Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 22/05/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NÃO SÃO  OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA – Uberaba é destaque entre os municípios mineiros que plantam girassóis

Ato falho
Firme e forte nas últimas reuniões plenárias da Câmara de Uberaba – durante discussões e votação do Plano Diretor do Município, a arquiteta e subsecretária de Planejamento, Maria Paula Meneghello, foi chamada de “Maria Paula Fachinelli” pelo vice-presidente da mesa diretora, vereador Paulo César Soares (SDD). 

Freud explica
Fachinelli, diga-se de passagem, é a assinatura da servidora municipal licenciada Luciene, ex-candidata a vice-prefeita em 2012 e pré-candidata a deputada estadual em 2014, em dobradinha com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Anderson Adauto (PRB). Eleito pelo partido de Luciene – o PSL, Paulo César Soares se mudou para o SDD, mas, pelo jeito, não esquece a turma antiga.

Sintomas
E por falar em Luciene Fachinelli, vale repercutir declaração feita por ela, em seu mural no Facebook, respondendo ao cumprimento de uma amiga: “Obrigada pelo carinho e vamos que vamos, pois trabalhar em prol de alguém e de causas justas é o que fazemos de melhor, com muito gás e energia! Obrigada pelas bênçãos! Não decepcionarei nosso povo, tenho fé e o dom de servir, tenho uma cidade que gosta e valoriza quem trabalha e um grupo de companheiros que correm atrás e fazem a diferença!”

Reparação
(Reações)

Até o fechamento desta edição de Bastidores, ontem, pelo menos quatro vereadores tinham telefonado para o presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região, membro da Academia de Letras do Triânulo Mineiro, engenheiro e perito João Eurípedes Sabino...Motivo foi apoiar a proposta enviada por ele, dias atrás, para que a atual legislatura (2013/2016) faça a reparação de um erro cometido por legislatura de 126 anos atrás...

Recapitulando
(Abolição ignorada)

Conforme revelado ontem por Bastidores, João Eurípedes Sabino não se conforma com o fato de a Câmara de Uberaba, 126 anos atrás, ter ignorado totalmente um dos fatos históricos mais importantes do país: a abolição da escravatura, ocorrida em 13 de maio de 1888. “Os nobres vereadores da época, não se dignaram a falar em plenário uma única palavra sequer, sobre o assunto” – disse João Eurípedes, explicando que as atas das reuniões, que se encontram no Arquivo Público de Uberaba, comprovam o fato.

Os girassóis...
Governo de Minas Gerais divulgou, ontem, que as plantações de girassol ocupam cerca de 11 mil hectares no Estado, com uma produtividade de 1,5 tonelada por hectare. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento/Conab são relativos a maio de 2014. Destinado em parte à indústria de óleo comestível e à alimentação de bovinos, o girassol atende também à produção de biocombustível, além dos grãos serem usados na alimentação de aves ornamentais e servidos como tira-gosto.

...de Uberaba
Plantado em Minas Gerais nos meses de fevereiro e março, com colheita prevista para o período de julho e agosto, o girassol ocupa principalmente áreas onde anteriormente foi cultivado o milho. O grupo dos municípios de Minas Gerais que mais produzem girassol – de acordo com os dados da Conab, é composto por Araguari, Canápolis, Uberaba, Uberlândia e Capinópolis, todos do Triângulo, que respondem por 56% da safra estadual. 

Nas mãos
de Deus...

Deputado estadual, ex-candidato a prefeito em 2012, e agora candidato a deputado federal Adelmo Leão (PT) vai comemorar o aniversário de 65 anos no famoso e premiado botequim A Gosto de Deus – em Belo Horizonte. O aniversário é dia 25 de maio, mas a festança acontece dia 23, a partir das 18h13...O horário é uma alusão ao número que ele deve adotar nas eleições de 2014, e o pagamento será na base da comanda individual (cada um por si).

Na rede
E por falar em PT ... Jesus toma conta! Facebook anda fervilhando com a guerra de guerrilha declarada, explícita e doa em quem doer entre os petistas e os tucanos!!!! Em todos os níveis: estadual e federal, e, de baixo e muito baixo calão. E olha que PT e PSDB ainda estão só começando, hein?!

Em família...
Não, não é a novela do Manoel Carlos!!! É o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, José Renato Gomes, pedindo desculpas, de público, na rede social, “pelo pouco tempo” que tem dedicado à família. Cada vez mais envolvido com a movimentação pró-desenvolvimento, ao lado do chefe Paulo Piau (PMDB), o secretário corre de um lado pro outro, sem descanso.

(???????????)
São assustadoras a facilidade e a desenvoltura com que alguns frequentadores do Facebook usam palavrões e expressões de baixíssimo calão em postagens nos murais dos outros. Isso ocorre principalmente em murais de políticos, como se eles, ao usarem estas expressões, se julgassem melhores do que os atacados! Felizmente, são poucos. E fica a dúvida: será que esse pessoal é assim em casa também?

Chefs inteligentes
Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo realizará mais uma edição do programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente. Trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel. Tem como objetivo oferecer cursos gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva, saudável e de baixo custo. Em Uberaba, o curso será ministrado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2014, na sede do Lar, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia. 

Oportunidade
O curso básico de educação alimentar, segundo a nutricionista do Lar, Alynne Clara Rodrigues Monteiro, possui carga horária de dez horas compostas por curso teórico-prático, com linguagem de fácil compreensão. Elas são divididas em três dias, com duração de três horas e 20 minutos por dia.  As aulas são oferecidas nas unidades  móveis, em que os alunos recebem treinamento teórico e prático e aprendem, passo a passo, preparações básicas que rendem refeições nutritivas, econômicas e saborosas. Ao fim do curso, os participantes receberão o livro do programa e o certificado de participação. Inscrições e informações: 3318-2900/3318-2923.