo Cézar Dias.

Inacreditável!
Viajei segunda-feira, dia 5 de maio, para Belo Horizonte, e tanto no voo da ida, de manhã, quanto no voo de volta a Uberaba, à noite, o avião estava lotadérrimo! Ainda assim, a Azul vai tirar o voo direto Uberaba/BH a partir de hoje, 8 de maio. Devo ser burra pra caramba, porque não entendi a lógica (ou falta dela) de se tirar um voo que tem demanda...

Contramão
A empresa está dizendo que é apenas durante a Copa... Tem muita gente duvidando e acreditando que se trata de mais uma “péssima estratégia” da Azul – desta vez, pra dar um tempo e ver se o povo para de reclamar. Estranho é que a retirada dos voos acontece bem no meio de um processo desenvolvimentista, com  a construção da fábrica de amônia/fertilizantes/gasoduto, e que já está atraindo outros empreendimentos de todas as regiões do país. 

Reações
Aliás, o prefeito Paulo Piau e o deputado estadual Tony Carlos (PMDB), acompanhados de lideranças classistas da cidade que já estão sendo convidadas por eles, vão reunir-se dia 14 de maio, em São Paulo, com a direção da empresa aérea Azul. A confirmação é do próprio Tony Carlos, que passou a terça-feira, dia 6, correndo de um lado para outro, reagindo à informação de que a empresa faria o último voo direto Uberaba/Belo Horizonte na quarta-feira.

Ponte aérea
Dias atrás esta coluna já havia publicado a reação do promotor de Justiça José Carlos Fernandes – que exerceu o cargo em Uberaba ao longo de quase 16 anos, e hoje é membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP. Em seu mural no Facebook ele questionou: “Alguém pode me dizer o que está acontecendo que a empresa Azul está acabando com seus voos diretos de Uberaba para Belo Horizonte?!” 

Apurações
E vale lembrar que, no final de 2013, o Ministério Público Federal encaminhou ofício para a Azul, questionando sobre o cancelamento de voos em Uberaba e reajuste nas passagens. A resposta ainda não chegou ao conhecimento público.