Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/04/2013
Bastidores
Bastidores
E vem aí...

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, Maurício Soares, pede a marcação de data para o julgamento da ação de investigação eleitoral impetrada pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o prefeito Paulo Piau (PMDB). Relator dos autos, o juiz protocolou o pedido na noite de ontem, na sessão que prepara os julgamentos. Derrotado por Piau no 2º turno, Lerin, inconformado, entrou com a ação para invalidar a eleição de Piau. Ministério Público e Justiça de Uberaba e a Procuradoria do Estado já se posicionaram contra a ação, que agora tramita na segunda instância.

Há controvérsias
Enquanto os ex-colegas de Câmara dos Deputados e agora prefeitos de Uberaba e de Uberlândia, Paulo Piau (PMDB) e Gilmar Machado (PT), acertam parceria em torno do fortalecimento do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o líder de Piau na Câmara de Uberaba, vereador peemedebista Tony Carlos, não faz segredo de suas próprias intenções: a emancipação do Triângulo.

Ah, se ele pudesse!
Durante sessão plenária de ontem, Tony Carlos reafirmou, com todas as letras, a sua vocação separatista. Ao usar a tribuna, lamentou que o assunto não esteja em debate. "Infelizmente, nenhum dos 53 deputados federais eleitos por Minas Gerais está atualmente interessado em colocar a emancipação em debate!" - desabafou Tony Carlos. 

Moral da história
Ser líder não significa concordar 100%.

Moralização
Sob os olhares e ouvidos atentos do pai coruja, Eduardo Gomes - que acompanhava a sessão, o vereador de primeira viagem e presidente do PRB Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina, conseguiu o apoio dos colegas para aprovar matéria de sua autoria, moralizando os bastidores da concessão de título de Cidadania Uberabense. A partir de agora, cada vereador só pode inscrever até cinco nomes - número máximo permitido para cada um.

Reserva de mercado
Até então, cada vereador podia conceder apenas cinco títulos, mas tinha o direito de inscrever quantos nomes desejasse para fazer suas escolhas quando julgasse melhor. O problema é que os inscritos por um vereador não podiam ser homenageados por outro. Ou seja, tinha vereador que inscrevia dezenas de nomes, que ficavam literalmente na lista de reserva de quem os inscrevia. E olha que hoje não é 1º de abril...

Ufa!
Ao contrário de posses anteriores, a diretoria recém-reconduzida do Instituto Chico Xavier - para o quadriênio 2013/2016, assumem a entidade em clima de bons fluídos. Recursos foram liberados para a conclusão das obras da sede própria; foi retomada a digitalização de documentos e fotos do médium Chico Xavier, para o acervo do memorial, e ficou pronto o projeto arquitetônico do Hotel Nosso Lar - previsto para ser construído nas proximidades do memorial.

A diretoria
Integram a diretoria do Instituto Chico Xavier: Adalberto Pagliaro Júnior (presidente); Wagner Cruz (vice-presidente); Dalton César de Oliveira (secretário); Ricardo Mathia (tesoureiro); Eliane Portelinha (presidente do Conselho Fiscal); Evacira Coraspe (vice-presidente do Conselho Fiscal); Paulo Affonso Silveira (assessor Jurídico); Paulo Trajano (assessor de Projetos); Carlos Alberto Pereira (assessor de Marketing); Pedro Riccioppo; Renata Vilela de Mesquita; Afrânio Cardoso de Lara Resende; Roberto Luiz de Oliveira; Manoel Rodrigues Júnior.

Mano Augusto
E o jornalista e escritor uberabense Cesar Vanucci comemora em seu blog (vanucci-jornaldovanucci. blogspot.com.br/) a homenagem recebida pelo irmão Augusto Cesar Vanucci em Uberaba. Ele foi o único a receber "in memoriam" a Comenda da Paz Chico Xavier, durante cerimônia presidida pelo governador Antonio Anastasia (PSDB). O homenageado desencarnou em 1992, aos 58 anos de idade, e ainda é lembrado pela produção e direção dos programas de maior visibilidade da TV Globo, TV Bandeirantes e na extinta TV Manchete.

Mano Augusto 2
A homenagem foi das mais justas - diz César Vanucci. "A trajetória de mano Augusto, rica em cintilações, se entrelaça, em não poucos momentos, com a história fulgurante dessa criatura admirável que empresta o nome à honrosa láurea ... o Chico Xavier da veneração popular" - compara. E revela: "Ele foi o principal responsável pela abertura que os sensitivos brasileiros, caso de Chico Xavier, até então mantidos a uma certa e incompreensível distância na divulgação dos órgãos de comunicação de massa, passaram a desfrutar na televisão."

Xô, galera!...
É preciso resgatar a popularidade da Câmara de Uberaba - pregou ontem, em plenário, o democrata veterano Marcelo Machado Borges, presidente das comissões permanentes de Saúde e Saneamento e de Assistência aos Servidores Municipais. "Não estamos aqui pra ficar jogando pra galera! Temos que mostrar serviço!" - afirmou ele, dizendo que a opinião popular sobre os vereadores anda das mais ruins.
"Quem sabe o JORNAL DE UBERABA possa fazer uma matéria com foto, e colocar bem na capa, para ver se as autoridades tomam conhecimento e corrigem o que a administração anterior fez. Está uma lástima!!!!"
_Luiz Renato Rodrigues da Cunha, em seu mural no Facebook, alertando sobre a ausência da Guarda Municipal nas portas das escolas, tanto para fazer a segurança dos alunos e professores, quanto para organizar o trânsito nestes locais


BONS FLUÍDOS - Liderada pelo empresário Adalberto Pagliaro Júnior, a recém-reconduzida diretoria do Instituto Chico Xavier toma posse em clima de comemoração. A foto é de Rodrigo Garcia.