Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

RAIOS E PIMENTAS – Os principais adversários na disputa pelo governo de Minas, Pimenta da Veiga e Fernando Pimentel, desembarcam em Uberaba no mesmo dia

Fazendo história
Fórum dos Vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – programado para acontecer em Uberaba nos dias 27, 28 e 29 de maio, tem tudo pra ser um grande sucesso. Seja pela organização – até site foi criado (www. forumdevereadores.com.br), seja pelo oportunismo dos palestrantes (pré-candidatos importantes nas eleições de 2014), tudo aponta para um final feliz. 

Pimenta x Pimentel
Pra se ter uma ideia, dia 28 terá palestras mais que especiais dos dois principais pré-candidatos ao governo de Minas Gerais – Pimenta da Veiga, do PSDB, e Fernando Pimentel, do PT. E eles chegam já com seus respectivos pré-candidatos a vice definidinhos. Na chapa de Pimenta, foi confirmado o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro (PP/ex-PSDB), e o peemedebista Antônio Andrade deve ser oficializado na chapa liderada pelo PT.

Titãs 
O Fórum dos Vereadores também garante presença de dois pesos pesados da disputa pelo Senado, em Minas Gerais: o ex-governador Antonio Anastasia é o pré-candidato pelo PSDB, e o empresário Josué Gomes (filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar) vai concorrer pelo PMDB. Josué faz palestra dia 28 e Anastasia, dia 29.

Moral da história
Sobre que assunto cada um vai falar?! E daí?! Quem está preocupado com isso?!

SOS 
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau aprovou, por unanimidade, vários projetos do técnico da equipe, engenheiro Fauze Frange Abrahão, voltados para sanar problemas em bens tombados. Um dos projetos diz respeito ao telhado do palacete José Caetano Borges (ex-sede da Fundação Cultural na rua Tristão de Castro). Serão realizadas a troca e correção de telhas, substituição de rufos e pingadeiras. 

Em movimento
Com um valor de referência de R$ 34,5 mil, o governo municipal já abriu licitação para resolver o problema do telhado do palacete. Empresas interessadas têm que apresentar as propostas dia 27 de maio, às 9h, na atual sede da Fundação Cultural (praça Rui Barbosa). Pagamento será feito pelo Fundo do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Funphau.
 

Maria Fumaça
Outro projeto se refere à locomotiva Maria Fumaça, exposta sem proteção na praça José Pereira Rebouças, bairro Boa Vista (na Mogiana). O engenheiro conferiu que a pintura está corroída e oxidada; porta e janelas estão danificadas; gradil do entorno está amassado e desalinhado; dormente está desgastado e desalinhado. O projeto prevê a restauração de letreiros, símbolos, colocação de uma cobertura em parábola dupla em telha de alumínio, substituição do gradil do entorno por vidro temperado (para conservar os pilares de perfil existentes) e colocação de brita ao redor da máquina locomotiva. 

Relógio
Um terceiro projeto diz respeito ao relógio e obelisco da praça Jorge Frange. Fauze Frange Abrahão detectou erosão na base das fundações do monumento, e propõe a recuperação do caixilho de proteção dos pêndulos, e reconstrução da pintura  externa do monumento. A praça também vai receber um busto de Jorge Frange  com a assinatura da arquiteta Daniela Velludo de Souza. 

Final feliz
Através de um Termo de Ajuste de Conduta/TAC, acertado entre as duas partes, a proprietária de residência localizada na rua Vigário Silva, nº 143, esquina com a rua Segismundo Mendes, terá que pagar uma multa de R$ 200 mil ao Funphau, pelos danos causados ao bem protegido pelo patrimônio público. Os conselheiros esperam, assim, colocar um ponto final na guerra de guerrilha que vinham travando com a dona do imóvel desde que ela, sem qualquer comunicado, promoveu reforma que – na avaliação do Conphau, descaracterizou o bem (inventariado em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/Iepha).

Conhecimento 
de causa

Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba não tem dúvida de que a dona do imóvel tinha plena consciência do que estava fazendo. Lembra que ela pediu isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano/IPTU em 2009, 2010 e 2011, justamente com base na decisão do Iepha.

E vêm aí...
O Conphau também aprovou o tombamento provisório da Estação Buriti, localizada na área rural do Calcário do Galpão Santuário de Santos Reis e localizado na área rural da Baixa. E ainda: a realização de inventário e registro das Folias de Santos Reis de Uberaba; das ruas calçadas com paralelepípedo; da Cerâmica Misson, localizada na praça Estevam Pucci. 

SIMPLES ASSIM – Foto postada pelo deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), em seus murais no Facebook, rendeu poucas e boas, inclusive briga acirrada entre “amigos” do parlamentar que comentaram o assunto. MM anunciou que recebeu, em sua residência, na sexta-feira, 16 de maio, um grupo de jovens lideranças, apaixonados por política, e – segundo ele, ansiosos por participarem da construção de um mundo melhor de se viver. “Posso resumir tudo o que eu disse numa única reflexão: não podemos, jamais, abrir mão da ética e da honestidade na política” – disse o deputado. Os jovens são de tendências partidárias variadas (PMDB, PR, PSDC, PSDB, PSL) e já envolvidos com a política: Mário Fernandes, o Marão; Guilherme Portugal; Rafael Mendes; Cleuber Soares; Rodrigo Rodrigues; Tiago Renato; Renato; Luiz Jorge, o Netão; e Danilo Ferrari. O motivo das reações?! Vai saber, hein?!