Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

REEDIÇÃO - Presidente do PRB/Uberaba, vereador Franco Cartafina, assina documento que o reconduz à liderança do PRB Jovem de Minas Gerais. É seu segundo mandato na função

 

Uma coisa 
é uma coisa..
.
Sindicato do Comércio de Uberaba distribuiu nota, ontem, para a imprensa, lembrando que hoje, 13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura, não é feriado. E ainda: que não existe acordo entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba para que os comerciantes fechem as portas nesta terça-feira.

...outra coisa 
é outra coisa

O Sindicomércio lembra também, que o feriado acontece em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Nesta data sim, o comércio será fechado, em cumprimento a uma lei municipal aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo. A lei chegou a ser revogada pela própria Câmara, mas foi reeditada e está em vigência.

Internacional
E por falar em data comemorativa, floriculturas de Uberaba têm o que comemorar em relação ao Dia das Mães – comemorado em 11 de maio, segundo domingo do mês. Pra se ter uma ideia, teve floricultura recebendo encomendas dos Estados Unidos e do México, por exemplo, além de várias capitais brasileiras. É o caso da Floricultura Tropical 2 (avenida Leopoldino de Oliveira 4.438/próximo ao estádio Uberabão).

Regional
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM prepara mutirão para o dia 17 de maio, sábado. Atendimentos e consultas em quatro especialidades médicas vão desafogar a fila de espera que acumula 882 pessoas de Uberaba e da macrorregião do Triângulo. São 386 pacientes para a cardiologia; 300 para a neurologia adulta; 72 pacientes sujeitos a neurocirurgia, e 124 em reumatologia.

Referência
E falando em saúde, o deputado federal, médico e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes (PSD), foi questionado, pelo telefone, ontem, por um vereador de Unaí/MG, quando era entrevistado pelo apresentador Paulo Sarkis, no programa Falou&Disse/TV Universitária. O vereador disse que estava em Uberaba para se submeter a tratamento médico por indicação de MM. “Não tenho qualquer dúvida em indicar a medicina de Uberaba quando alguém procura atendimento de alta qualidade” – explicou o deputado, em pleno ar.

Impaciência
Presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (SDD), não escondeu, ontem, em plenário, que anda com os ânimos sob pressão. Foi um desabafo atrás do outro. Queixou-se de ter que ficar chamando os vereadores para votação; de vereador ter achado ruim a obrigatoriedade do uso de terno e gravata em plenário...

Despensa solidária
(Capítulo 2)

Campanha de arrecadação de alimentos para o Hospital Hélio Angotti, realizada sábado no estacionamento do Supermercado LS Guarato, com apoio da Agronelli Insumos Agrícolas, reuniu nada menos do que cerca de três toneladas de alimentos. Uma parte da arrecadação já foi entregue ao hospital e o restante será repassado hoje.

Voluntariado
Quem tem vontade de trabalhar nas eleições, mas nunca foi convocado pela Justiça Eleitoral pode se inscrever, o quanto antes, no programa Mesário Voluntário. Instituído pela Justiça Eleitoral em 2004, o programa tem como objetivo estimular que os eleitores se inscrevam para trabalhar como mesários. Em 2014, estima-se que serão necessários cerca de 190 mil mesários para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas 351 zonas eleitorais de Minas Gerais. 

Proibição
Para se inscrever como mesário, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG e preencher uma ficha, ou ir pessoalmente ao cartório eleitoral. São impedidos de trabalhar como mesários, segundo o Código Eleitoral, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, aqueles que trabalhem na Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos.

Expectativa
Enquanto isso, continua em “análise” na Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig a licitação para contratação de serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de detalhamento, estudos ambientais e levantamento cadastral e jurídico da Rede de Distribuição de Gás Natural da linha Queluzito/Betim – Uberaba. Das cinco empresas concorrentes, só uma foi habilitada: Consórcio Engefoto - Esteio. 

Promessa
Apesar da lentidão do processo – o que provoca frisson nos pessimistas de plantão, o governador Alberto Pinto Coelho (PP) disse na abertura da ExpoZebu, em Uberaba, dia 3 de maio, que a previsão de início da obra é o segundo semestre deste ano. O gasoduto terá investimentos de R$ 2 bilhões do governo de Minas, ligando Queluzito, na região Central do Estado, a Uberaba. Com 530 quilômetros de extensão, ele seguirá o traçado da BR-262 e terá capacidade inicial para transportar três milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Vai abastecer a futura fábrica de amônia/fertilizantes da Petrobras.