Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Patrimônio...
Com tombamento provisório aprovado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, o prédio que abriga a Escola Estadual Minas Gerais está testemunhando uma tremenda agitação. É que a institutição – sediada na praça Frei Eugênio, completa 70 anos dia 1º de julho, e a direção, professores e demais servidores da Casa correm de um lado para outro, já iniciando a organização das comemorações.

...histórico
Além da página lançada esta semana no Facebook – com fotos antigas, a escola vai promover concursos de poesias, frases, vídeos e fotos. Também haverá concurso para a criação de uma nova versão do hino da escola e de uma música comemorativa aos 70 anos. Além disso, será lançado um jornal, cujo nome vai ser sugerido pelos estudantes. 

Expectativas
Nada menos do que 207 médicos inscritos em processo seletivo de abril – para contratar plantonistas, estão sendo chamados pela Secretaria Municipal de Administração/Recursos Humanos para a entrevista psicológica. Edição de sexta-feira, 9 de maio, do Porta-Voz – jornal oficial do município, traz data, horário e local para as entrevistas.

Designações
E no sentido oposto à edição anterior, o jornal oficial traz a designação temporária de 53 trabalhadores braçais. 

Vacância
Ainda anteontem, esta coluna divulgou que mais de duas centenas de pessoas pediram demissão – muitos recém-aprovados em concurso e processos administrativos, enquanto outras tiveram contratos vencidos, provocando uma vacância imensa na administração municipal. Além de braçais, também pediram pra sair ou tiveram contratos vencidos: professores (a maioria da lista), administrativos, e até dois guardas municipais.
 
Palpites...
Decisão da empresa Azul de retirar os dois voos diretos de Uberaba/Belo Horizonte – com saída às 6h de Uberaba e chegada às 7h21 em BH, e saída às 20h10 de Belo Horizonte e chegada às 21h35 em Uberaba, está rendendo palpites os mais variados. 

Nem tudo é 
o que parece

Alguns estão alertando que a empresa, em vez de prejudicar, está mesmo é tentando ajudar, e que existe um pedido de criação de dois voos – saindo às 10h50 e outro às 18h20 de Uberaba. Vamos lembrar que, de acordo com estatísticas extraoficiais, a maioria dos passageiros utilizava estes voos para cumprir compromisso em BH e retornar no mesmo dia.

Façam 
as contas...

O que os defensores dos novos horários estão ignorando é que a Azul – pelo menos no modelo recém-deletado, usava o Aeroporto de Confins. Imagine uma pessoa desembarcando em BH às 12h11, e “viajando” mais uma hora e meia (dependendo do trânsito) até o centro da capital, para só então cumprir seus compromissos. E mais: “viajar” outra hora e meia até o aeroporto para embarcar de volta para Uberaba.

Vai de táxi?
Pois é...R$ 100,00 aeroporto/centro e mais R$ 100,00 centro/aeroporto.

Palpite extra
Diante da “viagem” que se faz entre o Aeroporto de Confins ao centro de BH, que tal aproveitar a fase Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, deixar de lado, de uma vez por todas, a guerrinha “Beraba/Berlândia”, e exigir, sim, que a empresa aérea banque financeiramente a viagem Uberaba/Uberlândia, e ali embarcar para a capital?!

Palpite extra 2
Além disso, bairrismo à parte, que tal parar com a mania de ficar acusando e xingando este ou aquele político pelos problemas com voos?! Barretos (SP), onde está o mais conhecido hospital do câncer do Brasil, chegou a contratar o ator Reynaldo Gianecchini para fazer campanhas de sensibilização dos empresários do setor aéreo. A cidade tem um aeroporto da mais alta qualidade e não consegue voos comerciais.

Convocação
Por questões técnicas no jornal Porta-Voz, não foi possível a publicação da primeira lista de convocados do concurso realizado e já homologado pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau. A previsão, segundo a assessoria de imprensa da companhia, é de publicação na próxima quarta-feira, dia 14 de maio.

Vox populi
Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde deve ganhar página no Facebook, nos próximos dias. Com isso, o governo entende que, além de a população ter um espaço específico para fazer seus comentários – bons e/ou ruins, o próprio governo poderá ter um controle melhor das publicações, inclusive para dar retorno e tomar providências. Enquanto isso, por ordem do prefeito Paulo Piau (PMDB), estão sendo criadas ouvidorias específicas para as Unidades de Pronto-Atendimento – as UPAs, principais alvos de reclamação.