Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 14/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PESO PESADO – Aquele que sempre fotografa (com amor e qualidade incontestáveis) hoje é o personagem da foto. Eis aí, o repórter-fotográfico Enerson Cleiton, cujas obras de arte estão sempre ilustrando esta coluna

Fidelidade
Presidente da Câmara de Uberaba, vereador Elmar Goulart, se livra de uma dor de cabeça. Acaba de ser inocentado da acusação de infidelidade partidária proposta pelo Partido Social Liberal/PSL – sua antiga legenda. Juiz relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, Wladimir Rodrigues Dias, entendeu que Elmar se encaixa na justa causa, prerrogativa prevista para os casos em que um detentor de mandato deixa o partido pelo qual se elegeu para se filiar a uma sigla recém-criada.

Jurisprudência
Decisão foi monocrática (proferida por um único juiz) em razão de já existir jurisprudência no TRE/MG. E quem motivou a jurisprudência foi justamente o vice-presidente da Câmara de Uberaba, Paulo César Soares, também acusado de infidelidade pelo PSL – que queria a cadeira de vereador de volta. Elmar e Paulo César deixaram o PSL e se transferiram para o Solidariedade/SDD, menos de 30 dias após a criação da nova legenda. O caso de Paulo César foi julgado pelo colegiado da Corte e já transitou em julgado (não cabe mais recursos).

Recapitulando
Instalado oficialmente em setembro de 2013, o SDD atraiu políticos de todas as esferas, que estavam descontentes com as legendas pelas quais foram eleitos. Eles lançaram mão da flexibilidade oferecida pela própria Justiça Eleitoral, que tem se manifestado a favor de mudanças extemporâneas, desde que sejam para partidos recém-criados.

Bancada
Em Uberaba, o novo SDD atraiu quatro vereadores – Paulo César Soares; Elmar Goulart; Samir Cecílio Filho, que deixou o PR; e o atual líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), Luiz Dutra, que deixou o PDT e fundou o Solidariedade, que está sob sua presidência. 

Vox populi 
E como antecipou esta coluna, o governo municipal de Uberaba instalou a Ouvidoria da Saúde no Facebook. Diz o texto de abertura: “Se você tem dúvidas, reclamações, sugestões, críticas ou elogios, ficaremos felizes em ajudar. Em nome do secretário Fahim Sawan e do prefeito Paulo Piau, estamos à disposição para atendê-los da melhor forma possível. Seja um porta-voz, cidadão uberabense, que se preocupa com a saúde da nossa cidade e ajude-nos a melhorar!” Link: www.facebook.com/ouvidoria. saudeuberaba

Sem ressalva 1
E o site oficial do deputado federal, vice-líder da bancada do PSD, ex-prefeito Marcos Montes, lembra que a oposição e a situação aprovaram, sem qualquer ressalva, as contas relativas ao exercício de 2002 da sua administração – discutidas e votadas anteontem, em plenário, na Câmara Municipal. Projeto de resolução foi aprovado nominalmente e por unanimidade.

Sem ressalva 2
Vereador Cléber Humberto Ramos, presidente do Pros/Uberaba, aliado do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), adversário político histórico de MM, fez questão de dizer que analisou detalhadamente a matéria e que as contas estão plenamente de acordo. Vereadores Afrânio Lara (Pros), presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, e Edimilson Ferreira (PRTB), presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público, chegaram a pedir que os colegas votassem a favor. As contas já tinham sido aprovadas, sem ressalvas, pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, mas cabe à Câmara dar a palavra final sobre cada exercício financeiro do Executivo.

Quase lá...
Foram tantos os pedidos – feitos principalmente através do mural do prefeito Paulo Piau, que a diretoria do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau sucumbiu ao Facebook. Até o Codalino e a Clarinha – mais a turma da Clarinha, ganharam páginas solos, em que pese os espaços serem fechados para manifestações dos frequentadores. Mesmo assim, alguns aproveitam o pedido na página oficial para que o visitante faça uma avaliação (de uma a cinco estrelas) e lance suas queixas – e alguns elogios, é claro.

Codau na rede
www.facebook.com/CODAUUberaba; www.facebook.com/codalino.codau; www.facebook. com/clarinha.codau; www. facebook. com/turmadaclarinha

Insensibilidade
Redação de Bastidores recebeu e-mails atrás de e-mails, ontem, relacionados a um mesmo assunto: a demissão de uma funcionária. De acordo com os queixosos, a Companhia de Telefones do Brasil Central/CTBC-Algar demitiu a moça com 28 anos de serviço, e, portanto, às vésperas de se aposentar. “É uma profissional impecável, deu o sangue e vestiu a camisa da empresa 24 horas/dia” – garantem alguns funcionários (que serão omitidos por motivo óbvio).

Desatenção
E a vontade da colunista é tão grande pra que venha logo o gasoduto Betim/Uberaba, que acabei cometendo um lapso na edição de ontem – também alertado por um leitor, através de e-mail. Ao contrário do que foi dito aqui, as obras não podem ter início no segundo semestre de 2014, uma vez que a licitação para contratar o projeto ainda não terminou e o prazo para que o projeto fique pronto é de dez meses. Das cinco empresas concorrentes, só uma foi habilitada: Consórcio Engefoto - Esteio. 

HAJA APETITE! – Prefeito Paulo Piau caiu matando no pastel da Feira d’Abadia, domingo, 11
de maio,  quando lançava
o projeto Prefeitura na Feira, que vai acontecer
de 15 em 15 dias em feiras diferentes de Uberaba. Adivinhe de quem é a foto? - Enerson Cleiton, é claro!