Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NAQUELA MESA - Em sua primeira visita pastoral na Paróquia de São Galvão, bairro Pacaembu, o arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, é recepcionado na residência do casal Lázaro Pereira da Mata e Eli Brito Alves da Mata, pra alegria da família toda, que não poupou agrados. Além de degustar uma comida mineira feita em fogão de lenha, ainda teve tempo pra brincar com a criança – Isabel. A cada cinco anos, o arcebispo faz três dias de visitas pastorais aos paroquianos. Só pra lembrar: São Galvão é o 1º santo brasileiro.

Que sufoco!
Através de portaria 274/2014, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, atualiza os valores de indenização de transporte rodoviário intermunicial para juízes e servidores que tiverem que viajar no exercício do trabalho. No caso de Uberaba, a despesa com transporte (ida e volta) passa a ser de R$ 250,25. E nova revisão só dentro de um ano.

Eleições na rede
E por falar no TRE/MG, agora foi a vez de o pré-candidato a governador de Minas pelo PSDB, Pimenta da Veiga, ter que retirar sua propaganda do Facebook. Acionada pelo PT do adversário Fernando Pimentel, a  juíza Lílian Maciel concedeu liminar para que o tucano retire da sua página na rede social a propaganda eleitoral antecipada. Os pré-candidatos a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), já passaram pela mesma situação.

Longevidade
Tudo certo com o PSTU/Uberaba... Na edição de 11 de abril esta coluna alertou que a Secretaria Judiciária do TRE/MG estava convocando a legenda “para gerar e encaminhar novo recibo” para acesso ao sistema de composição partidária. Edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico dizia que o objetivo era corrigir “sobreposição de vigências”. Problemas sanados, e o diretório acaba de ser oficialmente anotado. Sob a presidência do advogado Adriano Espíndola (reconduzido), a vigência vai até 15 de abril de 2016.

Lá...
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB está ajudando a mesa diretora da Câmara dos Deputados, com a elaboração de uma agenda de votações que considera mais importantes para a sociedade brasileira. “São tantos temas que se amontoam na Câmara que é imprescindível ter às mãos um roteiro tão completo e organizado como este da OAB” – comemorou o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB/RN)...

...e cá
Em Uberaba, quando o deputado federal majoritário da cidade, vice-líder do PSD na Câmara, ex-prefeito Marcos Montes, sugeriu que a 14ª Subseção da OAB assumisse um movimento de combate à criminalidade ... haja auê! Enquanto a população aplaudia a ideia, algumas lideranças ligadas a outros políticos simplesmente tremiam nas bases. E a OAB está deixando o bonde passar.

Quanta diferença!
Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba/Codiub – que já foi o terror de todo e qualquer assessor da Prefeitura de Uberaba, parece que está entrando nos eixos agora, sob a presidência de Maurides Dutra. Pra se ter uma ideia, a companhia está assumindo uma série de ações importantes no programa de modernização do prefeito Paulo Piau (PMDB).

Boas novas
Houve um tempo – e põe tempo nisso!, que a palavra Codiub arrepiava de mamando a caducando na administração municipal. E não foi apenas um prefeito que chegou a falar em privatizar e ou fechar a companhia. Queimava um computador, e bastava alguém dizer  “Chama a Codiub!” pra que todo mundo entrasse em pânico. Tudo indica que são novos tempos por lá...

Empacou
Leitor de Bastidores conta que foi entrevistado ontem, pelo telefone, em pesquisa muito das esquisitas... Diz ele que a secretária eletrônica perguntou sobre o governo federal, e em quem votaria pra presidente da República; em seguida, sobre o governo estadual, e como ele escolheu a resposta “Não sei”, simplesmente ficou ouvindo a secretária repetir a pergunta...e repetir...e repetir... e repetir...até cair a ligação.

Dia das Mães
Na edição de ontem esta coluna publicou foto de evento promovido pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) – pelo 6º ano consecutivo, para as mães do bairro Alfredo Freire. Elas merecem – dizia a nota. Hoje, no sentido oposto, eis a queixa de uma família, que comprou domingo, Dia das Mães, na Casas Bahia/centro/Uberaba, um fogão para presentear a mãe. 
Compromisso era de entrega na terça-feira, dia 13, mas até sexta-feira, dia 16, necas de fogão! Pra piorar - segundo a família, após um dia todo de batalha pra localizar os telefones da loja, agora não conseguem que atendam, nem a pau. E haja propaganda sobre o Dia das Mães na televisão!!!!